Conheça a história do Greek Freak! Estatísticas, curiosidades, prêmio de MVP e tudo sobre a carreira de Giannis Antetokounmpo

Da segunda divisão da Grécia para o mundo. Prazer, Giannis Antetokounmpo!

O ala-pivô do Milwaukee Bucks é um dos melhores jogadores de basquete da atualidade. Se você acompanha a NBA, com certeza já vibrou com jogadas incríveis deste jogador.

Que tal ficar por dentro da história e das principais curiosidades do Greek Freak? Aqui você encontrará informações e estatísticas da carreira do atleta.

Confira, a seguir, o guia completo sobre Giannis Antetokounmpo. Biografia, prêmios, números, recordes, fatos interessantes e muito mais! Segue o fio.

Quem é Giannis Antetokounmpo?

Quem é Giannis Antetokounmpo
Antetokounmpo é ala do Milwaukee Bucks

Giannis Antetokounmpo é jogador de basquete do Milwaukee Bucks, equipe norte-americana que disputa a conferência leste da NBA.

Ele nasceu em Atenas, capital da Grécia, no dia 6 de dezembro de 1994, tendo começado a carreira na equipe local Filathlitikos.

O jogador atua na função de ala, podendo ser escalado tanto na posição 3 quanto 4. Seu jogo é marcado por velocidade, técnica, explosão muscular e controle de bola.

Por suas atribuições físicas, Antetokounmpo recebeu o apelido de Greek Freak. Além da titularidade incontestável no Bucks, Giannis também é peça central da seleção grega.

Como Giannis Antetokounmpo começou no basquete?

Como Giannis Antetokounmpo começou no basquete
Giannis começou a carreira no Filathlitikos, da Grécia

Giannis Antetokounmpo iniciou a carreira nas categorias de base do Filathlitikos, da Grécia. A equipe mudou de nome e se chama atualmente EFAO Zografou B.C.

Sua primeira temporada na equipe principal do Filathlitikos foi em 2011-12, atuando pela terceira divisão nacional.

Em 2012-13, Giannis ajudou o time a subir e disputou a segunda divisão grega. O jogador recebeu propostas de outros clubes europeus, mas decidiu se eleger para o draft da NBA.

Quando Giannis Antetokounmpo chegou à NBA?

Quando Giannis Antetokounmpo chegou à NBA
O gigante grego chegou à NBA em 2013

Em abril de 2013, Giannis Antetokounmpo tornou-se elegível para o draft daquele ano. O ala foi escolhido pelo Milwaukee Bucks na 15ª posição geral.

A estreia do grego na NBA aconteceu em outubro de 2013. Com 18 anos e 311 dias, ele se tornou o 16º jogador mais jovem a realizar uma partida da liga norte-americana.

A primeira temporada de Giannis foi discreta. Na segunda, Greek Freak conseguiu mais minutos em quadra e terminou a temporada regular com média de 12.7 pontos.

Foi em 2016-17, entretanto, que Antetokounmpo mostrou o seu cartão de visitas ao mundo, recebendo o prêmio de Most Improved Player (MIP) da NBA. A honraria é dada ao atleta que mais se desenvolveu na liga.

Nas edições seguintes, Giannis tornou-se imparável e cravou o seu lugar no hall de melhores jogadores de basquete da atualidade. Não à toa, conduziu o Milwaukee Bucks às finais da conferência Leste em 2018-19. Isso não acontecia desde 2000-01.

Em 2019, também, Antetokounmpo recebeu a maior premiação individual da NBA: o título de Most Valuable Player (MVP) da temporada.

Times de Giannis Antetokounmpo na carreira

  • Filathlitikos: 2012-2013
  • Milwaukee Bucks: desde 2013

Temporadas de Giannis Antetokounmpo na NBA

AnoTimePosição
2013-14Milwaukee Bucks 15º do Leste
2014-15Milwaukee Bucks Quartas de final do Leste
2015-16Milwaukee Bucks 12º do Leste
2016-17Milwaukee BucksQuartas de final do Leste
2017-18Milwaukee BucksQuartas de final do Leste
2018-19Milwaukee Bucks Final do Leste

É apaixonado por basquete? Então confira outros textos sobre a bola laranja:

Qual o salário de Giannis Antetokounmpo?

Qual o salário de Giannis Antetokounmpo
Antetokounmpo é um dos atletas mais bem pagos da liga

O contrato atual de Giannis Antetokounmpo é de U$ 103,2 milhões por quatro anos, ou seja, algo em torno de R$ 418 milhões em conversão atual.

De acordo com levantamento realizado pela Forbes, ele é o nono atleta mais bem pago da temporada 2019-20.

Estão acima de Antetokounmpo apenas: LeBron James, Stephen Curry, Kevin Durant, Russell Westbrook, James Harden, Kyrie Irving, Klay Thompson e Chris Paul.

Estatísticas de Giannis Antetokounmpo

AnoPontosAssistsRebotes
2013-146.81.94.4
2014-1512.72.66.7
2015-1616.94.37.7
2016-1722.95.48.7
2017-1826.94.810.0
2018-1927.75.912.5

OBS: os dados envolvem apenas partidas de temporada regular.

Recordes de Giannis Antetokounmpo

  • MVP da temporada regular da NBA (2019)
  • 3x All-Star da NBA (2017 a 2019)
  • Jogador da seleção ideal da NBA (2019)
  • Jogador da seleção defensiva ideal da NBA (2019)
  • Euroscar – melhor jogador europeu da temporada (2018)
  • MIP da NBA (2017)

Giannis Antetokounmpo na seleção grega

Giannis Antetokounmpo na seleção grega
Conheça os principais feitos do atleta na seleção grega

Giannis Antetokounmpo já disputou dois grandes torneios pela seleção da Grécia de basquetebol: Copa do Mundo de Basquete (2014) e EuroBasket (2015).

No Mundial, o ala disputou seis jogos e foi eliminado nas oitavas de final pela Croácia. No campeonato europeu, entrou em quadra oito vezes e atingiu as quartas de final.

Antetokounmpo será o grande nome da Grécia para as últimas eliminatórias dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O qualificatório acontece em junho de 2020.

Biografia de Giannis Antetokounmpo

biografia Giannis Antetokounmpo
Craque grego é filho de imigrantes nigerianos

Giannis Antetokounmpo é filho de imigrantes nigerianos, embora tenha nascido na Grécia. Seus pais abandonaram a cidade de Lagos e foram viver na Europa.

O jogador não conseguiu cidadania grega ao nascer. Isso aconteceu graças às questões burocráticas locais. Até os 18 anos, Giannis foi considerado um cidadão sem nacionalidade.

Antetokounmpo cresceu no bairro de Sepolia, localizado em Atenas. Ele ajudou os seus pais durante muito tempo vendendo relógios, óculos, bolsas e outros produtos nas ruas.

Em 2007, Greek Freak finalmente começou a jogar basquete, profissão que mudaria a sua vida para sempre.

Irmãos do Giannis Antetokounmpo

Conheça os irmãos Antetokounmpo
Conheça os irmãos Antetokounmpo!

Você sabia que a família Antetokounmpo é forte no basquete? Além de Giannis, outros três irmãos do ala-pivô atuam na NBA.

Thanasis Antetokounmpo, de 27 anos, também pertence ao Milwaukee Bucks. O jogador, entretanto, está defendendo o Wisconsin Herd na liga de desenvolvimento da NBA.

Já Kostas Antetokounmpo, de 22 anos, foi draftado pelo Dallas Mavericks em 2018. Em 2019, se transferiu para o Los Angeles Lakers.

Existe ainda um terceiro integrante. Alexis Antetokounmpo, o mais novo da família, está no high school e também pretende seguir os passos dos irmãos mais velhos.

Camisa do Milwaukee Bucks

Que tal sair por aí usando uma camiseta casual do Milwaukee Bucks? É uma ótima maneira de mostrar o seu amor pela franquia norte-americana! Se liga nessa sugestão:

camiseta Milwaukee Bucks

Para comprar a camiseta do Milwaukee Bucks, use este link!

O que você achou deste texto sobre Giannis Antetokounmpo? Deixe sua opinião nos comentários! Fique à vontade para sugerir outras pautas também.

Agora que você sabe tudo sobre o Greek Freak, que tal conferir a história e as estatísticas de outros craques do basquetebol? Pode escolher:

* Última atualização em 06/01/2020

Ficha Técnica
Título
Giannis Antetokounmpo: biografia, números e recordes na NBA
Resumo
Conheça a história do Greek Freak! Estatísticas, curiosidades, prêmio de MVP e tudo sobre a carreira de Giannis Antetokounmpo
Autor

Comentários

Salvar