Antes de mais nada, Sergio Pérez Mendozaou simplesmente Sergio Pérez, é um piloto de automóveis mexicano que atuou na Fórmula 1 sendo uma das estrelas da equipe da Red Bull. Acima de tudo, sua estreia aconteceu no ano de 2011, no GP da Austrália, pela Sauber. Na ocasião, terminou em 7º.

O COMEÇO DA CARREIRA

A princípio, Pérez começou sua carreira aos seis anos de idade, no kart, em 1996. Em seu primeiro ano de competição, conseguiu quatro vitórias na categoria júnior no final do ano e conquistou o 2º lugar na categoria.

Em 1997, participou do kart da Classe Juvenil, onde foi o piloto mais jovem da categoria e conquistou uma vitória, cinco pódios e terminou em 4º lugar no campeonato.

No ano seguinte, voltou a competir na categoria júnior, onde obteve oito vitórias; e ao final da campanha, tornou-se o piloto mais jovem a se sagrar campeão da categoria.

Em 1999, correu na categoria Shifter de 80 cc, onde conquistou três vitórias e terminou em 3º no campeonato. Pérez também se tornou o piloto mais jovem a vencer uma competição na categoria.

Com seis vitórias em 2002, Pérez terminou como vice-campeão nacional na categoria Shifter 125 cc e participou da corrida global Shifter 80 cc, em Las Vegas, onde se classificou em 5º e terminou em 11º lugar.

A EXPERIÊNCIA NA FÓRMULA 1

Após passar pela Fórmula 3 e 2, Sergio Pérez Sauber anunciou que o mexicano se juntaria à equipe em 2011, substituindo Nick Heidfeld. Dessa maneira, se tornou o 5º mexicano a competir na Fórmula 1.

Pérez terminou em 7º em sua primeira corrida, o Grande Prêmio da Austrália, impressionando os observadores ao parar para trocar os pneus apenas uma vez, tornando-se o único piloto do pelotão a fazer menos de duas paradas.

No entanto, ambos os carros Sauber foram posteriormente desqualificados por infringir os regulamentos técnicos. Pérez não conseguiu repetir o resultado na Malásia

Em 2012, subiu pela primeira vez ao pódio, ao chegar em 2º lugar na Malásia, segunda etapa do campeonato. No Canadá, voltou a subir ao pódio, dessa vez em 3º lugar. Por fim, o terceiro pódio da temporada veio na Itália. Após largar em 13º, terminou em 2º lugar.

CONQUISTA DE SERGIO PÉREZ

Em 18 de dezembro de 2020, Pérez foi anunciado como novo piloto da equipe Red Bull Racing para a temporada de 2021 da Fórmula 1, substituindo Alexander Albon.

Nesse sentido, em 6 de junho de 2021, venceu a sua primeira corrida, o Grande Prêmio do Azerbaijão, após a batida do seu companheiro de equipe, Max Verstappen, a cinco voltas do fim.

Foto destaque: Reprodução / Agência Brasil