Saiba tudo Kawhi Leonard: os times, as conquistas, o salário no Los Angeles Clippers, os números e toda a sua história na NBA

Poucos sorrisos e muito talento. Com essa combinação, Kawhi Leonard se tornou uma das principais estrelas da NBA nos últimos anos e tem acumulado títulos por onde passa. Campeão por San Antonio Spurs e Toronto Raptors, ele tem a missão agora de levar o Los Angeles Clippers a uma inédita conquista.

Na equipe californiana, Kawhi ganhou a companhia de Paul George, numa das duplas mais poderosas da NBA. Juntos, eles tentam levar o “primo pobre” de Los Angeles ao topo da principal liga de basquete do mundo.

Kawhi Leonard já demonstrou que é capaz de surpreender até as maiores potências da NBA. Relembre todos os feitos do ala, os prêmios individuais e tudo que ele conquistou até aqui!

Quem é Kawhi Leonard?

melhores alas da nba kawhi leonard
Kawhi Leonard é bicampeão da NBA

Kawhi Leonard é um dos principais jogadores da NBA atualmente. Nascido em 29 de junho de 1991, em Los Angeles, ele defende justamente uma das equipes de sua cidade natal, o Los Angeles Clippers.

O ala joga pela equipe californiana desde 2019. Anteriormente, Kawhi Leonard atuou por San Antonio Spurs e Toronto Raptors e conquistou dos títulos da NBA, um por cada franquia. 

Nas duas oportunidades em que foi campeão, em 2014 e 2019, o camisa 2 foi eleito o MVP das Finais da NBA.

Entre prêmio individuais, Kawhi Leonard foi também por duas vezes o melhor jogador de defesa da NBA (2015 e 2016), líder em roubadas de bola em 2015, eleito por duas vezes para o time ideal da liga (2016 e 2017) e foi o MVP do All-Star Game de 2020. Até aqui, o ala esteve em quatro edições do Jogo das Estrelas

Mas, antes mesmo de chegar à NBA, Kawhi já mostrava muito talento!

Quando Kawhi Leonard chegou à NBA?

Kawhi Leonard draft da NBA
Kawhi Leonard foi draftado pelo Indiana Pacers e trocado com o San Antonio Spurs

A chegada de Kawhi Leonard à NBA aconteceu em 2011. No draft daquele ano, ele foi selecionada na 15ª escolha pelo Indiana Pacers. Porém, logo em seguida, a franquia de Indianápolis trocou o ala e os direitos por Erazem Lorbek e Davis Bertans pelo armador George Hill com o San Antonio Spurs. 

No basquete univesitário, Kawhi defendeu San Diego State University por duas temporadas. Em ambas, o ala conseguiu liderar sua equipe até a NCAA, mas ficou distante da disputa pelo título. 

Ele encerrou sua trajetória no college com médias de 14,1 pontos por jogo, 10,2 rebotes, 2,2 assistências e 1,4 roubo de bola.

Em 2010, Kawhi Leonard foi o MVP da conferência Mountain West Conference (MWC), aumentando sua coleção de prêmios individuais. No high school, ele já havia recebido o California Mr. Basketball por suas atuações por Martin Luther King High School.

Confira, a seguir, como foi a trajetória do ala em cada uma das franquias que defendeu na NBA.

Times de Kawhi Leonard na NBA

  • San Antonio Spurs – 2011 a 2018
  • Toronto Raptors – 2018 a 2019
  • Los Angeles Clippers – desde 2019

Kawhi Leonard no San Antonio Spurs

San Antonio Spurs campeão da NBA
Kawhi Leonard ajudou o San Antonio Spurs a conquistar um de seus 5 títulos na NBA

Draftado pelo San Antonio Spurs em 2011, Kawhi Leonard foi escolhido para o time ideal de calouros da NBA na sua temporada de estreia. 

Depois de os Spurs enviarem Richard Jefferson para o Golden State Warriors, o ala assumiu uma posição na equipe titular de Gregg Popovich e nunca mais saiu. Ele encerrou a temporada 2011/2012 com médias de 7,9 pontos por jogo; 5,1 rebotes; 1,1 assistência e 1,3 roubo de bola.

Já na sua segunda temporada na principal liga de basquete do mundo, Kawhi Leonard disputou as finais da NBA pela primeira vez em sua carreira. No duelo com o Miami Heat de LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh, os Spurs perderam o confronto por 4 a 3.

A virada sofrida diante do Heat nas finais de 2013 levou Gregg Popovich a emplacar um modelo de jogo de muita troca de passes e velocidade na temporada seguinte. E, assim, em 2014, Kawhi Leonard conquistou seu primeiro título da NBA.

Com 17,8 pontos de média na revanche com o Miami Heat e 61% nos arremessos de quadra, o ala ajudou o time texano a fazer 4 a 1 na série decisiva e foi eleito o MVP das Finais.

Nas temporadas seguintes, o San Antonio Spurs não conseguiu voltar às finais, mas Kawhi Leonard continuou se destacando com premiações individuais. 

Em 2014/2015, a equipe caiu na primeira rodada dos playoffs diante dos Clippers, e ele foi eleito o Melhor Jogador de Defesa.

Em 2015/2016, foi a vez de Kawhi conquistar o seu segundo prêmio de melhor defensor da liga e ser eleito para o quinteto ideal da NBA, enquanto os Spurs foram eliminados pelo Oklahoma City Thunder nas semifinais de conferência. Na disputa pelo prêmio de MVP da NBA, o ala ficou em segundo lugar, atrás apenas de Stephen Curry.

Na temporada 2016/2017, o San Antonio Spurs teve de lidar pela primeira vez com a ausência do astro Tim Duncan, que se aposentou depois de 19 anos defendendo a franquia. Porém, Kawhi Leonard liderou a equipe na campanha até as finais de conferência. 

O ala foi, novamente, escolhido para All-NBA First Team, mas não conseguiu ajudar a sua equipe a evitar uma “varrida” contra o Golden State Warriors nas finais do Oeste.

A temporada 2017/2018 marcou a despedida de Kawhi Leonard dos Spurs sem grandes motivos para celebrar. Com uma lesão no quadril, ele perdeu os primeiros 27 jogos. Mais tarde, lesionou o ombro esquerdo e o quadríceps. O camisa 2 não jogou em 2018 e encerrou a temporada com apenas nove jogos disputados.

Kawhi Leonard no Toronto Raptors

kawhi leonard
Leonard conduziu o Toronto Raptors ao incrível título de 2019

Depois de uma temporada marcada por lesões, Kawhi Leonard solicitou ao San Antonio Spurs que fosse trocado. Em 18 de julho de 2018, a franquia anunciou a sua transferência e a de Danny Green para o Toronto Raptors, em troca por DeMar DeRozan e Jaköb Potl, além de uma escolha de primeira rodada no draft de 2019.

A passagem de Kawhi Leonard pelo Toronto Raptors foi curta, mas histórica. Com ele liderando o time em quadra, a franquia conquistou seu primeiro título da NBA.

A equipe canadense encerrou a temporada regular com a segunda melhor campanha do Leste. Na primeira rodada dos playoffs, eliminou o Orlando Magic por 4 a 1.

Já nas semifinais de conferência, houve um confronto inesquecível com o Philadelphia 76ers. No sétimo e decisivo jogo, um arremesso espetacular de Kawhi Leonard nos segundos finais garantiu a classificação.

 

Na final da conferência leste, o Toronto Raptors, liderado novamente por Kawhi Leonard, superou o Milwaukee Bucks, de Giannis Antetokounmpo.

E a vinda de Kawhi se mostrou ainda mais acertada quando ele se tornou o Rei do Norte levando o time ao seu primeiro título da NBA. Enquanto o Golden State Warriors sofria com lesões, os Raptors aproveitaram para fazer 4 a 2 na série. 

Leonard conquistou o seu segundo prêmio de MVP das Finais. Apenas ele, LeBron James e Kareem Abdul-Jabbar foram capazes de levar a premiação por duas franquias diferentes.

Além disso, Kawhi Leonard fez 732 pontos nos playoffs, a terceira maior marca da história, atrás apenas de LeBron James (748 em 2018) e Michael Jordan (759 em 1992).   

Infelizmente para os torcedores dos Raptors, a glória vivida com o camisa 2 durou apenas uma temporada.

Kawhi Leonard no Los Angeles Clippers

Kawhi Leonard e Paul George no Los Angeles Clippers
Nos Clippers, Kawhi Leonard forma dupla de estrelas com Paul Goerge

Ao fim da temporada 2018/2019, Kawhi Leonard se tornou free agent e com todo o status de campeão e MVP das Finais praticamente poderia escolher onde jogar. Uma das especulações era de que ele poderia se juntar a LeBron James nos Lakers. Mas foi aí que o ala surpreendeu.

Natural de Los Angeles, Kawhi decidiu voltar à sua terra natal, mas para defender os Clippers.

Ele assinou com o Los Angeles Clippers por 4 anos e US$ 142 milhões. 

E não parou por aí. O ala entrou em contato com Paul George e convenceu o também californiano a deixar o Oklahoma City Thunder.

Não faltou empolgação para Steve Ballmer, ex-CEO da Microsoft e dono do Los Angeles Clippers, na apresentação da sua nova dupla de estrelas.

 

Nos Clippers, Kawhi Leonard tem a missão de levar a franquia a um inédito título da NBA, assim como fez com o Toronto Raptors. Com grandes atuações, prêmios individuais não devem faltar. Em 2020, o ala foi eleito pela primeira vez em sua carreira o MVP do All-Star Game.

Vá além do Basquete! Confira também:

Títulos e prêmios de Kawhi Leonard

  • Bicampeão da NBA (2014 e 2019)
  • MVP das Finais da NBA (2014 e 2019)
  • 4x All-Star (2016, 2017, 2019 e 2020)
  • MVP do All-Star Game de 2020
  • 2x Melhor Jogador de Defesa da NBA (2015 e 2016)
  • 2x All-NBA First Team (2016 e 2017)
  • All-NBA Second Team (2019)
  • 3x All-NBA Defensive First Team (2015, 2016 e 2017)
  • 2x All-NBA Defensive Second Team (2014 e 2019)
  • NBA All-Rookie First Team (2012)
  • Líder em Roubos de Bola da NBA (2015)
  • Camisa 15 aposentada pelo San Diego State Aztecs

Estatísticas e números de Kawhi Leonard na NBA

  • Minutos por jogo: 31
  • Aproveitamento de arremessos de quadra: 49,1%
  • Aproveitamento de arremesso de 3 pontos: 38,1%
  • Aproveitamento em lances livres: 85,5%
  • Pontos por jogo: 18,6
  • Rebotes por jogo: 6,4
  • Assistências: 2,7
  • Tocos por jogo: 0,7
  • Roubos de bola por jogo: 1,8

Os números acima se referem às estatísticas de Kawhi Leonard na carreira. A NBA disponibiliza todas as estatísticas do ala detadalhamente

Curiosidades sobre Kawhi Leonard

  • Data de nascimento: 29 de junho de 1991
  • Local de nascimento: Los Angeles, Califórnia
  • Peso: 102,1 kg
  • Altura: 2,01 m
  • Salário: US$ 142 milhões num contrato de 4 anos com os Clippers

Com um contrato mais longo, a tendência é que Kawhi Leonard tenha uma trajetória maior em Los Angeles do que teve em Toronto. 

Você acredita que ele será capaz de dar aos Clippers o primeiro título da franquia na NBA? Deixe sua opinião nos comentários!

E aproveite para conhecer mais sobre outras estrelas da NBA:

*Última atualização em 4 de agosto de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin