A Seleção Brasileira Feminina de Basquete está perto de se reunir para competir na AmeriCupW 2023. Um torneio que o Brasil é o maior campeão na categoria feminina. Vale dizer que a Seleção tem a chance de seguir para o Pré-Olímpico caso realize boa campanha nesta edição. Confira mais a seguir.

O que é a AmeriCupW?

Em resumo, a competição é continental. Organizado pela FIBA Americas, o torneio teve sua primeira edição em 1989. Apesar dos Estados Unidos disputarem a competição, quem manda no torneio é a Seleção Brasileira.

Bom destacar que muito pelas estadunidenses frequentemente ganharem a Copa do Mundo ou mesmo as Olimpíadas, a Seleção Estadunidense quase não compete na AmeriCupW.

Em todo caso, isso não tira o mérito do Brasil, que já conquistou o torneio cinco vezes. A competição acontece de dois em dois anos e é uma forma de qualificação para as Copas do Mundo organizadas pela FIBA, além dos Jogos Olímpicos realizados pelo COI.

Enfim, somando com as cinco medalhas de Ouro brasileiras, a Seleção tem 13 medalhas, sendo as demais quatro de Prata e Bronze cada. Tendo grande influência no basquete, mesmo não competindo sempre, os Estados Unidos aparecem empatado com Cuba em número de medalhas de Ouro (4).

Ao todo, as cubanas têm dez medalhas (cinco Prata e um Bronze) enquanto as estadunidenses possuem cinco medalhas (uma Prata). Fechando o quadro de campeãs da AmeriCupW, Canadá soma 12 medalhas (três Ouros, duas Pratas e sete Bronze). 

Seleção Brasileira de olho no sorteio da AmeriCupW

Com os potes divulgados nesta segunda-feira (8), a FIBA Américas terá o sorteio para realizar na próxima quarta-feira (10).

Tendo em mente de que o Brasil é o maior vencedor desta competição e que esta ajuda no classificatório para os Jogos Olímpicos, a Seleção busca uma grande campanha no principal torneio feminino de seleções das AméricasO torneio acontece entre os dias 01 e 09 de julho em León, México. 

Formato da AmeriCupW 2023

Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela, Estados Unidos, Canadá, Porto Rico, México, Cuba e República Dominicana disputam a AmeriCupW 2023. Dez equipes distribuídas em dois grupos de cinco seleções cada. A primeira fase acontece do dia 01 a 05 de julho. 

Os quatro melhores vão para as quartas de final (1A x 4B, 2A x 3B, 3A x 2B e 4A x 1B) e jogam no dia 07. Seguindo para as semifinais, as equipes se enfrentam no dia 08, enquanto a grande final acontece no dia 09.

Tanto o campeão quanto o vice-campeão avançam diretamente para o Pré-Olímpico Mundial de Paris 2024. A saber, os outros quatro melhores passam pelo Pré-Olímpico das Américas primeiro e apenas dois desses garantem lugar no Pré-Olímpico Mundial.

A título de informação, o sorteio é possível assistir a partir das 16h (horário de Brasília) no canal de YouTube da FIBA. Estes são os potes do sorteio que acontece na próxima quarta-feira (10):

  • Pote 1 – Estados Unidos e Canadá
  • Pote 2 – Porto Rico e Brasil
  • Pote 3 – Argentina e Colômbia
  • Pote 4 – República Dominicana e Cuba
  • Pote 5 – México e Venezuela

 

+ Confira o caminho do Brasil na Copa do Mundo de Basquete