Com mais de 30 anos de existência, o Miami Heat construiu uma história longa e vitoriosa na NBA. Isso também significa que a franquia já apresentou uma variedade de uniformes ao longo desse período, tornando difícil a tarefa de escolher as camisas mais bonitas do Miami Heat.

Algumas dessas camisas icônicas marcaram época, seja pelo design inovador ou pelos grandes astros que as vestiram. Com uma vasta lista de ídolos, muitos desses uniformes despertam um sentimento de nostalgia nos torcedores.

Apesar de ter passado por apenas uma mudança de logo e identidade, as cores dos uniformes do time da Flórida mantiveram uma base consistente desde a sua criação. Confira abaixo as camisas mais bonitas do Miami Heat.

1 – Camisa City, 2018/19

Top 5 camisas mais bonitas do Miami Heat
2019 foi a última temporada de Dwayne Wade como profissional (IconSport)

Com a introdução das camisas City, um conceito trazido à NBA pela Nike, os times passaram a incorporar referências locais em seus uniformes. Na temporada 2018/19, foi a segunda vez que o Miami Heat utilizou a mesma fonte e manteve os detalhes em rosa e azul-claro. No entanto, enquanto no ano anterior a camisa era branca, em 2018/19, o uniforme veio na cor preta.

Ainda em 2018, o Heat recebeu a camisa Earned, destinada às equipes que participaram dos playoffs na temporada anterior. Seguindo o mesmo design do uniforme City, a Earned inverteu as cores, destacando o rosa como a cor principal.

Nas duas temporadas seguintes, o Miami Heat continuou usando o mesmo design e fonte, apenas variando as cores. Em 2019/20, o azul-claro foi a cor predominante. Já em 2020/21, o uniforme se dividiu, com metade em azul e a outra metade em rosa.

2 – Camisa alternativa, 1997/98

Top 5 camisas mais bonitas do Miami Heat
Tim Hardaway com a primeira camisa alternativa do Miami Heat (reprodução-MiamiHerald)

O vermelho foi adotado como a cor principal de um uniforme do Miami Heat pela primeira vez em 1997. Até então, a equipe utilizava apenas uniformes branco e preto, com detalhes em laranja e vermelho. O time chegou a utilizar duas ou mais variações de uniformes vermelhos, como aconteceu em 2009/10, 2012/13, 2013/14, 2014/15, 2015/16 e 2016/17.

Esse modelo vermelho foi utilizado pelos jogadores por apenas duas temporadas, e a equipe ficou sem um uniforme vermelho nos dois anos seguintes. No entanto, quando o vermelho retornou em 2001/02, ele se tornou uma presença constante. Desde então, não houve mais nenhuma temporada em que o Heat não tenha utilizado um uniforme vermelho.

3 – Camisa White Hot, 2012/13

Top 5 camisas mais bonitas do Miami Heat
LeBron James em 2013 com a camisa White Hot do Miami Heat (IconSport)

A camisa especial da temporada 2012/13 facilmente se destaca entre as mais bonitas da história do Miami Heat. Apesar de ter sido usada por apenas uma temporada, o uniforme todo branco, com detalhes em preto e cinza, trazia uma simplicidade elegante ao design.

Além de sua beleza, essa camisa carrega um significado especial, pois foi usada na temporada em que o Heat conquistou seu terceiro título da NBA. Foi também o ano em que o trio estelar formado por LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh dominou a liga.

4 – Camisas de mandante e visitante, 1988/89

Top 5 camisas mais bonitas do Miami Heat
Primeira camisa de mandante da história do Miami Heat (reprodução/Miami Heat)

Quando o Miami Heat entrou na NBA, o logotipo da franquia era apenas laranja e preto. No entanto, as duas primeiras camisas, usadas de 1988 até 1997, já traziam bastante vermelho. O uniforme de mandante era predominantemente branco, com detalhes em laranja e vermelho, e foi reutilizado em 2022/23 como a camisa Classic da temporada.

A camisa de visitante era preta, com o número em branco, sombreado em vermelho, semelhante ao design da camisa alternativa de 1997. Apesar da mudança na cor predominante e na fonte dos números, os outros detalhes permaneceram inalterados.

Como a mudança do logotipo do Heat não foi muito drástica, o clube continuou usando branco e preto como as cores principais de seus uniformes. Essas primeiras camisas, inclusive, servem frequentemente de inspiração para novas versões.

5 – Camisa Christmas, 2015/16

Top 5 camisas mais bonitas do Miami Heat
Camisa especial de natal da temporada de 2015/16 (reprodução/NBA)

A quarta camisa de Natal do Miami Heat foi usada na temporada 2015/16, encerrando uma série de uniformes especiais para essa data, iniciada em 2012/13. Assim como nas versões anteriores, o vermelho foi mantido como a cor principal, mas houve várias mudanças em relação aos uniformes dos anos anteriores.

Em 2012/13, o uniforme era totalmente vermelho, com o nome “Heat” e o número do jogador em branco. Na temporada seguinte, o design foi criticado por incluir mangas, mas trouxe pela primeira vez o logotipo do Miami estampado na camisa. Em 2014/15, o logo foi mantido, porém em tamanho menor, com o número posicionado abaixo dele.

O uniforme de 2015/16 foi o último dessa série e é lembrado como o mais bonito, com uma fonte especial e detalhes brancos na lateral, marcando o fim dos uniformes de Natal para o time da Flórida.

Agora que você sabe mais sobre a dieta de jogador de basquete, aproveite para ler outros conteúdos: