Em primeiro lugar, o Paulistano ocupa a 11ª colocação do NBB 2021/22. Assim, na temporada, tem um recorde de três vitórias e quatro derrotas até então. Além disso, seu saldo de pontos é negativo, como o da maioria das equipes, tendo -20. Em suma, foram 525 pontos marcados e 545 sofridos. Confira o balanço do Paulistano até este momento.

A saber, o NBB terá um período de pausa para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo. Dessa forma, o Brasil enfrenta, nos dias 26 e 27 de novembro, o Chile, em Buenos Aires, na Argentina. Entretanto, o CAP não tem atletas convocados.

Leia também

Balanço do Paulistano na primeira pausa do NBB 2021/22

Início ruim, sequência de vitórias e quebra de invencibilidade

Primeiramente, o Paulistano começou perdendo para o Mogi por 77 x 72, jogando fora de casa. Ademais, embalou uma sequência de três vitórias consecutivas. A saber, o grande destaque desta primeira paralisação foi a vitória sobre o Flamengo.

Decerto, o clube paulista quebrou uma sequência de 42 jogos de invencibilidade do Fla. Em suma, o técnico Demétrius Ferracciú exaltou a força de vontade do elenco na vitória sobre o atual campeão do NBB:

Existe uma pressão natural de querer ganhar de um favorito, de um time que está há 42 jogos invicto. Mas acredito que transformamos isso em foco, vontade, dedicação e comprometimento durante o jogo todo […] Mantivemos uma regularidade durante praticamente os 40 minutos […] Para vencer um jogo como este você precisa ter um alto nível de basquete, que foi  o que apresentamos.

Além disso, sobre o comando de Dema, a promessa do CAP, Matheus Buiu, ganhou mais tempo de quadra, algo que não vinha acontecendo anteriormente. De fato, o jovem adquiriu mais experiência nas últimas temporadas, mas em 2021 se tornou uma peça fundamental na composição do elenco.

Eu sinto que estou ganhando espaço aos poucos conforme venho trabalhando. Ele (Demétrius Ferracciú) é um cara que passa bastante confiança. Mas não só para mim, como também para todos os jogadores.

O declínio pré-paralisação para as Eliminatórias da Copa do Mundo

Após vencer o Flamengo, Paulistano enfrentou outro elenco forte e candidato ao título: Minas. Assim, o técnico Demétrius já previa dificuldade. Bem como o previsto, o CAP foi derrotado, em casa, por 67 x 96.

Porém, a chance de se recuperar contra um adversário mais parelho tecnicamente e financeiramente aconteceu logo na sequência, quando enfrentaram o Rio Claro. Entretanto, mais um revés, essa vez por 85 x 79. Por fim, perdeu para o líder e invicto Sesi Franca, por 82 x 78.

Destaques do balanço do Paulistano

Antes de tudo, o grande destaque em pontos foi Du Sommer. O pivô tem médias de 13.1 pontos por jogo, além de 12.7 de eficiência, sendo o 2º no quesito. Já Cauê é vice-líder em média de pontos: 12,7, mas lidera em eficiência: 13.3.

No duelo frente ao Flamengo, talvez o melhor jogo do CAP na temporada, Du Sommer foi cestinha com 20 pontos, enquanto o sérvio Nino Celebic se destacou com 16 pontos de quatro assistências. Vezaro foi cestinha do time nas derrotas para MinasRio Claro.

Foto destaque: Divulgação / Paulistano