Adyel Felipe Pereira Borges, ou simplesmente Adyel, atua como ala e armador. Sua altura é 1.90m e seu peso, 85kg.

Aos 21 anos, o atleta, natural de Franca, São Paulo, defende o Pinheiros, que disputa o NBB. Saiba mais sobre sua história e estatísticas.

Adyel – História no basquete

Adyel nasceu em Franca e foi revelado nas categorias de base do clube. Atuou no time principal de 2018 até a campanha do título inédito, no último NBB.

As partidas em que mais se destacou foram diante das seguintes equipes: Bauru e Campo Mourão. Contra a primeira, marcou 14 pontos e deu três assistências. Já no outro duelo, 15 pontos e quatro assistências.

Em mais uma temporada pelo Franca, marcou 165 pontos em 42 jogos. Foi um dos principais jogadores da equipe na vitória contra o Cerrado Basquete. Já que marcou 15 pontos e deu duas assistências.

Mais a frente, enfrentou o Caxias do Sul e atingiu a marca de 20 pontos marcados em apenas um jogo. Além de ter distribuído sete assistências.

Em sua última temporada pelo Franca, teve médias de 12,9 pontos, 3,6 rebotes e 3,4 assistências.

Paulistano

Na temporada 2022/23, se transferiu para o Paulistano, alcançando números ainda mais altos. Já que, ao disputar 39 jogos, marcou 504 pontos.

Ultrapassou a marca de 20 pontos marcados em uma só partida em seis oportunidades. Com destaque para dois jogos. Na vitória contra o Brasília, pelo NBB, anotou 28 pontos e deu quatro assistências.

E contra o Flamengo, a equipe perdeu, mas Adyel se destacou ao ser o responsável por 29 pontos do Paulistano. Além de mais duas assistências.

Pinheiros

Adyel defende o Pinheiros e já passou dos 200 pontos marcados. Vale destacar o duelo contra o Corinthians, em que marcou 27 pontos, além de ter distribuído dua assistências.

Também marcou 26 pontos e deu quatro assistências em partida contra o Brasília. Além de 24 pontos contra o Flamengo, partida que contou também com cinco passes do atleta.

Estatísticas de Adyel

Adyel – Títulos e recordes

Títulos

Franca

  • Liga Sul-Americana – 2018
  • Campeonato Paulista – 2020
  • Copa Super 8 – 2019/20
  • Campeonato Brasileiro – 2021/22

Pinheiros

  • Torneio Interligas de Basquete (Sub-22) – 2022

Recordes

  • Máximo de assistências em uma partida: 10 (contra Cerrado, 13 de dezembro de 2022);
  • Máximo de pontos em uma partida: 29 (contra Flamengo, 22 de dezembro de 2022);
  • Máximo de rebotes em uma partida: 8 (contra 123 Minas, 2 de maio de 2023).

Curiosidades sobre Adyel

Adyel tem um irmão, Alexey, que também joga basquete. Seu irmão já foi eleito o 6° Homem do Ano no NBB.

O atleta nasceu em Franca e foi revelado nas categorias de base do clube.

Participou duas vezes do Jogo das Estrelas.

Na equipe sub-22, foi campeão do Torneio Interligas de Basquete. E foi eleito o MVP. Além de ter sido o cestinha da equipe.

Veja também: Calendário NBB: veja todos os jogos