Campeão sete vezes da NBA, o Golden State Warriors é o terceiro maior vencedor da liga. Jogando na Conferência Oeste, a franquia foi fundada em 1946, como Philadelphia Warriors. Em 1962, houve a alteração para San Francisco Warriors, com o time se mudando para a cidade da Califórnia.

O nome atual, Golden State Warriors, só foi adotada em 1971, com a ideia de representar todo o estado e não apenas a cidade. Foi com essa marca que a franquia conquistou todos os seus sete títulos da Liga.

Com uma longa e vitoriosa história, alguns atletas do passado, e até mesmo do presente, chegaram ao patamar de ídolos. Confira quem são e os feitos dos maiores ídolos da história do Golden State Warriors.

Os maiores ídolos da história do Golden State Warriors

1 – Stephen Curry

5 maiores ídolos da história do Golden State Warriors
Stephen Curry com os quatro troféus que conquistou na NBA

É quase impossível começar uma lista dessas sem mencionar Stephen Curry. Draftado em 2009, o astro nunca saiu da franquia de São Francisco. No entanto, lidava com várias lesões no começo de sua carrei na NBA.

Sem se deixar abalar, Curry continuou treinando e se fortalecendo. E, em 2015, foi um dos responsáveis diretos por trazer o título ao time. Na temporada de 2014/15, Steph foi eleito o MVP, se tornando o primeiros dos Warriors desde Wilt Chamberlain, em 1960.

Com Stephen Curry sendo uma das estrelas, o Warriors instalou uma nova dinastia. O armador liderou o Golden State a mais três títulos, em 2017, 2018 e 2022. Neste último, foi escolhido como o MVP das Finais.

Além dos troféus conquistados, Steph também é o recordista em várias estatísticas da franquia. É o atleta com mais jogos, mais pontos, mais assistências e mais bolas de três.

2 – Rick Barry

5 maiores ídolos da história do Golden State Warriors
Rick Barry foi campeão com o Golden State Warriors

O ala-armador esteve no Warriors quando o nome da equipe ainda era San Francisco, em 1965 até 1967. Com problemas com a administração do time, saiu por algum período e retornou em 1972 até 1978. Nesta última passagem, a franquia já tinha a marca atual.

Considerado um dos maiores jogadores da história da NBA, Barry foi um dos líderes e responsáveis pelo terceiro título dos Warriors. Nas Finais de 1975, o time São Francisco varreu o Washington Bullets, sendo uma grande surpresa. E o Camisa 24 foi eleito o MVP das Finais.

O jogador ainda ajudou o Golden State Warriors a chegar nos playoffs de outras quatro temporadas, em 1967, 1973, 1976 e 1977. Mas não conseguiu ser campeão de novo. A sua camisa de número 24 foi aposentada na franquia.

Atualmente, ainda consegue se manter no ranking de recordes de algumas estatísticas dos Warriors, mesmo sem jogar pelo time há mais de 40 anos. É o 9º com mais jogos, o 3º com mais pontos, o 5º com mais assistências e o 8º com mais rebotes.

3 – Wilt Chamberlain

5 maiores ídolos da história do Golden State Warriors
Wilt Chamberlain pelo San Francisco Warriors

Chamberlain esteve presente no que ainda era o Philadelphia Warriors, em 1959. Saiu da franquia em 1965, quando já havia se mudado para São Francisco. Apesar de ter sido campeão da NBA duas vezes, nenhum foi com os Warriors.

Mesmo assim, é um grande ídolo no time e o número de sua camisa foi aposentado. Foi jogando pelo Philadelphia Warriors que estabeleceu o recorde de 100 pontos em apenas um jogo. Na partida em 2 de maço de 1962, contra o New York Knicks. O mais próximo a essa marca foi a pontuação de Kobe Bryant, 81.

Além dessa alta pontuação em uma única partida, Chamberlain também tem a melhor média de pontos em uma só temporada, 50,4. O fato aconteceu em 1961-62, com 82 jogos disputados. As próximas três melhores médias também é dele: 44,8, em 1962-63, 38,4, em 1969/61, e 37,4, em 1959/60.

Nos recordes pelos Warriors, é o 2º maior pontuador, atrás apenas de Stephen Curry. E o 2º com mais assistências, perdendo somente para Nate Thurmond.

4 – Paul Arizin

5 maiores ídolos da história do Golden State Warriors
Paul Arizin pelo Philadelphia Warriors

Draftado pelos Warriors em 1950, Arizin viria a se tornar uma das estrelas da franquia. Importante peça para o segundo título da equipe, em 1956, o atleta está entre os jogadores da história da NBA.

Eleito o novato do ano em sua temporada de estreia, quando teve uma média de 17,2 pontos por jogo. Além disso, foi o cestinha da Liga nas temporadas de 1951/52 e 1956/57. Quando houve a mudança para São Francisco, Paul Arizin resolveu se aposentar da NBA, 1962.

Apesar de ser o jogador mais antigo da lista, ainda é recordista nos Warriors. É o 7º com mais jogos, o 4º com mais pontos e o 5º com mais rebotes.

5 – Klay Thompson

5 maiores ídolos da história do Golden State Warriors
Klay Thompson comemora seu quarto título com o Golden State Warriors

Atual jogador do Golden State Warriors e formando uma dupla de sucesso com Stephen Curry, chamados de Splash Brothers, Thompson já foi campeão quatro vezes. O ala-armador chegou no time em 2011, quando foi draftado.

Sendo importantes nos quatro títulos conquistados pelos Warriors nos últimos anos, Klay Thompson já foi selecionado para o All-Star cinco vezes. Seu ingresso na equipe foi de suma importância para que a dinastia tivesse início. Ao lado de Curry, é um dos jogadores mais importantes do Golden State.

Assim como o companheiro de equipe, também entra no ranking de recordistas da franquia de São Francisco. É o 5º com mais jogos, 6º com mais pontos e 2º com mais bolas de três, passando da marca de 2000.