Historicamente, o Brasil tem grande jogadoras de basquete e isso está voltando a ser realidade. Kamilla Cardoso foi um dos principais nomes no esporte universitário dos Estados Unidos e foi a terceira escolha geral no Draft da WNBA, escolhida pelo Chicago Sky!

Início de Kamilla Cardoso

Kamilla Cardoso nasceu em Montes Claros, em 30 de abril de 2001. É uma das principais promessas do basquete feminino brasileiro. A jogadora foi morar nos Estados Unidos para ter maior oportunidade no esporte.

No ensino médio, já chamava a atenção, com um talento bruto e seus 2,01m de altura. Kamilla jogou na Hamilton Heights Christian Academy, em Chattanooga, Tennessee. Sua carreira universitária começou na Syracuse Orange, onde ficou entre 2020 e 2021.

Para 2021/22, a brasileira se transferiu para a South Carolina, onde começou a brilhar e ganhar mais fama. Com a equipe, foi campeã da NCAA, repetindo o feito em 2024.

Kamilla Cardoso: história, títulos, Seleção Brasileira e WNBA
Kamilla Cardoso pelo South Carolina Gamecocks (Divulgação: South Carolina)

Carreira no ensino médio

Kamilla Cardoso despontou no basquete durante o Ensino Médio na Hamilton Heights Christian Academy, em Chattanooga, Tennessee. Com impressionantes médias de 24,1 pontos, 15,8 rebotes e 9,2 bloqueios por jogo, ela conquistou seu lugar no cenário nacional.

Sua excelência a levou a participar do McDonald's All-American Game e do Jordan Brand Classic. A brasileira foi classificada como uma recruta de cinco estrelas e a quinta melhor jogadora de sua classe pela ESPN

Kamilla se comprometeu a jogar basquete universitário por Syracuse, apesar das ofertas de UConn, Ohio State, Mississippi State e South Carolina. Ela foi a recruta mais bem avaliada na história do programa.

Carreira universitária: Syracuse Orange e South Carolina Gamecocks

Como caloura em Syracuse, Cardoso foi a pivô titular da equipe e teve médias de 13,6 pontos, oito rebotes e 2,7 bloqueios por jogo, tornando-se a primeira jogadora na história do programa a ganhar o prêmio de Caloura do Ano da Atlantic Coast Conference (ACC).

Ela dividiu as honras de Jogadora Defensiva do Ano da ACC com Lorela Cubaj e foi nomeada para a primeira equipe All-ACC pelo Blue Ribbon Panel.

South Carolina Gamecocks

Após a temporada, Kamilla transferiu-se para South Carolina. Como universitária, ela foi reserva de Aliyah Boston, com médias de 5,4 pontos e 5,1 rebotes por jogo, ajudando sua equipe a vencer o campeonato nacional.

Em sua terceira temporada, Kamilla Cardoso teve médias de 9,8 pontos e 8,5 rebotes por jogo vindo do banco. Ela foi nomeada Sexta Mulher do Ano da Southeastern Conference (SEC) e segunda equipe All-SEC.

Draft da WNBA 2024

Após a temporada de basquete feminino da Divisão I da NCAA de 2023/24, o draft da WNBA 2024 foi realizado em 15 de abril, sendo a 29ª seletiva na história da liga. O draft ocorreu no Brooklyn Academy of Music, em Brooklyn, Nova York, e permitiu que os fãs estivessem presentes pela primeira vez desde o draft da WNBA 2016.

Kamilla Cardoso esteve entre as opções das franquias nesta edição e uma grande expectativa estava em torno da jogadora brasileira que vem despertando o interesse global a cada partida das principais equipes da principal liga de basquete feminino do mundo.

Kamilla Cardoso foi a terceira escolha geral no draft da WNBA 2024. O Chicago Sky oficializou seu interesse pela brasileira no dia 15 de abril, transformando Kamilla na brasileira melhor colocada história de qualquer draft do basquete norte-americano, tanto masculino quanto feminino.

Kamilla Cardoso no Chicago Sky

A brasileira foi uma das estrelas do Chicago Sky em 2024, apesar de ser seu primeiro ano. Kamilla participou de 32 jogos, sendo titular em 29. A equipe não conseguiu se classificar para os playoffs, mas a pivô foi eleita para o time de calouras da WNBA 2024.

Kamilla Cardoso no Chicago Sky
Kamilla em ação pelo Chicago Sky na temporada 2024 (Iconsport)

Kamilla Cardoso na Seleção Brasileira

Além de seu sucesso no basquete universitário, Kamilla Cardoso também brilhou representando o Brasil internacionalmente. Participou da Copa América de Basquetebol Feminino de 2021, contribuindo com sólidas médias de 9,9 pontos e oito rebotes por jogo, o que ajudou a equipe a conquistar a medalha de bronze.

Cardoso conquistou uma medalha de ouro e recebeu honras de MVP no Campeonato Sul-Americano de Basquete de 2022 na Argentina. Ela teve médias de 14,8 pontos, 11,4 rebotes e 2,6 bloqueios por jogo no torneio. Seus feitos culminaram com a conquista do Campeonato Sul-Americano de Basquete de 2022.

No ano seguinte, liderou o Brasil à vitória na Copa América de 2023, no México, sendo novamente premiada como MVP após uma performance espetacular na final contra os Estados Unidos, registrando 20 pontos e 11 rebotes em uma vitória por 69–58.

Títulos

  • FIBA AmeriCup: bronze 2021
  • FIBA AmeriCup: ouro 2023
  • Campeonato Sul-Americano: ouro 2022

Premiações e destaques da carreira

  • WNBA All-Rookie team (2024)
  • Campeã do NCAA (2022 e 2024)
  • Jogadora Defensiva do Ano pela WBCA (2024)
  • Segunda-Equipe All-Americana pela AP (2024)
  • Primeira-Equipe All-Americana pela USBWA (2024)
  • Jogadora Defensiva do Ano da SEC (2024)
  • Primeira-Equipe All-SEC (2024)
  • Sexta Mulher do Ano da SEC (2023)
  • Segunda-Equipe All-SEC (2023)
  • Primeira-Equipe All-ACC – Mídia (2021)
  • Segunda-Equipe All-ACC – Treinadores (2021)
  • Co-Jogadora Defensiva do Ano da ACC (2021)
  • Caloura do Ano da ACC – Mídia (2021)
  • Time Defensivo da ACC (2021)
  • Time de Calouras da ACC (2021)
  • McDonald's All-American (2020)
  • MVP da FIBA AmeriCup (2023)
  • MVP do Campeonato Sul-Americano (2022)

Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além? Confira aqui no Esportelândia: