Sete vezes campeão da NBA, o Golden State Warriors é a terceira franquia mais vitoriosa da liga. Fundada em 1946 como Philadelphia Warriors, a equipe compete na Conferência Oeste. Em 1962, a franquia mudou-se para a Califórnia, passando a se chamar San Francisco Warriors.
O nome atual, Golden State Warriors, foi adotado em 1971, com o intuito de representar todo o estado, e não apenas uma cidade específica. Sob essa nova identidade, a equipe conquistou todos os seus sete títulos na NBA.
Ao longo de sua rica e bem-sucedida trajetória, diversos jogadores se tornaram ídolos, tanto do passado quanto do presente. A seguir, veja quem são e os principais feitos dos maiores ídolos da história do Golden State Warriors.
Os maiores ídolos da história do Golden State Warriors
1 – Stephen Curry
É praticamente impossível iniciar uma lista dessas sem mencionar Stephen Curry. Selecionado no Draft de 2009, o astro tem sido uma figura constante na franquia de São Francisco desde então. No entanto, enfrentou várias lesões no início de sua carreira na NBA.
Apesar das dificuldades, Curry manteve seu foco, treinou intensamente e se fortaleceu. Em 2015, foi uma peça fundamental para levar o time ao título. Na temporada 2014/15, Steph foi eleito MVP, sendo o primeiro jogador dos Warriors a receber essa honra desde Wilt Chamberlain, em 1960.
Com Stephen Curry liderando, os Warriors estabeleceram uma nova dinastia. O armador conduziu o Golden State a mais três títulos, em 2017, 2018 e 2022, sendo escolhido como o MVP das Finais na última conquista.
Além dos troféus, Steph também detém diversos recordes da franquia. Ele é o jogador com mais partidas, mais pontos, mais assistências e o maior número de cestas de três pontos da história do time.
2 – Rick Barry
O ala-armador fez parte do Golden State Warriors quando a equipe ainda se chamava San Francisco Warriors, atuando entre 1965 e 1967. Após enfrentar problemas com a administração do time, deixou a franquia por um período, mas retornou em 1972, permanecendo até 1978, já sob o nome atual.
Considerado um dos maiores jogadores da história da NBA, Barry foi um dos principais responsáveis pelo terceiro título dos Warriors. Nas Finais de 1975, o time surpreendeu ao varrer o Washington Bullets, e Barry, vestindo a camisa 24, foi eleito o MVP das Finais.
Barry também foi fundamental em levar o Golden State Warriors aos playoffs em outras quatro temporadas: 1967, 1973, 1976 e 1977. No entanto, não conseguiu conquistar outro título. Em homenagem à sua carreira, o número 24 foi aposentado pela franquia.
Mesmo após mais de 40 anos sem atuar pelo time, Barry ainda mantém sua posição em diversos rankings de recordes dos Warriors. Ele é o 9º jogador com mais partidas, 3º em pontos, 5º em assistências e 8º em rebotes na história da franquia.
3 – Wilt Chamberlain
Chamberlain ingressou no Philadelphia Warriors em 1959, antes de a franquia se mudar para San Francisco. Ele deixou a equipe em 1965, mas, embora tenha conquistado dois títulos da NBA ao longo de sua carreira, nenhum deles foi com os Warriors.
Apesar disso, Chamberlain é considerado um grande ídolo da franquia, e seu número de camisa foi aposentado. Foi durante seu tempo com o Philadelphia Warriors que ele estabeleceu o recorde de 100 pontos em um único jogo, feito alcançado em 2 de março de 1962 contra o New York Knicks. A marca mais próxima desse recorde é a de Kobe Bryant, com 81 pontos.
Além desse feito extraordinário, Chamberlain também detém a melhor média de pontos em uma única temporada: 50,4 pontos, alcançada em 1961-62, ao longo de 82 jogos. As três médias seguintes também são dele: 44,8 pontos em 1962-63, 38,4 em 1960-61, e 37,4 em 1959-60.
Nos recordes da franquia, Chamberlain ocupa a 2ª posição como maior pontuador, ficando atrás apenas de Stephen Curry, e é o 2º em assistências, perdendo apenas para Nate Thurmond.
4 – Paul Arizin
Selecionado pelos Warriors no Draft de 1950, Paul Arizin se tornou uma das principais estrelas da franquia. Ele desempenhou um papel crucial na conquista do segundo título da equipe, em 1956, e é considerado um dos grandes jogadores da história da NBA.
Em sua temporada de estreia, Arizin foi eleito o Novato do Ano, após alcançar uma média de 17,2 pontos por jogo. Ele também foi o cestinha da Liga nas temporadas de 1951/52 e 1956/57. Quando a franquia se mudou para San Francisco, em 1962, Arizin decidiu se aposentar da NBA.
Embora seja o jogador mais antigo desta lista, Arizin ainda detém vários recordes na história dos Warriors, como o 7º jogador com mais partidas disputadas pela franquia, 4º maior pontuador e o 5º em rebotes na franquia.
5 – Klay Thompson
O ex-jogador do Golden State Warriors e formou uma dupla de sucesso com Stephen Curry, chamados de Splash Brothers. Thompson já foi campeão quatro vezes. O ala-armador chegou no time em 2011, quando foi draftado, e agora defende o Dallas Mavericks.
Sendo importantes nos quatro títulos conquistados pelos Warriors nos últimos anos, Klay Thompson já foi selecionado para o All-Star cinco vezes. Seu ingresso na equipe foi de suma importância para que a dinastia tivesse início. Ao lado de Curry, é um dos jogadores mais importantes do Golden State.
Assim como o companheiro de equipe, também entra no ranking de recordistas da franquia de São Francisco. É o 5º com mais jogos, 6º com mais pontos e 2º com mais bolas de três, passando da marca de 2000.
Ver essa foto no Instagram
Gosta de conteúdos sobre ídolos do basquete? Confira a história dos maiores jogadores das outras franquias na NBA
- 77 frases de basquete dos maiores ídolos da história
- 5 maiores ídolos da história do Milwaukee Bucks
- 5 maiores ídolos da história do Denver Nuggets
- 5 maiores ídolos da história do Boston Celtics
- 5 maiores ídolos da história do Miami Heat
Marcelo Cartaxo é jornalista, redator e repórter no Esportelandia, um dos maiores sites olímpicos do Brasil. Com passagens por Futebol na Veia, Premier League Brasil, Minha Torcida, Quinto Quarto e ShaftScore, adquiriu experiências que hoje somam na equipe de redação do site.