Conheça a trajetória, todas as informações, a história do armador argentino que vem se destacando com a camisa do Unifacisa, Facundo Corvalán. Veja também as estatísticas do jogador.

Facundo Corvalan – Highlights

Facundo Corvalán – História

Facundo Corvalán, armador que defende as cores do Unifacisa, nasceu em 10 de setembro de 1998, em Buenos Aires, na Argentina. O jogador tem 25 anos, mede 1,88 metros de altura e atualmente pesa 83 kg.

Corvalán começou a praticar basquete no clube Los Indios de sua cidade natal, Junín. Em 2013, ele se juntou às divisões de base do Ciclista Juninense, estreando com sua camiseta na Liga Nacional de Basquete – a principal categoria do basquete argentino – no ano seguinte.

Bahía Basket

Em 2015, ele firmou contrato com o Bahía Basket. Atuando neste clube, ele alternou entre a Liga de Desenvolvimento e a Liga Nacional de Basquete, demonstrando uma evolução significativa em seu jogo. Durante sua última temporada com o Bahía, ele obteve médias de 14,4 pontos, 3,8 assistências e 1,7 rebotes por jogo.

Basquete Europeu

Com mais de 205 jogos em competições nacionais e internacionais, em agosto de 2019 ele deu seu primeiro passo na Europa quando foi contratado oficialmente pelo Real Betis Baloncesto da Liga ACB.

No entanto, o clube andaluz o emprestou ao Real Canoe Natación Club, uma equipe da Liga LEB Oro.

Facundo Corlaván - História e estatísticas
Real Canoé

O armador encerrou a temporada 2019-20 com médias de 6,5 pontos e 1,3 rebotes em quase dezessete minutos jogados em média por partida. Em 30 de julho de 2020, ele se juntou ao CB Peñas Huesca, o que lhe permitiu jogar mais uma temporada na Liga LEB Oro.

Minas

Um ano depois, ele saiu da Espanha e veio para o Brasil, onde foi contratado pelo Minas Tênis Clube para jogar no NBB. No Minas, Corvalán ganhou o título da Copa Super 8 de 2022. Depois da temporada, ele assinou com o Unifacisa.

Unifacisa

Após bom destaque no Minas, Corvalán foi então contratado pelo Unifacisa, na temporada 2022/23, o argentino entrou em quadra 34 vezes, anotando uma média de 9,5 pontos, 1,6 assistências e 1,9 rebotes.

Na atual temporada, Corvalan é o destaque do Unifacisa, ajudando inclusive o time a chegar na decisão da Copa Super 8, podendo vence pela segunda vez. No entanto, ficou com o vice-campeonato perdendo para o Flamengo.

Argentina

Corvalán competiu em vários torneios com as seleções juvenis de basquete da Argentina. Em 2014, ele integrou a equipe que representou a Argentina no Torneio Internacional TBF Sub-16 na Turquia.

No ano seguinte, fez parte do elenco que disputou o Campeonato Mundial de Basquete Sub-19 de 2015 na Grécia e foi campeão no Campeonato Sul-Americano de Basquete Sub-17 de 2015 na Argentina.

Facundo Corlaván - História e estatísticas
Divulgação

Em 2016, atuou como base da equipe que terminou em quinto lugar no Campeonato FIBA Américas Sub-18 de 2016, realizado no Chile.

No ano seguinte, foi inscrito entre os representantes argentinos no Campeonato Mundial de Basquete Sub-19 de 2017 no Egito, onde se destacou como o principal pontuador de sua equipe, com média de 13,3 pontos por partida, e o líder em assistências do torneio, com média de 6,3 assistências por partida.

Facundo Corvalan – Estatísticas

Títulos

  • Argentina
    • Campeonato Sul-Americano de Basquete Sub-17 – 2015
  • Minas
    • Copa Super 8 – 2021

Confira também;

+ Dexter McClanahan: história e estatísticas