Hakeem Olajuwon, James Harden e mais 8: veja o top 10 de maiores jogadores do Houston Rockets em todos os tempos

Nas últimas temporadas da NBA, o torcedor do Houston Rockets se acostumou a ver atuações brilhantes de James Harden. Mas, afinal, em que lugar ele entraria numa relação de maiores jogadores da história da franquia?

Assumimos a difícil missão de responder essa pergunta e fomos além. Listamos os 10 maiores jogadores do Houston Rockets em todos os tempos.

Como toda lista gera polêmicas, adiantamos que Charles Barkley, que disputou suas últimas quatro temporadas da carreira pelo time texano, foi preterido. Outro que merece menção honrosa é Steve Francis, com médias de 17,1 pontos, 5,8 assistências e 5,5 rebotes por jogo durante cinco temporadas em Houston.

Sem mais delongas, confira quem são os 10 maiores jogadores da história do Houston Rockets!

Maiores jogadores do Houston Rockets em todos os tempos

  1. Hakeem Olajuwon
  2. Moses Malone
  3. James Harden
  4. Elvin Hayes
  5. Yao Ming
  6. Calvin Murphy
  7. Clyde Drexler
  8. Ralph Sampson
  9. Rudy Tomjanovich
  10. Tracy McGrady

Tracy McGrady (10º lugar)

Tracy McGrady maiores jogadores do Houston Rockets
T-Mac levou os Rockets a quatro playoffs em cinco temporadas na franquia

Antes da temporada 2004-2005, o Houston Rockets fez uma troca com o Orlando Magic e enviou Steve Francis para a Flórida para receber Tracy McGrady, que havia sido o principal cestinha da liga nas duas temporadas anteriores. 

T-Mac defendeu os Rockets em cinco temporadas e foi ao All-Star Game por três vezes. Além disso, a equipe chegou aos playoffs em quatro dessas cinco temporadas.

Em toda a história da franquia, Tracy McGrady ocupa o terceiro lugar em pontos por jogo com 22,7, atrás apenas de James Harden e Moses Malone. 

Em 2017, ele foi incluído no Hall da Fama.

Rudy Tomjanovich (9º lugar)

Rudy Tomjanovich maiores jogadores do Houston Rockets
Rudy Tomjanovich foi jogador e maior técnico da história do Hpuston Rockets

Rudy Tomjanovich foi selecionado pelos Rockets na segunda escolha geral do draft de 1970 e defendeu a franquia até 1981.

Nesse período, ele foi selecionado 5 vezes para o All-Star Game.

Rudy T liderou os Rockets em pontuação em três temporadas consecutivas e quatro temporadas no total durante sua carreira.

Sua camisa 45 foi aposentada pelo Houston Rockets, franquia pela qual ele se destacou principalmente como técnico. 

Ele foi o treinador dos Rockets em seus dois títulos da NBA, em 1994 e 1995.

Tomjanovich foi também treinador da seleção dos Estados Unidos. Nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, conduziu a equipe até a medalha de ouro. 

Ralph Sampson (8º lugar)

Ralph Sampson maiores jogadores do Houston Rockets
Ralph Sampson teve médias de 19,7 pontos e 10,5 rebotes por jogo nos Rockets

Ralph Sampson foi selecionado com a primeira escolha geral no draft da NBA de 1983 pelos Rockets e logo em sua primeira temporada deu uma grande demonstração de seu talento, sendo eleito o melhor calouro da liga. 

Sua trajetória na franquia durou apenas quatro temporadas e meia. Nesse período, foi escolhido para o All-Star Game por quatro vezes e manteve uma média de 19,7 pontos e 10,5 rebotes por jogo.

Na sua terceira temporada, o pivô ajudou os Rockets a eliminarem o Los Angeles Lakers de Magic Johnson, James Worthy e Kareem Abdul-Jabbar e chegar às finais da NBA. Na disputa pelo título, o Boston Celtics levou a melhor com 4 a 2 na série.

Apesar de ter disputado apenas quatro temporadas completas com os Rockets, Sampson é o segundo jogador da franquia com mais tocos por jogo, o quarto no total de tocos, o sexto em rebotes por jogo e o sétimo em pontos por jogo.

Em 2012, Ralph Sampson foi incluído no Hall da Fama.

Vá além do Basquete! Confira também:

Clyde Drexler (7º lugar)

melhores alas-armadores da nba Clyde Drexler
Drexler foi um dos melhores alas-armadores da NBA

Clyde Drexler chegou ao Houston Rockets logo depois de a franquia conquistar seu primeiro título da NBA. Em 1995, ele formou parceria com Hakeem Olajuwon para levar a franquia ao bicampeonato. 

Durante pouco mais de três anos em Houston, ele teve média de 19,3 pontos, 6,3 rebotes e 5,4 assistências por jogo. Se não fosse a trajetória curta, certamente ele estaria em uma posição melhor nesta lista.

Membro do Dream Team dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, Drexler disputou 10 edições do All-Star Game e foi eleito para o time ideal da NBA também naquele ano.

Sua camisa 22 foi aposentada tanto pelo Houston Rockets quanto pelo Portland Trail Blazers.

Calvin Murphy (6º lugar)

Calvin Murphy Houston Rockets
O baixinho Calvin Murphy é um dos maiores jogadores da história do Houston Rockets

Com apenas 1,75m de altura, o armador Calvin Murphy foi o jogador mais baixo da história a ser incluído no hall da fama do basquete.

Ele defendeu os Rockets entre 1970 e 1983, abrangendo o período em que a franquia nasceu em San Diego e se mudou para Houston.

Murphy é o líder da franquia em assistências e ocupa o segundo lugar na história dos Rockets em pontos, atrás apenas de Hakeem Olajuwon. Ele também ocupa o segundo lugar em roubos de bola e no total de arremessos de quadra convertidos.

Calvin Murphy foi escolhido para o All-Star Game de 1979 e teve seu número 23 aposentado pelos Rockets.

Yao Ming (5º lugar)

Yao Ming
O gigante chinês Yao Ming se tornou um dos principais jogadores da NBA

Com 2,29m de altura, o chinês Yao Ming é um dos mais altos jogadores da história da NBA. Mas não é apenas isso que o fez um dos grandes atletas do Houston Rockets.

Yao Ming foi selecionado pelos Rockets na primeira escolha do draft de 2002. Em sua primeira temporada, foi eleito para a equipe ideal de calouros.

Jogador da franquia até 2011, o chinês foi a oito edições do All-Star Game e cinco vezes All-NBA. Ele encerrou sua carreira na liga com médias de 19,0 pontos; 9,2 rebotes; 1,6 assistências; 0,4 roubos; 1,9 tocos. Esses números o ajudaram a se tornar um membro do Hall da Fama.

O ex-camisa 11 dos Rockets é o maior jogador asiático a ter atuado na NBA. Em sua trajetória na NBA, o chinês foi o único pivô capaz de duelar com Shaquille O’Neal e foi um grande embaixador mundial da liga norte-americana.

A NBA é a liga esportiva mais seguida em redes sociais na China. Infelizmente, as lesões impediram que a carreira de Yao Ming fosse mais longa e impactasse ainda mais os seus compatriotas.

Elvin Hayes (4º lugar)

Elvin Hayes maiores jogadores do Houston Rockets
Elvin Hayes teve duas passagens pelo Houston Rockets

Elvin Hayes foi recrutado pelo San Diego Rockets na primeira escolha do draft de 1968 e seguiu na franquia até 1972. Posteriormente, teve uma segunda passagem, entre 1981 e 1984.

Nos primeiros quatro anos de sua carreira no Rockets, Hayes teve uma média de 27,4 pontos e 16,3 rebotes, e foi nomeado um All-Star em cada temporada durante esse período.

No retorno para as últimas três temporadas de sua carreira de 16 anos, obtendo médias de 11,3 pontos e 6,6 rebotes por jogo. 

Em toda a sua trajetória na NBA, Elvin Hayes esteve em 12 edições do All-Star Game, foi o maior reboteiro em duas temporadas e por três vezes escolhido para o quinteto ideal da liga.

Seu período de mais destaque foi enquanto defendeu o Washington Bullets, atual Washington Wizards. A franquia aposentou seu número 11.

James Harden (3º lugar)

Prêmios de James Harden
James Harden foi eleito MVP em 2018

Depois de ser draftado pelo Oklahoma City Thunder, James Harden se consolidou como um dos grandes jogadores da NBA com a camisa do Houston Rockets. O ala-armador defende a franquia do Texas desde 2012.

O Barba ainda não conquistou títulos da NBA, mas suas brilhantes atuações garantiram o prêmio de MVP em 2018. Entre o ano em que foi escolhido o jogador mais valioso e 2020, ele sempre foi o maior pontuador da liga.

Desde que chegou a Houston, James Harden soma oito eleições para o All-Star Game e cinco escolhas para o time ideal da NBA.

Com ele no time, os Rockets jamais ficaram fora dos playoffs.

Moses Malone (2º lugar)

Moses Malone
Moses Malone foi MVP da NBA por três vezes, duas delas jogando pelos Rockets

Considerado um dos maiores pivôs de todos os tempos, Moses Malone defendeu o Houston Rockets entre 1976 e 1981. Nas seis temporadas, foi eleito o MVP da NBA por duas vezes, em 1979 e 1982 — ele ainda receberia o prêmio uma terceira vez, em 1983, já como jogador do Philadelphia 76ers.

Durante o período em que esteve em Houston, Malone foi ao All-Star Game em cinco edições. Ele liderou a liga em rebotes em três dos últimos quatro anos em que jogou no Rockets e manteve médias de 24 pontos e 15 rebotes por jogo. 

Na temporada 1980-1981, Malone liderou o Rockets em sua primeira aparição nas finais da NBA na história da franquia. Na disputa pelo anel, os texanos foram derrotados em seis jogos pelo Boston Celtics.

Hakeem Olajuwon (1º lugar)

Houston Rockets bicampeão da NBA
Hakeem Olajuwon foi bicampeão da NBA em 1994 e 1995 com os Rockets

A carreira de Hakeem Olajuwon começa com momentos de destaque antes mesmo de ele começar a jogar na NBA. Afinal, no draft de 1984, que contava também com Michael Jordan, o ídolo do Houston Rockets foi o primeiro a ser selecionado.

Olajuwon foi eleito o melhor atleta defensivo da NBA em duas oportunidades, MVP em 1994 e grande responsável pelo bicampeonato do Houston Rockets na década de 1990. Ele também esteve por 12 vezes no All-Star Game.

Foram 17 temporadas pelos Rockets, com média de 25,9 pontos, 11,2 rebotes e 3,3 bloqueios por jogo Essa atuações renderam ao pivô nascido na Nigéria uma indicação para o Hall da Fama em 2008. 

Para muitos, Olajuwon é o maior estrangeiro que já jogou na NBA. Entretanto, ele é um daqueles que nasceram fora dos Estados Unidos a defender a seleção norte-americana.

Como não poderia deixar de ser Hakeem Olajuwon ficou no topo da nossa lista de maiores jogadores da história do Houston Rockets. Sentiu falta de alguém por aqui? Use o espaço dos comentários e deixe sua opinião!

Aproveite também para saber quem são os maiores de outras franquias da NBA:

*Última atualização em 20 de agosto de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin