O torneio mais importante do continente é recente. Substituindo o FIBA Americas League a partir de 2019, o Basketball Champions League das Americas acontece anualmente desde então. Devido à Covid-19, não teve a temporada 2020, mas tanto 2019 quanto 2021 as edições aconteceram dentro do mesmo ano.
A partir da temporada seguinte (2021/22) o torneio passou a usar o formato europeu que começa em um ano e termina no outro. Confira onde assistir o Basketball Champions League das Américas 2022/23.
Formato da Champions League das Américas 2022/23
Desde o início foram 12 participantes divididos em quatro grupos de três. Em suma, em cada grupo avançam os dois primeiros para as quartas de finais. Os playoffs acontecem em partida única.
Nesse sentido, o formato de mata-mata é quarta de final, Final Four (semifinal) e final. Da fase de grupos até a finalíssima são dez jogos. Por fim, confira como foi a divisão dos grupos:
- Grupo A
- Real Estelí (Nicarágua)
- Honey Badgers (Canadá)
- Libertadores de Querétaro (México)
- Grupo B
- Biguá (Uruguai)
- Minas tênis (Brasil)
- Quimsa (Argentina)
- Grupo C
- Instituto (Argentina)
- Flamengo (Brasil)
- Peñarol (Uruguai)
- Grupo D
- Franca Basquete (Brasil)
- Obras Sanitarias (Argentina)
- Udec (Chile)
Cabe lembrar que o São Paulo (Brasil) foi o campeão do torneio na temporada 2021/22 e disputou a Copa Intercontinental FIBA 2023. O Tricolor Paulista perdeu na final para os espanhóis Lenovo Tenerife por 89 x 68.
Os representantes brasileiros desta última edição também eram fortes e no fim conseguiram manter o troféu continental em solo tupiniquim. A título de informação, a jornada começou em dezembro de 2022 e terminou neste mês de abril.
Onde assistir a Champions League das Américas 2022/23?
Na última Champions League das Américas o São Paulo sagrou-se campeão e nesta nova edição a América teve como mais novo campeão o tradicional Sesi Franca. Um título inédito para maior time de basquete do Brasil que terminou a campanha invicto. Ao todo foram dez jogos e todos com vitórias para o time francano. Bom lembrar que os jogos da BCLA tiveram transmissão da ESPN e Star+.
Franca, atual campeão do NBB e Campeonato Paulista, foi cabeça de chave no Grupo D. Avançou com o chileno Udec, mas somente os brasileiros seguiram na competição. Pelo outro lado, o Flamengo, vice-campeão do NBB e atual Campeão do Carioca, avançou o Grupo C com o conhecido uruguaio Peñarol. No entanto, apenas os brasileiros seguiram no mata-mata.
O Minas Tênis Clube avançou pelo Grupo B, atrás do argentino Quimsa. O time Minastenista perdeu para o Flamengo na semifinal, mas fechou o pódio da competição em terceiro lugar. Só deu tupiniquim no top 3 do Basketball Champions League das Américas 2022/23.
O Minas Tênis Clube venceu Quimsa por 94 x 81 para ficar com a medalha de bronze. Na grande final, Sesi Franca conseguiu manter vantagem no placar contra o Flamengo e fechou o campeonato com a vitória por 88 x 79 em pleno Pedrocão.
Enfim, como novo campeão do torneio, o Sesi Franca garantiu vaga na Copa Intercontinental da FIBA que será disputada entre os dias 21 e 24 de setembro deste 2023 em Singapura.
+ Confira onde assistir o NBB 2022/23
Foto destaque: Divulgação/GE
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.