Chega mais, amante do basquete! Hoje é dia de listarmos os melhores armadores do NBB na história e na atualidade. Será que você vai concordar com as listas?
Reunimos cinco jogadores em atividade que estão se destacando na posição, levando em consideração atuações da temporada 2019-20. Também relembramos outros cinco craques do passado que marcaram época nos diversos contextos do Campeonato Brasileiro.
Vale lembrar que, na lista do passado, também levamos em consideração a era antiga do basquete nacional e não somente a era NBB. Recado final: os atletas não estão ranqueados do melhor para o pior. Apenas em ordem alfabética! Vamos nessa?
Melhores armadores do NBB na atualidade
- Franco Balbi
- Georginho
- Nate Barnes
- Ricardo Fischer
- Yago
Franco Balbi
Franco Balbi é um dos melhores armadores do NBB na atualidade. O argentino foi contratado pelo Flamengo em 2018 e realizou uma temporada de estreia arrebatadora.
Foi eleito o melhor armador e o melhor estrangeiro da competição, além de ter conquistado o título do campeonato. Já na edição 2019-20, finalizou a campanha regular com médias de 8,3 pontos e 7,4 assistências por jogo – desempenho que o colocou no Jogos das Estrelas.
Georginho
Outro atleta que vem se destacando na edição 2019-20 a ponto de ser convocado para o All-Star Game é Georginho, o titular do São Paulo. Com incríveis médias de 15,5 pontos, 8,7 rebotes e 7,5 assistências por partida, o jovem ganhou o apelido de “Mr. Triplo-Duplo”.
Suas performances consistentes chamaram a atenção de Aleksandar Petrović, atual treinador da seleção brasileira. Georginho esteve presente na última convocação e parece estar preparado para encarar mais uma temporada de playoffs do NBB.
Nate Barnes
Nate Barnes também merece compor a lista de melhores armadores do NBB em atividade. Jogando pela Unifacisa, conduziu a equipe aos playoffs do campeonato logo em sua primeira aparição na elite. Digno de nota!
O norte-americano finalizou a temporada regular como cestinha do time paraibano. Ele anotou média de 16,6 pontos por compromisso, além de 4,1 assistências distribuídas.
Ricardo Fischer
O próximo nome da lista de melhores armadores do NBB na atualidade é Ricardo Fischer, atual jogador do Corinthians. Entre idas e vindas por clubes europeus, foi contratado pelo Timão em 2018, mas já acumulou passagens por São José, Bauru e Flamengo.
Fischer voltou a atuar após nove meses parado por conta de uma lesão no joelho direito. Já acumula médias de 14,6 pontos e 4,6 assistências por confronto. Sua experiência adquirida na Europa ajudou a equipe paulista a se classificar paras os playoffs.
Yago
Yago é uma das grandes promessas brasileiras dos últimos anos. Com habilidade e talento de sobra, merece estar na lista de melhores armadores do NBB em atividade. Inclusive, se inscreveu para o próximo draft da NBA.
O atleta foi um dos grandes destaques do Paulistano em 2016-17, quando o time sagrou-se vice-campeão brasileiro. Atualmente, mantém médias de 16 pontos e 5,4 assistências por compromisso. É uma das principais armas ofensivas do esquadrão.
Leia mais sobre basquete:
- Michael Jordan: biografia, títulos e principais curiosidades
- Melhores pivôs do NBB: top 5 da história e da atualidade
- Top 5 melhores jogadores de basquete dos Estados Unidos
- Os 10 melhores pivôs da NBA na história e na atualidade
- Melhores alas-pivôs do NBB: top 5 da história e atualidade
Melhores armadores do NBB na história
- Cadum
- Fausto Giannecchini
- Hélio Rubens Garcia
- Helinho
- Mosquito
Cadum
Filho de Cida e sobrinho de Maria Helena Cardoso, duas lendas do basquetebol feminino, Cadum nasceu com o DNA do esporte na veia. O jogador seguiu os passos da família e se tornou um dos melhores armadores brasileiros da história!
Com o Monte Líbano, venceu cinco vezes o campeonato nacional (1982, 1984, 1985, 1986 e 1987), além de três Paulistas (1982, 1984 e 1986). Já com a amarelinha, fez parte do elenco que faturou dois Sul-Americanos (1983 e 1989) e o histórico Pan-Americano de 1987.
Fausto Giannecchini
Fausto também foi um grande nome da posição em solo nacional. O armador atuou entre 1970 e 1992, fazendo história com as camisas de Franca, Sírio e Vila Nova. Ao todo, foram sete títulos brasileiros (1971, 1973, 1974, 1975, 1980, 1981 e 1983).
Empatado com Marcelinho Machado, é o atleta que mais empilhou títulos do campeonato. Fausto também brilhou com a seleção brasileira, faturando três edições do Sul-Americano (1973, 1977 e 1983), além do bronze no Mundial de 1978.
Hélio Rubens Garcia
Hora de dar continuidade a lista com uma família muito vitoriosa no basquetebol brasileiro. Primeiro, relembraremos a trajetória de Hélio Rubens Garcia (pai), armador que arrasou nas quadras nacionais até os 41 anos de idade.
Hélio conseguiu realizar a façanha de ter empilhado 14 títulos: cinco como jogador (Franca) e nove como técnico (Vasco, Unitri e, novamente, Franca). Já na seleção, fez parte da talentosa geração que conquistou dois bronzes e uma prata em Mundiais.
Helinho
Hélio Rubens Garcia é pai de… Helinho! O jogador se inspirou na família e também se transformou em um dos melhores armadores do NBB. Jogou profissionalmente entre as décadas de 90 e 2000. Inclusive, foi treinado pelo paizão!
O atleta levantou seis troféus do campeonato brasileiro (1997, 1998, 1999, 2001, 2002 e 2004), defendendo os uniformes de Vasco, Franca e Uberlândia. Hoje é treinador da equipe paulista que tanto marcou a história dos Garcia.
Mosquito
Mosquito foi um lendário armador que esteve presente na geração mais vitoriosa do basquete brasileiro. Com a regata amarela, o atleta faturou o Mundial de 1963 no Rio de Janeiro. A seleção desbancou Estados Unidos, Iugoslávia e terminou em primeiro lugar. Por clubes, jogou por mais de dez anos no Sírio.
E aí? Faltou algum jogador importante do passado ou do presente? Deixe nos comentários! Lembrando que grandes nomes do basquete brasileiro como Raulzinho e Marcelinho Huertas não entraram na lista. Afinal, atuaram mais fora do que em nosso país.
Alguns atletas que não garantiram lugar na relação, mas precisam ser lembrados: Maury, Valtinho, Nezinho, Facundo Sucatzky e Fúlvio.
Aproveite para registrar também o seu ranking perfeito. Enquanto isso, que tal ampliar ainda mais o seu conhecimento sobre os esportes?
- Melhores drafts da NFL: 6 principais classes da história
- Melhores alas do NBB: top 5 da história e da atualidade
- Melhores atacantes do Brasil: top 10 do presente e passado
- Melhores meias do Brasil: top 10 do presente e do passado
- Melhores bolas de tênis: 10 opções para comprar em 2020
*Última atualização em 17 de abril de 2020
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!