Fundada em 1946 como Philadelphia Warriors, a franquia passou por várias mudanças de logo ao longo de sua história. Além disso, mudou de cidade, deixando a Filadélfia para se estabelecer em São Francisco.
Ver essa foto no Instagram
Como o terceiro maior campeão da NBA, o Warriors teve muitos grandes jogadores ao longo dos anos. Por isso, algumas das camisas da equipe ficaram marcadas na história, seja pelos títulos conquistados ou pelos astros que as vestiram. Com quase 80 anos de história, a franquia já utilizou diversos uniformes.
Confira abaixo os nossos escolhidos como as camisas mais bonitas do Golden State Warriors.
1 – Camisa de mandante e visitante, 2010/11
Na temporada de 2010, o Golden State Warriors fez grandes mudanças em seus uniformes.
Na época, a Adidas ainda era responsável pelas camisas de todos os times, e as roupas eram divididas apenas em uniformes de casa e de fora. Hoje, os uniformes de casa são chamados de Association e os de visitantes de Icon.
Apesar da mudança na fornecedora, a base do design se manteve. O uniforme Association é predominantemente branco, com detalhes em azul e dourado, enquanto o uniforme Icon é azul com quase todos os detalhes em dourado.
Foi com esses uniformes que os Warriors estabeleceram a dinastia que conhecemos hoje, conquistando quatro títulos da NBA em 2015, 2017, 2018 e 2022.
2 – Camisa de mandante e visitante, 1966/67
Esse uniforme foi usado de 1966 até 1971, mas o time não foi campeão nenhuma vez usando ele. Em 1962, a franquia havia saído de Filadélfia e passou a ser chamado de San Francisco Warriors. O que também resultou na mudança de logo.
Em 1970, o logo mudou mais uma vez, dessa usando o símbolo da camisa. “The City” escrito acima do círculo, com a imagem da ponte no centro. Rick Barry, um dos grandes ídolos da franquia, também usou o uniforme.
3 – Camisa Statement, 2017/18
A camisa Statement é um conceito introduzido pela Nike, quando a marca assumiu a fabricação dos uniformes da NBA. Para essas camisas, a ideia é passar uma ideia forte sobre a franquia, a cidade ou a história do time.
Neste caso, o foco é a cidade. Com o preto como base, o que só começou a fazer em 2014, “The Town” vem escrito na camisa. Dentro do círculo característico do logo do time, está o que representa árvores de carvalho.
É uma homenagem a Oakland, cidade que por muitos anos foi sede da franquia. Este uniforme foi usado de 2017 até 2019, mas com uma variação na temporada de 2019-20.
4 – Camisa de mandante e visitante, 1971/72
Foi com este uniforme que o Golden State Warriors foi campeão pela terceira vez. Na camisa, o mapa do estado da Califórnia está dentro do círculo, com uma estrela marcando a cidade de São Francisco. Este era também o novo logo da equipe, que foi mudada nesta mesma temporada.
Neste ano também foi adotado a marca de Golden State Warriors, mudando o nome que era San Francisco. O que também aparece na camisa e que uma versão era toda azul com detalhes em amarelo. Enquanto a outra era toda amarela com detalhes em azul. Foi usada de 1971 até 1975, ano do primeiro título da equipe.
Contando com Barry e Thurmond no elenco, a final de 1975 foi uma grande surpresa. É considerada por muitos uma das maiores zebras em Finais da NBA. Os Warriors varreram o Washington Bullets e Rick Barry foi o MVP.
5 – Camisa City, 2017/18
Para as camisas City, a ideia é que as franquias possam homenagear algo da sua cidade. Para a temporada 2017/18, o Golden State Warriors decidiu trazer sobre a comunidade chinesa que mora em São Francisco.
É uma das maiores no país e o logo foi uma mistura entre simbolismo chinês, com dragão, e o logo do time. Só foi usada na temporada de 2017/18.
Siga no mundo do Basquete e da NBA e confira mais conteúdos sobre a modalidade.
- Descubra os 49 jogadores considerados estrelas da NBA
- ON FIRE! Confira os 15 jogadores mais hypados da NBA 2023/24
- Trae Young: o jogador mais subestimado e superestimado da NBA
- O novo Los Angeles Clippers pode ser finalmente campeão da NBA com James Harden, PG, Kawhi e Westbrook?