Felipe Ruivo atua pelo Pinheiros, no NBB, na posição de armador. Ruivo tem 1.88m de altura e pesa 86kg.

O atleta, de 25 anos, é natural de Campinas, São Paulo. Saiba mais sobre Felipe Ruivo, sua história e estatísticas.

Felipe Ruivo – História no basquete

Desde os 10 anos, Ruivo tem um rotina de treinos bem rigorosa. Isso porque seu pai, Lauro, foi atleta profissional de basquete e treinador também.

Após ficar quatro anos no Santos, resolveu ir para São Paulo e, aos 16 anos, chegou ao Pinheiros.

Pinheiros

Felipe Ruivo começou no Pinheiros na temporada 2016/17. Em sua terceira temporada pela equipe, disputou seis jogos, com 42 pontos marcados.

O armador disputou os seis jogos das quartas de final do NBB, diante do Botafogo. Teve maior destaque na terceira partida, quando marcou 13 pontos e deu mais duas assistências.

Conquistou o Sul-Americano Sub-21 de Basquete, contra a Argentina, e na casa do rival.

Aos 20 anos, Felipe Ruivo foi um dos destaques do Pinheiros na final do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2018. Inclusive, foi o MVP da final.

Paulistano

A temporada 2019/20 de Felipe Ruivo foi pelo Paulistano, com 15 jogos e 63 pontos. Além das 37 assistências.

Enfrentando novamente o Botafogo, marcou 10 pontos, sendo sua partida com maior pontuação na temporada. Seguido do jogo contra o São Paulo, em que anotou nove pontos e deu uma assistência.

Seguindo no Paulistano, Felipe Ruivo aumentou seus números de forma bastante expressiva na temporada seguinte. Em 34 jogos, foram 414 pontos, se destacando também nas assistências.

Logo em seu primeiro jogo, contra o Brasília, marcou 23 pontos e distribuiu quatro assistências. Ultrapassou a marca dos 20 pontos em mais três partidas naquela temporada.

Assim, a primeira foi contra o Fortaleza BC, com 21 pontos e mais cinco assistências. Mais a frente, marcou o mesmo número de pontos contra o Bauru, completando com mais duas assistências. Por fim, mais 21 pontos contra o São Paulo e quatro passes.

A terceira temporada pelo Paulistano foi com 35 jogos e 316 pontos marcados. A primeira partida contou com 16 pontos de Felipe Ruivo e cinco assistências.

Já no duelo contra o Franca chegou a marca de 20 pontos em uma só partida. Além de ter dado mais quatro passes.

Felipe teve médias de 15,6 pontos, quatro assistências e 1.6 roubos de bola.

Pinheiros

Felipe Ruivo voltou ao Pinheiros na temporada 2022/23, com 39 jogos e 401 pontos. Ganhou destaque logo no quarto jogo, ao marcar 18 pontos e dar oito assistências em partida contra o São Paulo.

Mais a frente, foram 20 pontos e quatro passes contra o Caxias do Sul. E a partida em que mais marcou pontos teve o São Paulo como adversário novamente. Pelo segundo jogo das quartas de final, marcou 24 pontos, tendo distribuído 10 passes.

Na temporada atual, já são mais de 100 pontos pelo Pinheiros. E um jogo de destaque foi contra o Botafogo, com 16 pontos e seis assistências de Felipe Ruivo.

Seleção Brasileira

Conquistou o bicampeonato Sul-Americano Sub-21 e um 3° lugar na Copa América Sub-18.

Estatísticas de Felipe Ruivo

Felipe Ruivo – Títulos e recordes

Títulos

Pinheiros

  • Liga de Desenvolvimento de Basquete – LDB (Sub-22) – 2018 e 2019.

Seleção Brasileira

  • Sul-Americano (Sub-21) – 2018
  • Copa América (Sub-18): 3º lugar – 2018
  • Jogos Pan-Americanos – 2023

Recordes

  • Máximo de assistências em uma partida: 20 (contra Cerrado, 22 de janeiro de 2024);
  • Máximo de pontos em uma partida: 24 (contra São Paulo, 1º de maio de 2023);
  • Máximo de rebotes em uma partida: 8 (2 partidas).

Curiosidades sobre Felipe Ruivo

Para a partida pelo Sul-Americano Sub-21 de Basquete, o time brasileiro teve o direito de escolher uma música na entrada em quadra.

A música escolhida foi um funk, “Tapa no Vento”, de Dynho Alves e MC Tubarão.

Em 2015, Felipe Ruivo disputou um training camp para jogadores internacionais da NBA. E um de seus adversários foi Thon Maker, que se destacou pelo Milwaukee Bucks.

Em 2016, o Brasil disputou a Copa América Sub-18, com Ruivo entre os convocados. Com isso, teve contato com grandes nomes do basquete, como Trae Young e Markelle Fultz.

Além de seu pai, seu irmão, Guilherme Ruivo, também escolheu seguir no basquete.

Ruivo é fã de Kobe Bryant, que morreu em 2020.

Veja também: Calendário NBB: veja todos os jogos