Confira toda a história de vida do ala camisa número 33 Malcolm Miller, jogador norte-americano que atualmente joga o NBB e defende as cores do tradicional São Paulo no basquete.

Malcolm Miller – Highlights

Malcolm Miller – História

Malcolm Jamal Miller nasceu em 4 de setembro de 1991, em Midland, Texas, Estados Unidos da América.

O ala tem 2,01 metros de altura e pesa 90 kg. Miller começou sua carreira como a maioria dos jogadores de basquete do país, dando seus primeiros passos no esporte defendendo sua escola.


Ele iniciou no South Plains College Texans em 2010, onde jogou por duas temporadas antes de receber uma proposta e se transferir para o Southern University at Shreveport Jaguar, em Louisiana, em 2012.

Em seguida, ele seguiu para Luxemburgo e Hungria, onde jogou profissionalmente por dois anos. Além de sua passagem pela NBA G League com o Maine Red Claws, afiliado ao Boston Celtics, Miller também jogou no Canadá e na Ásia.

Unifacisa

Em 2019, Malcolm Miller foi contratado para jogar pelo Unifacisa, iniciando assim sua jornada no basquete brasileiro, que continua até hoje.

Na equipe da Paraíba, o ala atuou por apenas uma temporada, disputando 23 jogos e acumulando 237 pontos, com uma média de 10,30 pontos por jogo. Além disso, registrou em média 0,9 assistências e 3,3 rebotes por partida.

Corinthians

Em 2019, Malcolm Miller ingressou no basquete de São Paulo, mas representando o Corinthians. Ele passou duas temporadas defendendo as cores do Timão.

Em seu primeiro ano, Miller participou de 32 jogos, com uma média de 12 pontos por partida. Além disso, sua média de assistências aumentou para 1,8 por jogo, com 4,4 rebotes em média

No ano seguinte, o ala disputou 34 jogos, registrando uma média de 12,9 pontos por partida, 2,2 assistências e, por fim, 4,6 rebotes em média. Foi defendendo as cores do Corinthians que Malcolm Miller atingiu a marca de 100 pontos no NBB.

São Paulo

Após duas temporadas, o jogador despertou o interesse do São Paulo, clube onde atua desde então.

Em seu primeiro ano, ele teve a maior participação de jogos em sua carreira, totalizando 42 partidas, com uma média de 14,8 pontos por jogo, além de 1,6 assistências e 4,1 rebotes.

Nesse mesmo ano, ele fez parte do elenco que foi vice-campeão paulista e também ficou com o segundo lugar no Mundial de clubes. No São Paulo, Miller é considerado um dos principais nomes e um jogador de confiança da equipe técnica.

Malcolm Miller – Estatísticas

Curiosidades

Vickie Gail Miller, uma escritora de Midland, Texas (EUA), homenageou Malcolm X ao nomear seu filho mais novo, Malcolm Miller, jogador de basquete pelo São Paulo NBB.

Influenciado pela luta por justiça racial, Malcolm tem como referência seu tio-avô, Doris Miller, primeiro homem negro a receber a Cruz da Marinha dos EUA.

Doris foi um herói durante o ataque a Pearl Harbor e será homenageado com o nome de um novo porta-aviões dos EUA.