Carlos Alexandre Rodrigues do Nascimento, mais conhecido como Olivinha, nasceu no Rio de Janeiro em 18 de abril de 1984.

Ele é um jogador brasileiro de basquete, cuja história no esporte possui conquistas que estão presentes diariamente na cabeça do torcedor.

Quem é Olivinha?

Olivinha é irmão do ex-jogador do Flamengo e da Seleção Brasileira, Carlos Henrique Rodrigues do Nascimento, conhecido como “Olívia”, que serviu de inspiração para o seu apelido.

Sua carreira no basquete começou a ganhar renome quando ele defendeu o Flamengo em diferentes períodos do seu caminho profissional.

Olivinha do Flamengo: história, estatísticas e curiosidades
Reprodução: Gilvan de Souza

Inicialmente, ele representou o clube de 2002 a 2004 e posteriormente entre 2006 e 2007. Durante esses anos, Olivinha mostrou em quadra todo seu talento e habilidade.

Sendo um dos melhores pivôs, não demorou muito para Olivinha acabar conquistando a admiração dos fãs e o respeito dos colegas de equipe.

Hoje, ele atua novamente defendendo as cores do Flamengo na NBB e é um dos comandantes mentais do time.

Carreira de Olivinha

Ao longo de sua carreira, Olivinha teve passagens por diversos clubes, incluindo Corinthians/Mogi, Telemar/Rio de Janeiro, Barreteros de Zacatecas do México, Uberlândia TC e Pinheiros.

Olivinha do Flamengo: história, estatísticas e curiosidades
Reprodução: NBA

Porém, como já dito, foi em suas passagens pelo Flamengo que ele deixou sua marca que realmente foi de respeito, contribuindo para várias conquistas do clube.

Entre seus prêmios individuais, Olivinha foi o maior reboteiro do NBB na temporada 2009/2010.

Além disso, ele foi premiado como MVP (jogador mais valioso) no Campeonato Paulista 2010/2011.

Um dos momentos que valem ser mencionados como um dos mais marcantes de sua carreira foi quando ele se tornou o recordista de arremessos de dois pontos convertidos em um único jogo, com 13 cestas, contra o Vila Velha, na primeira edição do NBB.

Olivinha do Flamengo: história, estatísticas e curiosidades
Reprodução: NBA

O retorno de Olivinha ao Flamengo foi na temporada 2012/2013 na NBB. Desde então, ele continuou a contribuir para o sucesso do clube, conquistando uma série de títulos importantes ao longo dos anos.

Títulos Olivinha

Entre os títulos conquistados por Olivinha ao longo de sua carreira, destacam-se:

  • Copa Intercontinental (2014 e 2022);
  • Champions League Americas (2020-21);
  • Liga das Américas (2014);
  • Campeonato Brasileiro (2012-13, 2013-14, 2014-15, 2015-16, 2018-19 e 2020-21).

Além das conquistas a nível de clube, Olivinha também teve sucesso com a Seleção Brasileira, sendo importante para a vitória nos Jogos Pan-americanos de 2015 e na Copa América de 2009.

Olivinha – Estatísticas

Veja também: Franco Baralle – História, estatísticas, títulos e Seleção Argentina