Sergio Pérez é um piloto da Fórmula 1, companheiro de Max Verstappen na Red Bull. O mexicano está na equipe desde 2021 e ajudou na conquista de dois títulos no campeonato de construtores. Checo, como é apelidado, nunca foi campeão na disputa de pilotos.

O começo da carreira

A princípio, Pérez começou sua carreira aos seis anos de idade, no kart, em 1996. Em seu primeiro ano de competição, conseguiu quatro vitórias na categoria júnior no final do ano e conquistou o 2º lugar na categoria.

Em 1997, participou do kart da Classe Juvenil, onde foi o piloto mais jovem da categoria e conquistou uma vitória, cinco pódios e terminou em 4º lugar no campeonato. No ano seguinte, voltou a competir na categoria júnior, onde obteve oito vitórias; e ao final da campanha, tornou-se o piloto mais jovem a se sagrar campeão da categoria.

Em 1999, correu na categoria Shifter de 80 cc, onde conquistou três vitórias e terminou em 3º no campeonato. Pérez também se tornou o piloto mais jovem a vencer uma competição na categoria.

Com seis vitórias em 2002, Pérez terminou como vice-campeão nacional na categoria Shifter 125 cc e participou da corrida global Shifter 80 cc, em Las Vegas, onde se classificou em 5º e terminou em 11º lugar.

A experiência na Fórmula 1

Após passar pela Fórmula 3 e 2, Sergio Pérez a Sauber anunciou que o mexicano se juntaria à equipe em 2011, substituindo Nick Heidfeld. Dessa maneira, se tornou o 5º mexicano a competir na Fórmula 1.

Pérez terminou em 7º em sua primeira corrida, o Grande Prêmio da Austrália, impressionando os observadores ao parar para trocar os pneus apenas uma vez, tornando-se o único piloto do pelotão a fazer menos de duas paradas.

No entanto, ambos os carros Sauber foram posteriormente desqualificados por infringir os regulamentos técnicos. Pérez não conseguiu repetir o resultado na Malásia

Em 2012, subiu pela primeira vez ao pódio, ao chegar em 2º lugar na Malásia, segunda etapa do campeonato. Sua primeira vitória só veio anos depois, em 2020, quando chegou a ser o 20º na corrida, no GP de Bahrein.

Sergio Perez 1º lugar 2020
Sergio Perez venceu sua primeira corrida com a Racing Point (Iconsport)

Conquista de Sergio Pérez

Em 18 de dezembro de 2020, Pérez foi anunciado como novo piloto da equipe Red Bull Racing para a temporada de 2021 da Fórmula 1, substituindo Alexander Albon.

Nesse sentido, em 6 de junho de 2021, venceu a sua primeira corrida, o Grande Prêmio do Azerbaijão, após a batida do seu companheiro de equipe, Max Verstappen, a cinco voltas do fim.

Vice-campeonato mundial de Sergio Pérez

Se consolidando como um dos melhores pilotos da atualidade na Fórmula 1, Sergio Pérez conquistou o vice-campeonato em 2023. Dividindo o protagonismo na Red Bull ao lado de Max Verstappen, o piloto mexicano teve um bom desempenho.

Durante a temporada 2023, Pérez terminou a temporada da Fórmula 1 com 285 pontos. Ganhando destaque, o piloto conquistou duas vitórias, além de subir ao pódio em nove oportunidades.

Agora que você sabe tudo sobre a história de Sergio Pérez, não perca tempo e fique por dentro também da trajetória de outros grandes pilotos: