José Roberto Nardi Duarte, conhecido como Betinho, é um jogador de basquete que desempenha a posição de Ala. Nascido em 24 de maio de 1988, o atleta, representando atualmente o São Paulo, possui uma altura de 1,95 metros e tem se destacado no tricolor. Saiba mais sobre a vida, carreira, estatísticas e homenagens de Betinho, o número 5 do São Paulo Basketball.

Os melhores momentos de Betinho

Betinho – História

Betinho - História e estatísticas
Rubens Chiri/São Paulo FC

Betinho começou a sua carreira defendendo as cores do Paulistano no ano de 2009 até 2010. Em 2012, se transferiu para o Minas, no qual jogou entre 2012/13.

Antes de se destacar no cenário brasileiro do basquete, o ala também vestiu as cores do São José, Caxias do Sul, Campo Mourão e Fortaleza. Em 2018, começou a se destacar indo para o Pinheiros.

Seleção Brasileira

O jogador foi um dos convocados para defender as cores do Brasil nos jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em 2011. Na ocasião, a Seleção Brasileira fez uma campanha irregular, terminando apenas na quarta colocação, perdendo para os Estados Unidos.

Pinheiros

No ano de 2018, após uma passagem pelo Fortaleza, na qual disputou 28 jogos com uma média de 19,3 pontos, o jogador despertou interesse do Pinheiros e ingressou no clube paulista no mesmo ano.

Permanecendo no Pinheiros até 2020, ele se destacou em quadra com uma média de 13,95 pontos por partida. Como ala, foi o principal jogador da equipe, registrando médias de 16,1 pontos, 3,7 rebotes e 3,5 assistências.

Entretanto, com a propagação da pandemia de Covid-19, o jogador acabou sendo dispensado pelo Pinheiros na metade de 2020.

Unifacisa

Pouco mais de um mês após ser dispensado pelo Pinheiros, Betinho voltou a ter um contrato profissional no basquete, o jogador assinaria na época um contrato com o Unifacisa.

No time paraibano, Betinho entrou em quadra 33 vezes, marcando 429 pontos, uma média de 13 pontos por jogo. Neste período, teve um aproveitamento de 45%, já que venceu 15 e perdeu 18 jogos.

Rio Claro Basquete

Em 2021, Betinho deixou o Unifacisa e passou a defender as cores do São José, equipe do interior de São Paulo.

Assim como foi no Unifacisa, pelo São José o ala também se destacou. Foram 33 jogos, com uma média de 14,7 pontos por partida, além de 3,3 assistências e 3,5 rebotes.

São Paulo

Em 2022, o São Paulo se interessou em contratar o jogador, no tricolor do Morumbi, Betinho teve sua maior quantidade de jogos, foram 42 partidas entre a temporada de 2022/2023.

Além disso, o jogador também teve 8,1 pontos de média, 1,2 assistências e 2,96 rebotes. Em sua primeira temporada, ajudou o São Paulo a chegar na decisão do Campeonato Paulista, perdendo na ocasião para o Franca.

Betinho – Estatísticas

Homenagens

Quando defendia as cores do Pinheiros, Betinho foi um dos jogadores que se destacava dentro de quadra, principalmente pelas bolas de 3 que acertava. Desta forma, a torcida do time paulista até fez uma música em sua homenagem “Din, Din, Din, mais três pontos do Betinho“. Quando foi anunciado pelo Unifacisa, o clube até aproveitou e soltou uma arte brincando com a homenagem.