Fundado em 1967, como Denver Larks, a franquia começou disputando a American Basketball Association (ABA). O nome, no entanto, não ficou por muito tempo e já em 1967 mudou para Denver Rockets. Apenas em 1974 é que houve a renomeação para Denver Nuggets, isso porque o clube queria participar da NBA e o Houston Rockets já existiam.
O time tem 12 títulos de divisão, sendo duas na ABA, em 1970 e 1975, e 10 na NBA, com a mais antiga ocorrendo em 1977 e a mais recente em 2023. Mas só foi uma vez campeão de sua Conferência, a Oeste, fato que ocorreu na atual temporada. Assim, o Nuggets está disputando sua primeira final na história do clubes.
Apesar de sua primeira participação em Finais ter ocorrido apenas em 2023, o Denver possui grande história. E, com isso, vários jogadores se destacaram no clube. Conheça a nossa lista com os cinco maiores ídolos da história do Denver Nuggets.
Os maiores ídolos da história do Denver Nuggets
1 – Dan Issel
Issel foi para o Denver Nuggets em 1975, ficando até 1985, quando se aposentou. Antes, atuava pelo Kentucky Colonels, time da ABA. Apesar de estar há muito tempo longe das quadras, ainda está no top 10 de várias estatísticas do Denver.
É o 2º com mais jogos e pontos, atrás apenas de Alex English, o 1º em rebotes e o 8º em assistências. Logo após sua aposentadoria, o Nuggets aposentou seu número, 44, sendo apenas o segundo atleta a receber essa honraria da franquia. O ex-jogador também está no Hall da Fama, sendo introduzido em 1993.
Dan Issel participou de duas finais de conferências, em 1978 e 1985. Em ambas, o Denver foi derrotado, primeiro pelo Seattle SuperSonics e depois pelo Los Angeles Lakers. Nos dois anos, a equipe ficou com o título de divisão, o que também aconteceu em 1977.
2 – Alex English
Recordista de pontos e jogos do Denver Nuggets, Alex English também o 5º em rebotes e o 2º assistências, foi ultrapassado pelo Nikola Jokic. Mas, antes de ir para a franquia de Denver, em 1980, jogou pelo Milwaukee Buck e Indiana Pacers. Quando saiu, em 1990, atuou pelo Dallas Mavericks e Basket Napoli.
Com o Nuggets, foi campeão de divisão duas vezes, 1985 e 1988, chegando na final da Conferência Oeste em 1985. Naquela temporada, o time foi derrotado pelo Los Angeles Lakers, por 4 – 1. Aposentado desde 1992, teve sua camisa aposentada também, em 1993. O jogador também está no Hall da Fama, introduzido em 1997.
3 – Fat Lever
Lafayette Lever, apelidado de Fat, jogou por seis temporada no Denver Nuggets, de 1984 até 1990. Antes, atuava pelo Portland Trail Blazers, e depois, foi para o Dallas Mavericks, até 1994, quando se aposentou.
Não chegou a fazer 500 jogos pela franquia de Denver. Mesmo assim, na história do clube, é o 8º com mais pontos, 3º com mais assistências e o 10º com mais rebotes. Ajudou a levar o Nuggets a final da Conferência Oeste em 1985, quando perderam para o Los Angeles Lakers. Mas também contribuiu para a conquista do título de divisão em 1985 e 1988.
Mais de 20 anos depois de se aposentar, Fat Lever teve seu número aposentado pelo Denver Nuggets, em 2017. Desse modo, a camisa 12 também não pode ser usada por jogadores futuros.
4 – Dikembe Mutombo
Draftado pelo Denver Nuggets em 1991, Dikembe Mutombo é dado como um dos maiores defensores da história da NBA, como também um dos melhores bloqueadores. Ficou na equipe até 1996. Nos anos seguintes, jogou pelo Atlanta Hawks, Philadelphia 76ers, New Jersey Nets, New York Knicks e Houston Rockets, onde se aposentou em 2009.
O jogador também está no Hall da Fama, introduzido em 2015. Na história do Nuggets, é o 4º com a maior quantidade de rebotes. No entanto, em seu período no clube, Denver estava passando por momentos complicados e de reconstrução. Por isso, nesses anos, a franquia não conquistou nem o título de divisão.
5 – Carmelo Anthony
Em 2003, o Denver Nuggets draftou Carmelo Anthony, com o jogador ficando até 2011 no equipe. Sua última equipe foi Los Angeles Lakers, em 2022, e anunciou sua aposentadoria em maior de 2023. O atleta também teve passagens por New York Knicks, Oklahoma City, Houston Rockets e Portland Trail Blazers.
Durante todos os seus anos em Denver, Anthony foi o principal jogador da equipe. Sendo essencial para voltar a ser campeões de divisão, em 2006, 2009 e 2010. Mas perdeu na final da Conferência Oeste para o Los Angeles Lakers, em 2009.
Na história da equipe de Colorado, é o 3º maior pontuador, atrás somente de Dan Issel e Alex English. Também o 7º jogador com mais jogos pelo Nuggets.
Jornalista com pós-graduação em Jornalismo Esportivo com passagens por portais como: Futebol na Veia, Quinto Quarto BR, Premier League Brasil, Minha Torcida, FutDados, Clube do Vídeo Game, Sambafoot e Odds Scanner. Na Rádio Jovem Pan, além do trabalho na equipe de esportes, fez boletins do futebol uruguaio e chinês no programa ‘No Mundo da Bola'. Na Rádio Nova Difusora fez boletins de MMA. Pela Rádio Poliesportiva cobriu finais de NBB, Superliga Masculina de Vôlei, UFC São Paulo e a Seleção Brasileira Masculina de Basquete.