Historicamente, o Brasil tem grande jogadoras de basquete e isso está voltando a ser realidade. Kamilla Cardoso foi um dos principais nomes no esporte universitário dos Estados Unidos e foi a terceira escolha geral no Draft da WNBA, escolhida pelo Chicago Sky!
Início de Kamilla Cardoso
Kamilla Cardoso nasceu em Montes Claros, em 30 de abril de 2001. É uma das principais promessas do basquete feminino brasileiro. A jogadora foi morar nos Estados Unidos para ter maior oportunidade no esporte.
No ensino médio, já chamava a atenção, com um talento bruto e seus 2,01m de altura. Kamilla jogou na Hamilton Heights Christian Academy, em Chattanooga, Tennessee. Sua carreira universitária começou na Syracuse Orange, onde ficou entre 2020 e 2021.
Para 2021/22, a brasileira se transferiu para a South Carolina, onde começou a brilhar e ganhar mais fama. Com a equipe, foi campeã da NCAA, repetindo o feito em 2024.
Carreira no ensino médio
Kamilla Cardoso despontou no basquete durante o Ensino Médio na Hamilton Heights Christian Academy, em Chattanooga, Tennessee. Com impressionantes médias de 24,1 pontos, 15,8 rebotes e 9,2 bloqueios por jogo, ela conquistou seu lugar no cenário nacional.
Sua excelência a levou a participar do McDonald's All-American Game e do Jordan Brand Classic. A brasileira foi classificada como uma recruta de cinco estrelas e a quinta melhor jogadora de sua classe pela ESPN
Kamilla se comprometeu a jogar basquete universitário por Syracuse, apesar das ofertas de UConn, Ohio State, Mississippi State e South Carolina. Ela foi a recruta mais bem avaliada na história do programa.
Carreira universitária: Syracuse Orange e South Carolina Gamecocks
Como caloura em Syracuse, Cardoso foi a pivô titular da equipe e teve médias de 13,6 pontos, oito rebotes e 2,7 bloqueios por jogo, tornando-se a primeira jogadora na história do programa a ganhar o prêmio de Caloura do Ano da Atlantic Coast Conference (ACC).
Ela dividiu as honras de Jogadora Defensiva do Ano da ACC com Lorela Cubaj e foi nomeada para a primeira equipe All-ACC pelo Blue Ribbon Panel.
South Carolina Gamecocks
Após a temporada, Kamilla transferiu-se para South Carolina. Como universitária, ela foi reserva de Aliyah Boston, com médias de 5,4 pontos e 5,1 rebotes por jogo, ajudando sua equipe a vencer o campeonato nacional.
Em sua terceira temporada, Kamilla Cardoso teve médias de 9,8 pontos e 8,5 rebotes por jogo vindo do banco. Ela foi nomeada Sexta Mulher do Ano da Southeastern Conference (SEC) e segunda equipe All-SEC.
Draft da WNBA 2024
Após a temporada de basquete feminino da Divisão I da NCAA de 2023/24, o draft da WNBA 2024 foi realizado em 15 de abril, sendo a 29ª seletiva na história da liga. O draft ocorreu no Brooklyn Academy of Music, em Brooklyn, Nova York, e permitiu que os fãs estivessem presentes pela primeira vez desde o draft da WNBA 2016.
Kamilla Cardoso esteve entre as opções das franquias nesta edição e uma grande expectativa estava em torno da jogadora brasileira que vem despertando o interesse global a cada partida das principais equipes da principal liga de basquete feminino do mundo.
Kamilla Cardoso foi a terceira escolha geral no draft da WNBA 2024. O Chicago Sky oficializou seu interesse pela brasileira no dia 15 de abril, transformando Kamilla na brasileira melhor colocada história de qualquer draft do basquete norte-americano, tanto masculino quanto feminino.
Kamilla Cardoso no Chicago Sky
A brasileira foi uma das estrelas do Chicago Sky em 2024, apesar de ser seu primeiro ano. Kamilla participou de 32 jogos, sendo titular em 29. A equipe não conseguiu se classificar para os playoffs, mas a pivô foi eleita para o time de calouras da WNBA 2024.
Kamilla Cardoso na Seleção Brasileira
Além de seu sucesso no basquete universitário, Kamilla Cardoso também brilhou representando o Brasil internacionalmente. Participou da Copa América de Basquetebol Feminino de 2021, contribuindo com sólidas médias de 9,9 pontos e oito rebotes por jogo, o que ajudou a equipe a conquistar a medalha de bronze.
Cardoso conquistou uma medalha de ouro e recebeu honras de MVP no Campeonato Sul-Americano de Basquete de 2022 na Argentina. Ela teve médias de 14,8 pontos, 11,4 rebotes e 2,6 bloqueios por jogo no torneio. Seus feitos culminaram com a conquista do Campeonato Sul-Americano de Basquete de 2022.
No ano seguinte, liderou o Brasil à vitória na Copa América de 2023, no México, sendo novamente premiada como MVP após uma performance espetacular na final contra os Estados Unidos, registrando 20 pontos e 11 rebotes em uma vitória por 69–58.
Títulos
- FIBA AmeriCup: bronze 2021
- FIBA AmeriCup: ouro 2023
- Campeonato Sul-Americano: ouro 2022
Premiações e destaques da carreira
- WNBA All-Rookie team (2024)
- Campeã do NCAA (2022 e 2024)
- Jogadora Defensiva do Ano pela WBCA (2024)
- Segunda-Equipe All-Americana pela AP (2024)
- Primeira-Equipe All-Americana pela USBWA (2024)
- Jogadora Defensiva do Ano da SEC (2024)
- Primeira-Equipe All-SEC (2024)
- Sexta Mulher do Ano da SEC (2023)
- Segunda-Equipe All-SEC (2023)
- Primeira-Equipe All-ACC – Mídia (2021)
- Segunda-Equipe All-ACC – Treinadores (2021)
- Co-Jogadora Defensiva do Ano da ACC (2021)
- Caloura do Ano da ACC – Mídia (2021)
- Time Defensivo da ACC (2021)
- Time de Calouras da ACC (2021)
- McDonald's All-American (2020)
- MVP da FIBA AmeriCup (2023)
- MVP do Campeonato Sul-Americano (2022)
Ver essa foto no Instagram
Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além? Confira aqui no Esportelândia:
- Tudo sobre WNBA: história, equipes, regras, draft e campeões
- Como funciona o Draft da NBA: história, regras, trocas e melhores drafts
- Maiores salários da NBA: os 20 jogadores mais bem pagos
- Recordes da NBA: as marcas históricas de jogadores e times
- 20 maiores jogadores de basquete de todos os tempos [2024]