Com toda a certeza, existem autódromos espalhados pelo Brasil que carregam muita história consigo. Ao mesmo tempo, existem outros que, apesar de serem mais novos, tem o seu charme e sempre entregam corridas que se transformam em grandes espetáculos. Se encaixando nesta categoria, aparece o Autódromo do Velopark, localizado na cidade de Nova Santa Rita, no estado do Rio Grande do Sul.

Inaugurado em 2010, chegou com a proposta de trazer ao público brasileiro algo totalmente inovador no cenário do automobilismo. A ideia era apresentar voltas rápidas e muito velozes, no melhor estilo americano, ao passo que mescla com o desafio das pistas europeias. Confira agora todas as informações sobre o Velopark aqui, no Esportelândia.

Confira uma volta de kart no Velopark

A história do Velopark

A princípio, a história do Velopark começa muito antes da sua construção. Piloto de Kart e Arrancada, Felipe Johannpeter costumava percorrer os estados do Brasil e não encontrava nada comparado ao que existe no exterior. Depois de passar um bom tempo como administrador do Autódromo de Tarumã, conversou com seu pai e deu início a um projeto de complexo automobilístico.

A ideia, no começo, era construir algo relativamente pequeno. Mas conforme o projeto foi criando corpo e ganhando desenvolvimento, acabou se tornando um grande parque, capaz de receber uma série de modalidades do esporte a motor. Inaugurado em 2008, o Velopark apresenta um conceito completamente inovador, na tentativa de promover o esporte no Rio Grande do Sul e no Brasil.

O Autódromo do Velopark

Velopark
Velopark fica na cidade de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul – Arquivo

O Autódromo Internacional do Velopark foi inaugurado em 2010. Com 2278 metros, é considerado um dos mais modernos e seguros do país inteiro. O seu traçado único proporciona tanto o estilo de corrida americano – com curvas rápidas e muito velozes -, como também o europeu – considerados um dos mais desafiadores.

Veja abaixo as especificações do Autódromo do Velopark

  • Tamanho: 2278 metros
  • Curvas: 11
  • Boxes: 24 (cada um suporta até quatro carros)
  • Capacidade de público: 30 mil pessoas
  • Inauguração: 2010

A competições no Velopark

O Velopark possui em seu histórico uma série de competições importantes. Dentre elas, a principal categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car. O campeonato passou pelo traçado gaúcho pela primeira vez em 2010. Desde então, Daniel Serra, piloto da Eurofarma RC, é o seu maior vencedor. Ao todo, foram três vitórias, em 2011, 2013 e 2015.

Além da Stock Car, o circuito já recebeu uma série de competições importantes como a Copa Truck, Ultimate Drift Brasil, Racha de Motos e os principais torneios do kartismo brasileiro.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:

Última atualização em: 10/05/2023