Você já imaginou ver seu time reunir três futuros MVPs da NBA e não conquistar um título? A torcida do Oklahoma City Thunder amargou essa marca negativa.

Entre 2007 e 2009, a franquia esteve bem posicionada no draft e usou suas escolhas para selecionar Kevin Durant, Russell Westbrook e James Harden. 

As três estrelas jogaram juntas até 2012, quando o Barba partiu para o Houston Rockets. E, mesmo com um trio tão espetacular, OKC não conseguiu o título da NBA.

Mas se engana quem pensa que o Oklahoma City Thunder nunca ganhou a NBA. 

Fique com a gente para saber quando a franquia foi campeã e todos os detalhes de sua história, desde o período em que ela não havia chegado a Oklahoma!

Quando foi criado o Oklahoma City Thunder?

A franquia conhecida atualmente como Oklahoma City Thunder foi fundada em 1967, mas com outro nome e em outra sede. Naquele ano, nasceu o Seattle SuperSonics.

Em dezembro de 1966, a NBA concedeu uma franquia à cidade de Seattle para ser gerida por Sam Schulman e Eugene V. Klein, que foram donos do San Diego Chargers, atual Los Angeles Chargers, uma das franquias da NFL.

Schulman nomeou a franquia como SuperSonics em referência a um projeto da Boeing daquela época.

O Seattle SuperSonics disputou a NBA entre 1967 e 2008.

Em julho de 2006, Howard Schultz, dono dos SuperSonics entre 2001 e 2006 e ex-CEO da Starbucks, vendeu a franquia da NBA para a Professional Basketball Club LLC (PBC), um grupo de investidores de Oklahoma City liderado por Clay Bennett. A transação envolveu US$ 350 milhões.

Assim, em 2008, a equipe mudou de sede e passou a se chamar Oklahoma City Thunder.

Em um acordo com a NBA, a franquia ficou impossibilitada de usar o nome SuperSonics na nova sede. A mudança de Supersonics para Thunder, ou “Trovão”, foi feita por meio de escolha em concurso popular.

Qual a cidade e o estado do Oklahoma City Thunder?

Depois de ser fundado em Seattle, no estado de Washington, o Oklahoma City Thunder passou a representar, em 2008, a cidade de Oklahoma City, capital do estado de Oklahoma.

Entre 2005 e 2007, Oklahoma City foi sede também do New Orleans/Oklahoma City Hornets. Naquele período, a franquia precisou deixar Nova Orleans por causa dos estragos causados pelo furacão Katrina.

Desde 2013, o New Orleans/Oklahoma City Hornets passou a ser chamado New Orleans Pelicans, enquanto a franquia de Charlotte voltou a usar o nome de Charlotte Hornets.

Qual o nome da arena do Oklahoma City Thunder?

Tudo sobre Oklahoma City Thunder: história, maiores jogadores e elenco
Icon Sport

Conhecida como Paycom Center, a casa do Oklahoma City Thunder tem capacidade para acolher 18.203 torcedores em noites de basquete, enquanto em jogos de hóquei no gelo e lacrosse, o ginásio acolhe 18.036 torcedores.

Inaugurado em 8 de junho de 2002 com o nome Ford Center, é considerado, do ponto de vista arquitetônico, o “irmão” do estádio Ford Field de Detroit. Entre 2005 e 2007, a arena de Oklahoma City foi casa do New Orleans/Oklahoma City Hornets, que precisou jogar em outra cidade por causa dos danos causados pelo furacão Katrina.

Em 2021, a então Chesapeake Energy Arena teve seu nome alterado para Paycom Center, em uma parceria do OKC com a Paycom (NYSE: PAYC). A alteração ocorreu já para a temporada de 2021/22 e tem um contrato de 15 anos com o novo nome do ginásio.

Qual conferência disputa o Oklahoma City Thunder?

O Oklahoma City Thunder disputa a Conferência Oeste da NBA. OKC está na Divisão Noroeste, ao lado de Denver Nuggets, Minnesota Timberwolves, Portland Trail Blazers e Utah Jazz.

Quem é o dono do Oklahoma City Thunder?

Tudo sobre Oklahoma City Thunder: história, maiores jogadores e elenco
Clay Bennett (à esquerda), fala com o membro do conselho Jay Scaramucci (à direita) – Icon Sport

O Oklahoma City Thunder pertence ao Professional Basketball Club LLC (PBC), um grupo de investidores de Oklahoma City encabeçado por Clay Bennett. 

Bennett e o Professional Basketball Club LLC (PBC) compraram a franquia da NBA em 2006, quando ela ainda era o Seattle SuperSonics.

Na transação, foram pagos US$ 350 milhões ao antigo dono Howard Schultz, para quem foi feita a promessa de que o time não deixaria a cidade de Seattle.

Porém, os novos donos não chegaram a um acordo com o governo local para a construção de uma nova arena e, em novembro de 2007, manifestaram à NBA a intenção de levar a franquia para Oklahoma.

O pedido foi aceito pela NBA em abril de 2008 e, desde julho daquele ano, a franquia passou a ser o Oklahoma City Thunder, conhecido também pela sigla OKC.

Quantos títulos de conferência tem o Oklahoma City Thunder?

  • 1978
  • 1979
  • 1996
  • 2012
Oklahoma City Thunder campeão da Conferência Oeste em 2012
Oklahoma City Thunder foi campeão da Conferência Oeste pela última vez em 2012

O Oklahoma City Thunder tem 4 títulos de conferência em sua história. Os três primeiros foram conquistados enquanto a franquia ainda era o Seattle SuperSonics. Como OKC, o time foi campeão da Conferência Oeste também em 2012.

Em 1978 e 1979, os SuperSonics foram bicampeões do Oeste com vitórias sobre Denver Nuggets e Phoenix Suns nas finais de conferência.

Já em 1996, o time de Seattle, liderado por Gary Payton e Shawn Kemp, venceu o Utah Jazz.

No título do Oeste em 2012, por sua vez, OKC contava com as estrelas Kevin Durant e Russell Westbrook como titulares, além de James Harden vindo do banco de reservas. 

Para ser campeão de conferência, o Thunder venceu o San Antonio Spurs, de Tony Parker, Manu Ginóbili e Tim Duncan. A equipe comandada por Gregg Popovich contava ainda com Kawhi Leonard, que acabara de ser selecionado no draft da NBA pelo Indiana Pacers e envolvido em uma troca com os Spurs.

Além dos quatro títulos, o Oklahoma City Thunder tem seis vice-campeonatos da Conferência Oeste, sendo três deles em Seattle e outros três em OKC.

Confira, a seguir, como foram todas as participações do Oklahoma City Thunder em finais de conferência!

Todas as finais de conferência do Oklahoma City Thunder

Ano Campeão Série Vice-campeão
1978 Seattle SuperSonics 4–2 Denver Nuggets
1979 Seattle SuperSonics 4–3 Phoenix Suns
1980 Los Angeles Lakers 4–1 Seattle SuperSonics
1987 Los Angeles Lakers 4–0 Seattle SuperSonics
1993 Phoenix Suns 4–3 Seattle SuperSonics
1996 Seattle SuperSonics 4–3 Utah Jazz
2011 Dallas Mavericks 4–1 Oklahoma City Thunder
2012 Oklahoma City Thunder 4–2 San Antonio Spurs
2014 San Antonio Spurs 4–2 Oklahoma City Thunder
2016 Golden State Warriors 4–3 Oklahoma City Thunder

Quantos títulos da NBA tem o Oklahoma City Thunder?

  • 1979
Seattle SuperSonics campeão da NBA em 1979
Único título da NBA na história do OKC Thunder foi como Seattle SuperSonics em 1979

O Oklahoma City Thunder tem um título da NBA em sua história. A franquia foi campeã da liga em 1979, quando ainda era o Seattle SuperSonics.

Nas finais da NBA de 1979, os SuperSonics venceram o Washington Bullets, atual Washington Wizards, por 4 a 1.

Curiosamente, o armador Gus Williams foi cestinha em quatro dos cinco jogos da série, mas o prêmio de MVP das Finais ficou com o também armador Dennis Johnson.

Aquela foi a segunda final da NBA disputada pelo Seattle SuperSonics. No ano anterior, contra o mesmo Washington Bullets, foi derrotado por 4 a 3.

Com Gary Payton e Shawn Kemp, os SuperSonics voltaram à final da NBA em 1996, mas não resistiram à força do Chicago Bulls de Michael Jordan e perderam a série decisiva por 4 a 2.

Já como OKC, a franquia chegou à final da NBA uma vez. Em 2012, o time era liderado por Kevin Durant e Russell Westbrook, com James Harden vindo do banco de reservas.

Apesar de contar com o trio de estrelas, o Oklahoma City Thunder perdeu a final para o Miami Heat, de LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh, por 4 a 1.

Todas as finais da NBA do Oklahoma City Thunder

Ano Campeão Placar da série Vice-campeão
1978 Washington Bullets 4 x 3 Seattle Supersonics
1979 Seattle Supersonics 4 x 1 Washington Bullets
1996 Chicago Bulls 4 x 2 Seattle Supersonics
2012 Miami Heat 4 x 1 Oklahoma City Thunder

Maiores jogadores da história do Oklahoma City Thunder

  • Gus Williams
  • Gary Payton
  • Shawn Kemp
  • Kevin Durant
  • Russell Westbrook
  • James Harden

Os maiores jogadores da história do Oklahoma City Thunder podem ser divididos entre duas eras: aqueles que se destacaram pelo Seattle SuperSonics e os que brilharam já com a camisa do OKC. Há poucos que estão nas duas relações. Um deles é Kevin Durant, recrutado pelos SuperSonics e MVP da NBA pelo Thunder.

Confira, a seguir, mais detalhes sobre os maiores jogadores da história da franquia.

Gus Williams

Gus Williams
Gus Williams foi cestinha do Seattle SuperSonics no título da franquia em 1979

O único título da NBA conquistado pelo OKC foi em 1979, ainda como Seattle SuperSonics. Naquela conquista, o armador Gus Williams se destacou como o cestinha da equipe.

Ele defendeu a franquia entre 1977 e 1984 e teve sua camisa 1 aposentada pelos SuperSonics.

Gary Payton

Michael Jordan e Gary Payton
Michael Jordan e Gary Payton foram os protagonistas da final da NBA de 1996

Na história do Seattle SuperSonics, Gary Payton foi o jogador com mais minutos em quadra, mais pontos, assistências e roubadas de bola.

O armador foi selecionado pelo time de Seattle na segunda escolha geral do draft de 1990 e permaneceu na franquia até 2003.

Payton liderou o time que foi vice-campeão em 1996, perdendo o título para o Chicago Bulls de Michael Jordan. Naquele ano, ele foi eleito o melhor jogador de defesa da NBA.

Em toda a sua carreira, Gary Payton participou de nove edições do All-Star Game e esteve por duas vezes no quinteto ideal da NBA.

Ele tem ainda duas medalhas de ouro em Jogos Olímpicos pela seleção dos Estados Unidos.

Shawn Kemp

Shawn Kemp
Shawn Kemp foi cestinha do Seattle SuperSonics vice-campeão em 1996

No vice-campeonato da NBA em 1996, o Seattle SuperSonics teve como seu principal cestinha o ala-pivô Shawn Kemp. Naquela temporada, ele teve média de 20,9 pontos por jogo e 10,4 rebotes por partida.

Na era SuperSonics, foi o recordista de tocos da franquia. Kemp esteve também em 6 edições do All-Star Game. 

Kevin Durant

Tudo sobre Oklahoma City Thunder: história, maiores jogadores e elenco
Recrutado pelo Seattle SuperSonics, Kevin Durant se tornou estrela no OKC Thunder – Icon Sport

Kevin Durant foi selecionado pelo Seattle SuperSonics na segunda escolha do draft de 2007 e, em sua primeira temporada, foi eleito o melhor calouro da NBA.

Nos anos seguintes, Durant se transformou em uma das principais estrelas da liga e ajudou a elevar o patamar de OKC, contando com a ajuda de Russell Westbrook e James Harden.

Entre 2011 e 2016, o Thunder disputou quatro finais da Conferência Oeste, chegando à final da NBA de 2012. Na decisão do título, a franquia perdeu para o Miami Heat, de LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh.

Em 2014, Kevin Durant foi eleito o MVP da NBA. Como jogador do Oklahoma City Thunder, ele esteve em todas as edições do All-Star Game entre 2010 e 2016, foi eleito o MVP do Jogo das Estrelas de 2012, além de ter sido escolhido para o quinteto ideal da liga entre 2010 e 2014. Também foi o maior pontuador da NBA em 2010, 2011, 2012 e 2014.

Durant deixou OKC depois da temporada de 2016 e se transferiu para o Golden State Warriors, time pelo qual foi bicampeão da NBA antes de partir para o Brooklyn Nets

Russell Westbrook

Tudo sobre Oklahoma City Thunder: história, maiores jogadores e elenco
Russell Westbrook foi estrela do Oklahoma City Thunder até 2019 – Icon Sport

Um ano depois de recrutar Kevin Durant, o Oklahoma City Thunder usou sua quarta escolha no draft de 2008 para selecionar Russell Westbrook.

Com ele e Durant juntos, além da chegada de James Harden, OKC passou a vislumbrar a possibilidade de brigar por títulos. 

O time foi vice-campeão em 2012 e disputou quatro finais de conferência. Em 2017, já sem contar com a ajuda de Kevin Durant, Russell Westbrook foi eleito o MVP da NBA.

Como jogador do Thunder, o armador esteve em 8 edições do All-Star Game e foi o MVP do Jogos das Estrelas em 2015 e 2016. Ele também foi o cestinha da NBA em 2015 e 2017 e, por suas vezes, esteve no quinteto ideal da liga.

Após a temporada 2018-2019, Westbrook se transferiu para o Houston Rockets, formando parceria com seu antigo companheiro James Harden.

James Harden

James Harden no Oklahoma City Thunder
James Harden era o sexto homem no Oklahoma City Thunder

Depois de recrutar Kevin Durant e Russell Westbrook, o Oklahoma City Thunder selecionou James Harden na terceira escolha do draft de 2009.

No OKC, o Barba se tornou uma arma vindo do banco de reservas. Em 2012, ano que o Thunder foi vice-campeão da NBA, ele foi eleito o melhor sexto homem da liga.

Depois de ser vice-campeão por OKC, James Harden se transferiu para o Houston Rockets, onde se firmou como uma das grandes estrelas da liga e conquistou o prêmio de MVP da NBA em 2018.

Maiores técnicos da história do Oklahoma City Thunder 

  • Lenny Wilkens

Considerado um dos maiores jogadores da história do Seattle SuperSonics, Lenny Wilkens se tornou também um dos maiores treinadores da história da franquia. 

O único título do OKC Thunder, ainda como SuperSonics, foi conquistado sob o comando de Lenny Wilkens. Além de ser campeão em 1979, foi vice em 1978. 

  • George Karl

George Karl foi treinador do Seattle SuperSonics entre 1992 e 1998. Nesse período, ele levou a franquia ao vice-campeonato da NBA em 1996, além de ter sido vice-campeão da Conferência Oeste em 1993.

  • Scott Brooks

Scott Brooks foi o treinador do Oklahoma City Thunder entre 2008 e 2015. Sob seu comando, a franquia disputou quatro finais de conferência e foi vice-campeã da NBA em 2012, com o time que contava com Kevin Durant, Russell Westbrook e James Harden.

Recordes do Oklahoma City Thunder

Elenco do Oklahoma City Thunder em 2024/2025

Comissão técnica do OKC em 2024/2025

  • Técnico: Mark Daigneault 
  • Assistentes: Mike Wilks, David Akinyooye, Dave Bliss

Artigos esportivos do Oklahoma City Thunder

Os torcedores do OKC Thunder têm à disposição diversos produtos licenciados pela franquia, desde bonés até kits de churrasco. Assim, eles podem acompanhar os jogos da equipe na NBA usando a marca do time!

Camiseta do Oklahoma City Thunder

Se você torce para o OKC, eis sua chance de ter uma camiseta com as cores da franquia!

Bola do Oklahoma City Thunder

Bola do Oklahoma City Thunder

Jogue basquete com uma bola nas cores do OKC.

Boné do Oklahoma City Thunder

Boné do Oklahoma City Thunder

O boné remete ao estilo dos grandes fãs da NBA.

Caneca do Oklahoma City Thunder

Caneca do Oklahoma City Thunder

Não importa se você prefere uma cerveja ou outra bebida, também estão disponíveis canecas dos times da NBA.

Chaveiro do Oklahoma City Thunder

Chaveiro do Oklahoma City Thunder

É fã do Thunder? Que tal usar um chaveiro especial de seu time?

Kit Churrasco do Oklahoma City Thunder

Kit churrasco do Oklahoma City Thunder

O OKC também licencia produtos para quem gosta de ver os jogos com direito a uma confraternização. O Kit Churrasco acompanha garfo e faca trinchantes.

Almofada do Oklahoma City Thunder

Almofada do Oklahoma City Thunder

A almofada, produzida em tecido 100% poliéster com estamparia digital por sublimação de alta resolução, é outro produto licenciado pela franquia de OKC para os seus fãs.

Capinha para celular do Oklahoma City Thunder

Capinha de celular do Oklahoma City Thunder

Os fãs da franquia também podem personalizar seus celulares. 

Porta Copo do Oklahoma City Thunder

Porta copo do Oklahoma City Thunder

Gostou da caneca e quer proteger seus móveis contra manchas?

No melhor estilo, leve também este para acompanhar, os fãs do OKC Thunder podem aproveitar porta copos com estamparia digital por sublimação de alta resolução.

Depois do fim de uma era, com a saída de Russell Westbrook, o OKC se prepara agora para uma reformulação e a chegada de novos jogadores. Na temporada 2019/2020, a equipe será liderada pelo armador Chris Paul.

Enquanto aguarda para conferir como será o desempenho do Oklahoma City Thunder sem suas antigas estrelas, aproveite para saber mais sobre outras franquias da NBA: