Antes de mais nada, em comunicado feito nas redes sociais da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), a primeira reunião do Campeonato Brasileiro de Basquete de 2022 acontece, na última quinta-feira (7). Assim, 23 equipes demonstraram interesse na participação no Brasileirão 2022, enviando representantes para uma conversa online.
Primeiramente, a conversa serviu para começar a debater datas de início, detalhes da fórmula de disputa e repassar informações, prazos e outros detalhes da competição que terá seu início entre janeiro e fevereiro de 2022. Decerto, o torneio é uma espécie de divisão de acesso ao NBB, sendo a 2ª divisão nacional. Logo, o time campeão ganha o direito de pleitear uma vaga sem passar pelo conselho de administração da Liga.
Portanto, até o fim de outubro, as equipes interessadas terão que enviar ofício de sua Federação Estadual com autorização para a participação no torneio. Bem como, em novembro, os clubes interessados terão que apresentar a carta fiança para participação do Brasileirão 2022. Por fim, até o final de novembro, a CBB irá anunciar as equipes que participarão do Brasileirão masculino 2022 e as sedes serão definidas em dezembro de 2021.
O Brasileirão masculino 2022 já começou!
A primeira reunião, na quinta-feira, contou com 23 equipes interessadas na disputa!https://t.co/vgQhquEJ5i pic.twitter.com/psGKTPn61e
— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) October 8, 2021
O que você vai conferir neste post:
Método de disputa
A princípio, a Confederação Brasileira de Basketball trabalha com a ideia de realizar a competição nos mesmos moldes de 2021, com duas Conferências, turno e returno dentro das próprias chaves, e em formato de sedes, quartas de final e Final Four, repetindo a ação de sucesso deste ano em Brusque, inclusive com o anel de campeão brasileiro confirmado para 2022.
Fábio Deschamps, presidente da Federação Catarinense de Basketball, e Daniel Riente, presidente da Federação de Basquetebol do Rio de Janeiro, serão os diretores do torneio. E Oscar Archer, secretário geral da FCB, é o terceiro diretor do Brasileirão 2022.
Realmente será um Brasileirão 2022?
Dessa forma, as equipes que se predispuseram a participar são de apenas sete estados diferentes, o que levou a críticas de torcedores de que o dito “Brasileirão” ainda seguia muito segmentado no lado Sul/Sudeste do Brasil. Entretanto, vale ressaltar que a CBB está fazendo um trabalho de reestruturação do basquete nacional – NBB a parte – que tem, além do Campeonato Brasileiro de Basquete Masculino, um Brasileirão Feminino Sub-23.
Comparativo com o futebol
Em primeiro lugar, vale ressaltar que na Série A do Brasileirão de futebol, existem apenas 10 estados representados na elite do futebol do país. Assim, estão representados: Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo. De fato, dentre estes, apenas seis são de fora do eixo Sul/Sudeste.
Em contrapartida, no NBB, elite do basquete masculino nacional, apenas quatro equipes são de fora do eixo dito outrora: Cerrado-DF, Brasília-DF, Fortaleza-CE e Unifacisa-PB. Enquanto isso, na LBF (Liga de Basquete Feminino), apenas o Sampaio Basquete-MA é o contraponto.
Opinião sobre o basquete no Brasil
Portanto, o cenário do basquete ainda está distante de um certame com equipes de vários estados, principalmente com times do Norte e Nordeste do país. Entretanto, o valor investido no basquete nacional ainda é muito escasso, seja de prefeituras ou patrocinadores, ou seja, o que faz com que as equipes tenham grande dificuldade de confirmar suas participações.
Contudo, com a nova gestão de Guy Peixoto (Presidente) e Magic Paula (Vice-Presidente), isso promete mudar com um grande incentivo ao basquete, seja o lado masculino ou o feminino. Por fim, as mudanças estão sendo feitas e são visíveis, mas não são da noite para o dia. De antemão, a CBB já tem projetos bem encaminhados para o futuro do esporte da bola laranja.
Clubes interessados no Brasileirão 2022
Espírito Santo
- Instituto Viva Vida
Minas Gerais
- Praia Clube
Paraná
- Campo Mourão
- Londrina
- Maringá
- Ponta Grossa
- São José dos Pinhais
- Thalia Coritiba Monster
Rio de Janeiro
-
Botafogo
- LSB
-
Niterói
-
Tijuca Tênis Clube
Rio Grande do Sul
- Sojão
Santa Catarina
- Brusque
- Flamengo Blumenau
- Joaçaba
- Joinville
São Paulo
- Basket Osasco
- Liga Sorocabana
- Santos FUPES
- São José Desportivo
-
SESI Araraquara
-
Tatuí
Foto destaque: Divulgação / CBB