Antes de mais nada, a Unifacisa está na 7ª colocação do NBB 2021/22. Assim, está com um recorde de 3-3 em seis jogos no certame. De fato, é uma das equipes que menos atuou até então, com a maioria tendo sete ou oito jogos. Portanto, confira detalhes do balanço da Unifacisa até esta primeira paralisação do NBB.
Por certo, por ter menos jogos, a equipe tem um ataques menos eficientes, com 449 pontos feitos e 469 sofridos. Assim, soma uma saldo negativo de -20. Apesar disso, ainda consta na metade de cima da tabela do NBB.
A saber, o NBB terá um período de pausa para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo. Dessa forma, o Brasil enfrenta, nos dias 26 e 27 de novembro, o Chile, em Buenos Aires, na Argentina. Entretanto, o CAP não tem atletas convocados.
Leia também
- Elinho Corazza é convocado para a Seleção Brasileira de Basquete após quase 10 anos: “Muito Feliz”
- Seleção Brasileira Masculina de Basquete é convocada com novidades na estreia de Gustavo De Conti no comando
Balanço da Unifacisa na primeira pausa do NBB 2021/22
Em primeiro lugar, os paraibanos venceram o duelo nordestino frente ao Fortaleza por 72 x 71, vencendo o 2º quarto por incríveis 7 x 24, sendo este quarto decisivo para a vitória. André Goes garantiu a vitória nos últimos dois minutos, anotando 10 pontos.
No duelo seguinte, foram derrotados pelo São Paulo, perdendo os três primeiros quartos e vencendo apenas o último. Mas a equipe se recuperou frente ao Pinheiros, perdendo apenas o primeiro quarto e vencendo os outros três. Ainda no estado de São Paulo, foram derrotados pelo Bauru.
Frente ao União Corinthians, na Paraíba, fizeram um duelo bem disputado, com o time da casa vencendo nos últimos minutos. A diferença chegou a ficar em apenas um ponto de vantagem para a Unifacisa, mas, novamente André Goes, com quatro pontos nos últimos sete segundos, garantiu os 104 x 99.
Por fim, no último jogo pré-paralisação, derrota em casa para o Caxias do Sul. O clube paraibano perdeu o quarto inicial por 10 pontos, o 2º por cinco, chegou a vencer o 3º por dois pontos, mas não tirou a diferença no último, levando a terceira derrota e um recorde de 3-3. Ou seja, 50% de aproveitamento.
Destaques do balanço da Unifacisa
Gerson: o melhor pontuador e mais jogador mais completo
De antemão, Gerson é o maior pontuador do time com média de 16.5 pontos por jogo. Além disso, lidera o time em rebotes (6.8 p/j) e eficiência (17.2 p/j). Ademais, é o 7º melhor pontuador da liga e top 10 de eficiência. Bem como lidera a liga em arremessos de dois pontos, com 6.2 por jogo, além de também ser o 1º colocado em enterradas (1.8 p/j).
O atleta anotou um duplo-duplo frente ao Fortaleza, com 15 pontos e 10 rebotes, manteve o mesmo número de pontos contra o São Paulo, fez 13 contra o Pinheiros – além de oito rebotes -. Ainda mais, foram 19 tentos e seis rebotes frente o Bauru, os mesmos 19 e cinco rebotes contra o UniCo e 18 pontos e sete rebotes na derrota para o Caxias.
André Góes: o cérebro e o clutch da Unifacisa
O experiente jogador marcou 18 pontos contra o Fortaleza, sendo 10 deles nos últimos dois minutos de jogo, clutch total. Contra o União Corinthians fez um duplo-duplo, sendo 13 pontos, sete rebotes e 11 assistências.
De fato, quando o ala aparece no jogo, é difícil o time perder. Na vitória contra o Pinheiros foram outros 15 pontos, além de quatro rebotes e seis assistências. Por certo, nas três derrotas do Jacaré, Goes foi mais comedido nos confrontos. Portanto, é o termômetro da equipe.
Mais destaques da Unifacisa
Em suma, Jimmy com 16 pontos contra o São Paulo é um jogador que nem sempre pontua muito, mas é um monstro defensivamente. A muralha, Guilherme Hubner marcou 14 pontos contra o SPFC, 13 pontos e oito rebotes frente ao Pinheiros e 17 pontos e sete rebotes contra o UniCo.
Ademais, Crescenzi foi cestinha do jogo frente ao Pinheiros, com 22 pontos. Cubillan anotou 18 pontos, quatro rebotes e cinco assistências contra o União Corinthians. Por fim, Antonio ficou perto de um duplo-duplo contra o Bauru, tendo nove pontos, sete rebotes e quatro assistências. Mas contra o Caxias o double-double aconteceu, com 12 pontos e 10 rebotes.
Foto destaque: Divulgação / Unifacisa
Coordenador do Esportelândia desde 2021, é jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Autor do livro “Os Mestres do Espetáculo”, que está na biblioteca do Museu do Futebol de São Paulo. Passou por Jovem Pan, Futebol na Veia e PL Brasil.