Realizados simultaneamente em 30 escolas do eixo São Paulo-Minas, os eventos Super Festivais comemoram o retorno das atividades presenciais e celebram o crescimento em 133% da atuação do Instituto Superação: Formação pelo Esporte. Serão quase 3 mil alunos atendidos em 2022, passando de 30 para 70 escolas públicas atendidas.

O Instituto Superação: Formação pelo Esporte (ISFE), organização não governamental (ONG), tem como propósito contribuir e fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Por certo, por meio da integração entre a educação e o esporte competitivo, realiza neste mês os Super Festivais.

Os eventos esportivos serão realizados de forma interna nas 30 escolas parceiras do Instituto Superação em São Paulo e em Minas Gerais. Durante cada Festival, será explorado, de um jeito divertido, emocionalmente segura, desenvolvendo habilidades esportivas e competências socioemocionais. Assim, valorizando a cultura esportiva, os eventos também comemoram a retomada das aulas e treinos presenciais.

Joana Miraglia, diretora do Instituto Superação: Formação pelo Esporte

“Com o Instituto Superação: Formação pelo Esporte, crianças e jovens inscritas no projeto têm acesso a um ambiente esportivo educativo que estimula o desenvolvimento acadêmico e esportivo. Assim, nutri o entusiasmo dos jovens pela prática esportiva saudável. Valores que transpassam o ambiente escolar: levam para a vida. No Super Festival, além de comemorar a retomada das atividades presenciais, temos o orgulho de anunciar o crescimento do projeto em 133% para 2022. Portanto, beneficiando um total de 70 escolas públicas do eixo São Paulo-Minas”.

A diretora lembra também que um dos caminhos para o instituto ampliar o seu atendimento é contar com o apoio dos novos padrinhos e madrinhas que chegarão com a Campanha Seja Um Padrinho do Superação.

Realizado nas escolas parceiras do IS, em cada Super Festival haverá competições em que os estudantes poderão explorar todo o potencial, seja ele técnico, físico e emocional.

Os alunos de cada escola, junto com seus treinadores e professores serão responsáveis por organizar as atividades esportivas. Então, exercendo diferentes funções típicas do ambiente esportivo como árbitro, jornalista, fotógrafo, entre outros. As atividades serão definidas de acordo com a preferência de cada unidade escolar.

Confira abaixo a relação de algumas escolas participantes dos Super Festivais:

  • Lasar Segall – Vila Mariana-SP
  • Professor Ennio Voss – Brooklin-SP
  • Prof. Jácomo Stavale – Moinho Velho / Sacomã-SP
  • Carlos Maximiliano – Vila Madalena-SP
  • Prof. José Mesquita de Carvalho – Vila Paris-BH
  • Prof Clóvis Salgado – Conj. Califórnia-BH

Portanto, para saber mais acesse o site www.institutosuperacao.org.

Sobre o Instituto Superação: Formação pelo Esporte (ISFE)

Antes de mais nada, fundada em 2016, a organização não governamental (ONG) surgiu com o propósito de contribuir e fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes da rede pública de ensino pela educação e pelo esporte competitivo.

Por meio do basquete, o Instituto Superação: Formação pelo Esporte, promove acesso à prática esportiva saudável e positiva de maneira integrada. Bem como o desenvolvimento esportivo e socioemocional a mais de 1350 crianças e adolescentes de São Paulo e Minas Gerais, do ensino fundamental 2, que praticam basquete sob a orientação de profissionais qualificados com o método DNA Superação.

Ademais, este método, criado pelo instituto, atrela o desenvolvimento esportivo ao de competências socioemocionais, que ensinam e aperfeiçoam as habilidades esportivas. Ao mesmo tempo, educam com valores, formando pessoas exemplares, dentro e fora das quadras.

Por fim, como resultado, crianças e jovens adquirem competências comportamentais como: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável), através do esporte para melhor qualidade de vida e desenvolvimento de competências socioemocionais.