Hoje, nos dedicamos a criar uma seleção dos principais armadores que marcaram a história e a atualidade do Novo Basquete Brasil (NBB). A lista reflete uma análise cuidadosa de desempenho, habilidades e impacto desses jogadores ao longo do tempo. Estamos ansiosos para saber se você concorda com os nomes dos talentos na posição de armador.

Com cinco jogadores atuais se destacando na posição de armador com suas performances notáveis. Além disso, fazemos uma homenagem a  ícones do passado que deixaram sua marca em diferentes momentos da competição nacional.

Vale destacar que, na lista do passado, também levamos em consideração a era antiga do basquete nacional e não somente a era NBB.

Melhores armadores do NBB na atualidade

  • Franco Balbi
  • Georginho
  • Nate Barnes
  • Ricardo Fischer
  • Yago

Franco Balbi

melhores armadores do nbb franco balbi
Balbi realizou ótima temporada de estreia pelo Flamengo

Franco Balbi é um dos melhores armadores do NBB na atualidade. O argentino foi contratado pelo Flamengo em 2018 e realizou uma temporada de estreia arrebatadora.

Foi eleito o melhor armador e o melhor estrangeiro da competição, além de ter conquistado o título do campeonato. Já na edição 2019-20, finalizou a campanha regular com médias de 8,3 pontos e 7,4 assistências por jogo – desempenho que o colocou no Jogos das Estrelas.

Georginho

melhores armadores do nbb georginho
Georginho é um dos melhores armadores do NBB em atividade

Outro atleta que vem se destacando na edição 2019-20 a ponto de ser convocado para o All-Star Game é Georginho, o titular do São Paulo. Com incríveis médias de 15,5 pontos, 8,7 rebotes e 7,5 assistências por partida, o jovem ganhou o apelido de “Mr. Triplo-Duplo”.

Suas performances consistentes chamaram a atenção de Aleksandar Petrović, atual treinador da seleção brasileira. Georginho esteve presente na última convocação e parece estar preparado para encarar mais uma temporada de playoffs do NBB.

Nate Barnes

melhores armadores do nbb nate barnes
Nate Barnes é o atual cestinha da Unifacisa

Nate Barnes também merece compor a lista de melhores armadores do NBB em atividade. Jogando pela Unifacisa, conduziu a equipe aos playoffs do campeonato logo em sua primeira aparição na elite. Digno de nota!

O norte-americano finalizou a temporada regular como cestinha do time paraibano. Ele anotou média de 16,6 pontos por compromisso, além de 4,1 assistências distribuídas.

Ricardo Fischer

melhores armadores do nbb ricardo fischer
Fischer voltou a atuar após nove meses parado

O próximo nome da lista de melhores armadores do NBB na atualidade é Ricardo Fischer, atual jogador do Corinthians. Entre idas e vindas por clubes europeus, foi contratado pelo Timão em 2018, mas já acumulou passagens por São José, Bauru e Flamengo.

Fischer voltou a atuar após nove meses parado por conta de uma lesão no joelho direito. Já acumula médias de 14,6 pontos e 4,6 assistências por confronto. Sua experiência adquirida na Europa ajudou a equipe paulista a se classificar paras os playoffs.

Yago

melhores armadores do nbb yago

Yago é uma das grandes promessas brasileiras dos últimos anos. Com habilidade e talento de sobra, merece estar na lista de melhores armadores do NBB em atividade. Inclusive, se inscreveu para o próximo draft da NBA.

O atleta foi um dos grandes destaques do Paulistano em 2016-17, quando o time sagrou-se vice-campeão brasileiro. Atualmente, mantém médias de 16 pontos e 5,4 assistências por compromisso. É uma das principais armas ofensivas do esquadrão.

Leia mais sobre basquete:

Melhores armadores do NBB na história

  • Cadum
  • Fausto Giannecchini
  • Hélio Rubens Garcia
  • Helinho
  • Mosquito

Cadum

cadum basquete
Cadum é filho de Cida e sobrinho de Maria Helena Cardoso

Filho de Cida e sobrinho de Maria Helena Cardoso, duas lendas do basquetebol feminino, Cadum nasceu com o DNA do esporte na veia. O jogador seguiu os passos da família e se tornou um dos melhores armadores brasileiros da história!

Com o Monte Líbano, venceu cinco vezes o campeonato nacional (1982, 1984, 1985, 1986 e 1987), além de três Paulistas (1982, 1984 e 1986). Já com a amarelinha, fez parte do elenco que faturou dois Sul-Americanos (1983 e 1989) e o histórico Pan-Americano de 1987.

Fausto Giannecchini

fausto basquete
Fausto é o maior vencedor do campeonato brasileiro

Fausto também foi um grande nome da posição em solo nacional. O armador atuou entre 1970 e 1992, fazendo história com as camisas de Franca, Sírio e Vila Nova. Ao todo, foram sete títulos brasileiros (1971, 1973, 1974, 1975, 1980, 1981 e 1983).

Empatado com Marcelinho Machado, é o atleta que mais empilhou títulos do campeonato. Fausto também brilhou com a seleção brasileira, faturando três edições do Sul-Americano (1973, 1977 e 1983), além do bronze no Mundial de 1978.

Hélio Rubens Garcia

helio rubens pai

Hora de dar continuidade a lista com uma família muito vitoriosa no basquetebol brasileiro. Primeiro, relembraremos a trajetória de Hélio Rubens Garcia (pai), armador que arrasou nas quadras nacionais até os 41 anos de idade.

Hélio conseguiu realizar a façanha de ter empilhado 14 títulos: cinco como jogador (Franca) e nove como técnico (Vasco, Unitri e, novamente, Franca). Já na seleção, fez parte da talentosa geração que conquistou dois bronzes e uma prata em Mundiais.

Helinho

helinho jogador basquete
Helinho é filho do também armador Hélio Rubens Garcia

Hélio Rubens Garcia é pai de… Helinho! O jogador se inspirou na família e também se transformou em um dos melhores armadores do NBB. Jogou profissionalmente entre as décadas de 90 e 2000. Inclusive, foi treinado pelo paizão!

O atleta levantou seis troféus do campeonato brasileiro (1997, 1998, 1999, 2001, 2002 e 2004), defendendo os uniformes de Vasco, Franca e Uberlândia. Hoje é treinador da equipe paulista que tanto marcou a história dos Garcia.

Mosquito

mosquito basquete
Mosquito faturou o Mundial de 63

Mosquito foi um lendário armador que esteve presente na geração mais vitoriosa do basquete brasileiro. Com a regata amarela, o atleta faturou o Mundial de 1963 no Rio de Janeiro. A seleção desbancou Estados Unidos, Iugoslávia e terminou em primeiro lugar. Por clubes, jogou por mais de dez anos no Sírio.

E aí? Faltou algum jogador importante do passado ou do presente? Deixe nos comentários! Lembrando que grandes nomes do basquete brasileiro como Raulzinho e Marcelinho Huertas não entraram na lista. Afinal, atuaram mais fora do que em nosso país.

Alguns atletas que não garantiram lugar na relação, mas precisam ser lembrados: Maury, Valtinho, Nezinho, Facundo Sucatzky e Fúlvio.

Aproveite para registrar também o seu ranking perfeito. Enquanto isso, que tal ampliar ainda mais o seu conhecimento sobre os esportes?

*Última atualização em 15 de novembro de 2023