Conheça os detalhes e a trajetória de Jrue Holiday, um dos pilares defensivos do Boston Celtics na NBA. Saiba mais sobre sua vida, história, carreira escolar e universitária, além de sua carreira na NBA, títulos e premiações.
No Esportelândia, o torcedor encontra todas as informações sobre o camisa número quatro do Celtics, desde seus primeiros passos no basquete até sua consolidação como um dos melhores defensores da liga.
Acompanhe seu impacto no time, conquistas e momentos marcantes que definem sua carreira.
Jrue Holiday: highlights
História: Jrue Holiday
Jrue Randall Holiday, nascido em 12 de junho de 1990, em Los Angeles. Jrue Holiday atualmente é um dos destaques do Boston Celtics na temporada 2023/24.
Holiday jogou basquete universitário por uma temporada no UCLA Bruins antes de ser selecionado pelo Philadelphia 76ers como a 17ª escolha geral no draft da NBA de 2009.
Ensino médio e universitário
Jrue Holiday é filho de Shawn e Toya Holiday. Seus pais jogaram basquete universitário na Arizona State, onde Toya foi eleita a Jogadora do Ano do Pac-10 em 1982.
Jrue estudou na Campbell Hall School em Studio City, Califórnia. Em sua última temporada escolar, ele teve médias de 25,9 pontos, 11,2 rebotes, 6,9 assistências e 4,8 roubos de bola por jogo. Sua equipe alcançou um recorde de 31–5 e conquistou o título estadual da Divisão IV da Califórnia.
Holiday foi classificado como o melhor armador e o segundo melhor jogador da classe de 2008 pela Rivals.com. Ele foi eleito o Jogador Nacional Gatorade do Ano em 2008 e um All-American pela Revista Parade.
Ver essa foto no Instagram
Ele também participou do McDonald's All-American Game, onde registrou 14 pontos, 5 rebotes, 3 assistências e 5 roubos de bola.
Na temporada de 2008-09, Holiday jogou ao lado de outro futuro jogador da NBA, Darren Collison, no UCLA Bruins. Em 35 jogos, ele teve médias de 8,5 pontos, 3,8 rebotes, 3,7 assistências e 1,6 roubos de bola em 27,1 minutos por partida.
Ele foi selecionado para a Equipe de Novatos do Pac-10. Holiday marcou 20 pontos em apenas 19 minutos de jogo contra Florida International e registrou 13 pontos e seis assistências na vitória sobre Virginia Commonwealth na primeira rodada do Torneio da NCAA.
Após sua primeira temporada em UCLA, ele se declarou para o draft da NBA, renunciando aos três anos finais de elegibilidade universitária.
Entrada na NBA
Philadelphia 76ers
Holiday foi escolhido pelo Philadelphia 76ers como a 17ª escolha geral no draft da NBA de 2009.
Ele teve vários destaques ao longo de sua carreira no 76ers, incluindo marcar 35 pontos em um jogo contra o New York Knicks em janeiro de 2013, o que foi seu recorde pessoal. Holiday também registrou dois triplos-duplos durante sua passagem pelo 76ers.
Além disso, em 2013, aos 22 anos, foi selecionado para a equipe All-Star da Conferência Leste, tornando-se o jogador mais jovem na história da franquia a conquistar essa honra.
New Orleans Pelicans
Em 2013, Jrue Holiday foi trocado para o New Orleans Pelicans. Sua temporada de estreia foi interrompida por uma cirurgia na tíbia direita. Ele teve alguns problemas de lesão ao longo de sua carreira, mas ainda teve desempenhos notáveis, como marcar 33 pontos e 10 assistências contra o Cleveland Cavaliers em 2017.
Holiday renovou seu contrato em 2017 e desde então continuou a ser uma peça-chave para os Pelicans, com performances destacadas, incluindo jogos com 34 e 37 pontos contra o Toronto Raptors e o Philadelphia 76ers, respectivamente.
Ele também teve uma forte atuação nos playoffs de 2018, com 41 pontos em um jogo contra o Portland Trail Blazers. Em 2020, registrou 37 pontos, nove rebotes e oito assistências em uma vitória sobre o Minnesota Timberwolves.
Milwaukee Bucks
Em novembro de 2020, Jrue Holiday foi trocado para o Milwaukee Bucks em uma negociação envolvendo quatro equipes.
Em abril de 2021, ele assinou uma extensão de contrato de quatro anos no valor de US$ 160 milhões com os Bucks. Na temporada, teve média de 1,6 roubos de bola, ficando entre os cinco melhores da liga.
Durante os playoffs de 2021, Holiday teve várias atuações impressionantes, incluindo um jogo onde registrou 27 pontos, nove rebotes e nove assistências nas finais da conferência contra o Atlanta Hawks.
Ele foi fundamental na vitória dos Bucks nas finais da NBA, contribuindo com 27 pontos e 13 assistências no Jogo 5 e 12 pontos, 9 rebotes e 11 assistências no Jogo 6, ajudando a equipe a conquistar o título.
Em dezembro de 2021, Holiday marcou 40 pontos contra seu ex-time, o New Orleans Pelicans. Durante a temporada de 2022, ele teve várias atuações notáveis, incluindo um jogo com 35 pontos e 11 assistências e outro com 37 pontos.
Em janeiro de 2023, Holiday foi nomeado Jogador da Semana da Conferência Leste e selecionado para o All-Star Game pela primeira vez em 10 temporadas.
Em fevereiro, marcou 40 pontos, seu recorde pessoal, durante uma vitória contra o Boston Celtics.
Boston Celtics
Em setembro de 2023, Jrue Holiday foi parte de uma negociação complexa envolvendo várias equipes da NBA. Inicialmente, ele foi negociado para o Portland Trail Blazers juntamente com outros jogadores e uma escolha de primeira rodada do draft de 2029.
No entanto, apenas quatro dias depois, Holiday foi novamente negociado, desta vez para o Boston Celtics, em troca de Robert Williams III, Malcolm Brogdon e duas futuras escolhas de primeira rodada do draft.
No Boston Celtics, Jrue Holiday é um dos destaques defensivos da franquia, ao lado de Derrick White, a dupla forma a segunda melhor defesa da franquia na temporada 2023/24, com uma média de 110,5 pontos sofridos por jogo.
Com a sua ajuda, a franquia se tornou a maior campeã da NBA. Nas Finais de 2024, contra o Dallas Maverics, Jrue ficou em quadra por 43 minutos, com 15 pontos, quatro assistências e 11 rebotes.
Jrue Holiday: vida pessoal
Jrue Holiday vem de uma família com forte presença no mundo do esporte, com seus irmãos Justin e Aaron também jogando na NBA, enquanto sua irmã mais nova, Lauren, era uma jogadora de basquete universitário na UCLA.
Em 2013, Holiday se casou com a ex-meio-campista da Seleção de Futebol Feminino dos Estados Unidos, Lauren Cheney. O casal se conheceu durante um jogo de basquete da UCLA, onde Holiday estudou por uma temporada.
Depois de se tornarem amigos, começaram a namorar e, desde então, organizam clínicas esportivas conjuntas na universidade.
Ver essa foto no Instagram
Em 2016, Holiday tirou uma licença dos Pelicans para cuidar de sua esposa, que foi diagnosticada com um tumor cerebral. Sua esposa passou por uma cirurgia cerebral pouco depois de dar à luz ao filho do casal, Jrue Tyler Holiday.
Holiday é um cristão devoto e atribui sua fé em Jesus Cristo como fonte de força em momentos difíceis. Ele e sua esposa Lauren tiveram seu segundo filho, um menino chamado Hendricks, no final de 2020.
Títulos e prêmios
Título
- Campeão da NBA: 2021 (Milwaukee Bucks) e 2024 (Boston Celtics)
- Medalha de ouro olímpica: 2020
Prêmios
- 3 vezes Companheiro de Equipe do Ano da NBA: 2020, 2022, 2023
- Prêmio de Espírito Esportivo da NBA: 2021
- Seleções para o Jogo das Estrelas da NBA:
- 2 vezes All-Star da NBA: 2013, 2023
- 6 vezes Seleção para o Time Defensivo da NBA:
- Primeiro Time: 2018, 2021, 2023
- Segundo Time: 2019, 2022, 2024
Saiba mais sobre o Boston Celtics:
- Boston Celtics: elenco, resultados, estatísticas e história
- Maiores jogadores do Boston Celtics: top 10 da história
- Jayson Tatum: biografia, números e recordes na NBA
- Jaylen Brown: história, NBA, ativismo e prêmios
- Kristaps Porziņģis: história, NBA e vida pessoal
- Derrick White: história, NBA e prêmios