Um dos jogadores estrangeiros de maior destaque no Novo Basquete Brasil (NBB), Kenny Dawkins é natural de Holly Springs, Mississippi, nos Estados Unidos.

Iniciando sua trajetória no basquete norte-americano, Dawkins chegou ao Brasil em 2011. Agora, aos 31 anos de idade, o armador desempenha um papel importante no time do Caxias do Sul, sendo fundamental para a equipe.

Kenny Dawkins – História no basquete

Nascido nos Estados Unidos, Kenny Dawkins sempre nutriu uma paixão pelo basquete. Desde criança, ele frequentava as quadras americanas, acompanhando seus irmãos. Foi durante a adolescência que ele deu seus primeiros passos no basquete, jogando pelo Emmerich Manual.

Como muitos atletas, o começo da jornada de Dawkins no basquete foi marcada por desafios. Determinado a buscar oportunidades na carreira, o armador de 1,77 cm deixou os Estados Unidos para realizar seu sonho de jogar profissionalmente.

Liga Sorocabana

A carreira profissional de Kenny Dawkins no Brasil teve início em dezembro de 2009. Entrando em quadra pela primeira vez para disputar a divisão de acesso, o americano desempenhou um papel crucial para garantir que a Liga Sorocabana alcançasse a elite do basquete nacional.

Após esse feito, o ala norte-americano manteve um desempenho consistente e impressionante no NBB, atraindo o interesse de equipes renomadas do basquete brasileiro. Em maio de 2013, o talentoso jogador decidiu dar um novo rumo à sua carreira, deixando o Sorocaba para se juntar ao Paulistano.

Paulistano

Fechando com o Paulistano para a disputa da temporada 2013/24, Dawkins continuou encantando os torcedores dentro das quadras brasileiras. Se identificando rapidamente com a equipe, o ala foi ganhando cada vez mais destaque, garantindo sua posição no time.

Após participar de algumas temporadas do NBB pelo Paulistano, o jogador norte-americano optou por buscar novos desafios no basquete nacional. Deixando sua marca dentro de quadra, o ala aceitou o desafio de integrar o Vitória.

Vitória

Ao se juntar ao Vitória para a temporada do NBB 2016/17, Kenny Dawkins alcançou um feito histórico para a equipe baiana. Até hoje lembrado como um dos grandes astros que passaram pelo Leão da Barra, o ala desempenhou um papel fundamental ao levar a equipe às semifinais do principal torneio de basquete do Brasil.

Embora o Vitória não tenha chegado às finais do NBB, Dawkins encerrou a temporada com seus melhores números da carreira até então: uma média de 16,5 pontos, 3,5 rebotes, 4,5 assistências e uma eficiência de 16,9.

Pinheiros

Depois de passar dois anos no Vitória, Kenny Dawkins retornou para o basquete paulista. Já familiarizado com o sudeste brasileiro, o jogador americano representou o Pinheiros durante as temporadas 2018/2019 e 2019/2020.

Estabelecido como um dos principais atletas estrangeiros do NBB, o ala exibiu todo o seu talento nas quadras, despertando o interesse do São Paulo.

São Paulo

Defendendo as cores do São Paulo, Dawkins assumiu um papel significativo no elenco, especialmente quando entrava em quadra vindo do banco de reservas.

Contribuindo para a organização do Tricolor do Morumbi, o ala demonstrava alta intensidade defensiva em grande parte das partidas. Desde sua passagem pelo Pinheiros, o armador teve o importante papel de ‘sexto homem' em quadra.

Kenny Dawkins – História, estatísticas e recordes
Divulgação

Cerrado Basquete

Após uma única temporada no São Paulo, o renomado jogador norte-americano foi contratado pelo Cerrado Basquete. Assumindo a responsabilidade de manter um desempenho de alto nível em mais uma equipe tradicional do basquete brasileiro, o ala mostrou sua habilidade ao longo da temporada 2021/2022 do NBB.

Kenny Dawkins teve uma temporada excepcional em sua passagem pelo Cerrado, alcançando médias de 13,3 pontos, 4,4 rebotes e 5 assistências. Esse desempenho superou suas médias ao longo da carreira, que incluem passagens por outras equipes brasileiras.

Rio Claro

Ao ingressar no Rio Claro para assumir a titularidade, Kenny Dawkins trouxe toda sua experiência no NBB para a equipe paulista. Após assinar com a franquia por uma temporada, o ala norte-americano não conseguiu reproduzir o alto rendimento do ano anterior, deixando o basquete paulista rumo ao Rio Grande do Sul.

Caxias do Sul

Aos 36 anos, Dawkins foi contratado pelo Caxias do Sul para reforçar a equipe gaúcha durante o NBB 2023/24. Em sua 13ª temporada na principal liga do basquete brasileiro, o armador acumula mais de 400 jogos desde o início de sua trajetória no torneio, somando mais de 1500 assistências e 5 mil pontos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Kenny Dawkins – Estatísticas

Recordes de Kenny Dawkins

  • Recorde de pontos em 1 jogo na carreira do NBB: 35 pontos (contra o Flamengo, 3 de janeiro de 2024);
  • Máximo de assistências em uma partida do NBB: 12 (contra o Palmeiras, 10 de janeiro de 2013);
  • Máximo de rebotes em uma partida do NBB: 12 (contra o Minas, 31 de março de 2012).

Curiosidades sobre Kenny Dawkins

Ao desembarcar no Brasil aos 22 anos, Dawkins enfrentou obstáculos para dominar o idioma e assimilar a cultura local. Superando essas dificuldades iniciais, o armador continua evoluindo a cada temporada no NBB, mostrando seu alento dentro das quadras.

Kenny Dawkins, como tantos outros jogadores de basquete, viu em Michael Jordan uma inspiração. Além do lendário astro americano, o atual jogador do Caxias do Sul também tem como ídolos Magic Johnson e Chris Paul.

+++ Conheça a história e estatísticas de mais jogadores do NBB +++