Alexandre Paranhos de Souza, mais conhecido somente como Paranhos, é um jogador brasileiro de basquete, nascido no dia 2 de março de 1992 em São Paulo que atua como pivô no Minas.

História no Basquete

Paranhos
Reprodução/Instagram

Flamengo

Tratado como uma grande joia no Flamengo, Alexandre Paranhos de 2.04 cm e 115 kg, começou sua carreira como um ala no clube carioca e ganhou bastante destaque na liga de desenvolvimento.

Apesar de ser um jogador muito promissor, não teve espaço nas suas duas únicas temporadas no Flamengo. Paranhos disputou apenas três jogos pelos cariocas, dois na temporada 2011/12 e um em 2012/13.

A temporada de 2012/13 foi a sua última no clube, o ala esteve presente no elenco que conquistou o NBB daquela temporada, mesmo com somente um jogo durante a campanha.

Draft da NBA

Alexandre Paranhos esteve inscrito na lista de jogadores para o Draft da NBA de 2013, hoje considerado um dos piores da história da liga. O brasileiro acabou não sendo selecionado por nenhuma equipe.

No entanto, recebeu uma chance de jogar a Summer League pelo Dallas Mavericks. Na equipe, acabou não agradando e retornou ao Brasil na mesma temporada.

Fortaleza Basquete Cearense

Em seu retorno ao Brasil, Paranhos assinou com o Fortaleza Basquete Cearense e seguiu atuando pela liga de desenvolvimento, alternando também partidas pelo NBB.

O jogador ficou dois anos na equipe e logo se transferiu para o time de basquete da cidade de Sorocaba.

LSB

Na temporada de 2016/17, o agora pivô chegou até a Liga Sorocabana de Basquete o LSB. Atuando na equipe, Paranhos finalmente ganhou minutos e tempo de jogo no NBB.

Durante sua única temporada na equipe, aumentou seus minutos e também cresceu sua média para 8.2 pontos por partida.

Rodagem por inúmeros times no NBB

Paranhos
Reprodução/Instagram

Nas temporadas seguintes, Paranhos mudou de clube. Sua primeira equipe foi o Caxias onde teve médias de 10.7 pontos no NBB, as melhores até hoje em sua carreira.

Nas três temporadas seguintes, suas passagens por Minas, Mogi e Unifacisa marcaram menos jogos do pivô em ação pelo NBB, o jogador não ultrapassou a casa das 30 partidas disputadas em nenhum dos times.

Já em 2021/22, assinou com o Corinthians e conseguiu atuar por 32 jogos e garantir médias de 9.1 pontos.

Retorno e sequência no Minas

Depois de inúmeras temporadas sempre trocando de times, Paranhos retornou ao Minas em 2022/23. Pela equipe, o agora veterano jogou seu maior número de jogos em uma edição do NBB, 41.

Dessa forma, o pivô se firmou na equipe e teve seu contrato renovado para a temporada seguinte de 2023/24, sendo um dos principais nomes do elenco e entrando para o time das estrelas do NBB.

Títulos e recordes de Paranhos

Flamengo

  • Campeonato Carioca – 2011 e 2012
  • NBB – 2012/13

Caxias do Sul

  • Campeonato Gaúcho – 2017

Minas

  • Campeonato Mineiro – 2018

Recordes

  • 1 participação no jogo das estrelas do NBB em 2024
  • Recorde de pontos em 1 jogo na carreira: 28 pontos (contra o Rio Claro, 23 de março de 2023);
  • Máximo de assistências em uma partida: 5 (contra Fortaleza B.C, 29 de novembro de 2022);
  • Máximo de rebotes em uma partida: 17 (em duas partidas).

Curiosidades sobre Paranhos

Paranhos
Reprodução/Instagram
  • Além de jogador de basquete, também é sargento da força aérea do Brasil;
  • Treinou com muitas franquias como Brooklyn Nets, New York Knicks, Chicago Bulls, Houston Rockets e Philadelphia 76ers;
  • Jogou uma Summer League pelo Dallas Mavericks;
  • E um fã de longa data do astro Kevin Durant;
  • Sua primeira convocação para o jogo das estrelas do NBB aconteceu em 2024.

Agora que já conhece Alexandre Paranhos, continue no universo do basquete nacional: