A Seleção brasileira divulgou nesta quinta-feira (13), a lista de convocados para a Copa do Mundo de basquete. Ao todo, o técnico Gustavo De Conti chamou 16 jogadores para compor o elenco na disputa do torneio. Os atletas já se apresentam visando os treinos para a competição que será no Japão, Filipinas e Indonésia, com início em 25 de agosto.

O início dos treinos é a partir do dia 27 de julho, em São Paulo, no histórico Ginásio do Sírio. Desta forma, o elenco mescla juventude com experiência para tentar algo histórico com a camisa do Brasil na Ásia.

Caminho do Brasil na Copa do Mundo

O Brasil é uma das 32 equipes na Copa do Mundo que vai começar no dia 25 de agosto. A Seleção brasileira está no Grupo G, com Irã, Espanha e Costa do Marfim. A estreia do Brasil acontece no dia 26 contra o Irã, após pega a Espanha no dia 28 e por fim, a Costa do Marfim. Os dois primeiros de cada chave avançam, mesmo não avançando o time brasileiro entra em quadra no dia 1 e 3 de setembro.

O Brasil passando entre os dois primeiros enfrenta um dos times do Grupo H, formado por Canadá, França, Letônia e Líbano. Se por acaso não consiga ir adiante, o Brasil joga pelo processo de 17º a 32º.

Confira a lista completa do Brasil para a Copa do Mundo

Armadores
Marcelo Huertas – Tenerife-ESP
Yago Mateus – Ulm-ALE
Raul Neto – Cleveland Cavaliers-EUA

Alas/Armadores
George de Paula – SESI Franca
Vitor Benite – Gran Canaria-ESP
Reynan Camilo – SESI Franca

Alas
Guilherme Santos – Golden State Warriors-EUA
Leonardo Meindl – U-Banca-ROM
Didi Louzada – Flamengo

Alas/Pivôs
Gabriel Jaú – Flamengo
Lucas Dias – SESI Franca
Bruno Caboclo – Venezia-ITA
Tim Soares – Guaynabo-PUR

Pivôs
Márcio Santos – SESI Franca
Felipe dos Anjos – Andorra-ESP
Cristiano Felício – Granada-ESP

Vaga nas Olimpíadas

O Brasil também quer a vaga nas Olimpíadas em Paris 2024. Para isso, são duas vagas disponíveis para as melhores seleções na Copa do Mundo FIBA 2023. Dessa forma, o Brasil concorre com Estados Unidos, Canadá, Venezuela, Porto Rico e República Dominicana.

A transmissão dos jogos do Brasil acontece pela ESPN. No entanto, caso a Seleção brasileira não consiga pegar as duas vagas no torneio, o caminho será o pré-olímpico. Como o Brasil já está classificado para a Copa do Mundo, não vai precisar passar pela fase classificatória.