Campeão da NBA em 2023, Jamal Murray atua na liga desde 2016. Jogando pelo Denver Nuggets, o canadense foi destaque ao lado de Nikola Jokić.
O jogador também virou um grande símbolo de recuperação, após retornar de grave lesão e conquistar o Campeonato. Esteve entre os melhores da última temporada da NBA.
Biografia de Jamal Murray
Nascido em Ontário, no Canadá, no dia 23 de fevereiro de 1997, Murray mostrou gosto pelo basquete desde cedo.
Com apenas três anos, já jogava por horas. Com seis anos, disputou em uma liga para crianças de 10 anos. Mais tarde, por volta dos 12 anos, jogava contra alunos do ensino médio e faculdade.
No ensino médio, conseguiu se destacar ainda mais e foi eleito MVP em algumas competições que sua escola participou.
Na faculdade, escolheu atuar pela University of Kentucky, mas só ficou por uma temporada. Em 2016, se declarou elegível para o Draft da NBA, sendo selecionado pelo Denver Nuggets, onde está desde então.
Estatísticas de Jamal Murray
Apesar de ter chegado na NBA na temporada de 2016/17, o jogador só tem seis temporadas na liga.
Em 2021/22, não conseguiu participar de nenhuma partida, por conta da lesão que teve no joelho. Só que mesmo só retornando em 2022/23, as estatísticas de Murray ficaram na média.
No entanto, apenas a média de assistências por temporada foi a sua maior na carreira, chegando em 6,2 em 2022/23.
E a única que foi a pior nos seus anos na NBA foi a média de bloqueios por jogo, sendo apenas 0,2. Todas as outras estatísticas ficaram próximos aos melhores números que teve em sua carreira.
Recordes de Jamal Murray
Jamal Murray está começando a se destacar nos recordes do Denver Nuggets. Ele é o 10º maior pontuador em temporada regular da equipe antes do início da temporada 2023/24 e pode ultrapassar alguns jogadores à sua frente.
Murray já é o jogador com mais bolas de três pontos na história dos Nuggets, com 845 acertos.
Durante os playoffs que levaram o Nuggets ao seu primeiro título, Murray também fez história na NBA.
Ele se tornou o terceiro jogador a registrar mais de 10 assistências em três jogos consecutivos das Finais, sendo o primeiro a conseguir isso em suas três primeiras partidas da série.
Prêmios e títulos de Jamal Murray
Campeão da NBA em 2023, Jamal Murray conquistou seu primeiro campeonato na NBA em sua primeira final, sendo um dos protagonistas do time. Apesar de ter tido um grande desempenho nos playoffs, o jogador nunca foi selecionado para o time da temporada.
Assim como nunca participou de um All-Star Game. Mas um sua primeira temporada, esteve no NBA All-Rookie Second Team.
Salário de Jamal Murray
Com um contrato de cinco anos assinado para começar em 2020/21 no valor de 158 milhões de dólares. Para a nova temporada, Murray vai receber 33,8 milhões de dólares. Na cotação atual, a quantia equivale a um pouco mais de R$ 164 milhões.
No seu último ano, o seu salário será de 36 milhões de dólares. O que também é o último ano do contrato com o Denver Nuggets.
Curiosidades de Jamal Murray
Murray aprendeu a tocar alto saxofone por volta dos 13 anos. O jogador também sabe tocar piano e quer aprender a tocar violino. Além disso, quando criança, seu pai o ensinou a meditar, algo que já chegou a fazer entre jogo.
Qual foi a lesão de Jamal Murray?
O jogador rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho. Uma lesão séria que costuma manter jogadores afastados do esporte por cerca de um ano. Em alguns casos, a recuperação pode ser mais rápida ou mais demorada. Murray ficou 539 dias longe das quadras e quando voltou, fez uma boa temporada, além de ter sido um dos protagonistas nas Finais de 2023, conquistando o título.
Qual a altura de Jamal Murray?
Murray tem 1,93 metros de altura.
Quanto calça Jamal Murray?
O tamanho nos Estados Unidos é 14, no Brasil essa numeração equivale ao tamanho 46.
Qual a posição de Jamal Murray?
O atleta joga como armador.
Qual a camisa de Jamal Murray?
Jamal usa o número 27 no Denver Nuggets.
Estilo de jogo de Jamal Murray
O canadense já foi comparada a Stephen Curry por alguns analistas e técnicos. Com vários arremessos de três pontos durantes as partidas, a sua porcentagem de acerto em toda a carreira é de 39,8%. Sua melhor temporada foi logo antes de se lesionar, chegando aos 40,8%.
Além dos bons arremessos, o jogador voltou ajudando mais a equipe em outros fundamentos.
Como exemplo, a quantidade de assistências que Murray deu durante a temporada e playoffs. Antes da lesão, sua média era de 3,8 por partida.
Depois de voltar, antes da temporada 2023/24, a média subiu para 4,2 ao ficar com 6,2 em 2022/23.
Legado de Jamal Murray e influência na NBA
Murray fez história nas Finais da NBA, conquistando diversos recordes e marcar históricas com o time. Seu legado maior é exatamente no Denver Nuggets, por ter se destacando tanto na campanha que trouxe o primeiro campeonato para a franquia.
Conheça mais de sobre a NBA:
- Tudo sobre o Denver Nuggets [2024]: história, recordes e elenco
- Tudo sobre Nikola Jokić – Estatísticas, salário, prêmios e recordes [2024]
- LeBron James [2024]: biografia, títulos, estatísticas e recordes