Não há como discutir, ele foi um dos melhores de todos os tempos! Para muitos o grande piloto da história, Ayrton Senna marcou época na Fórmula 1 e se tornou uma grande referência no cenário do esporte brasileiro e também mundial.

Apesar de muitos tentarem, ninguém nunca conseguiu definir exatamente o que fazia dele um atleta tão extraordinário quando estava nas pistas. Exceto por um ex-companheiro de Senna na McLaren que diz ter entendido seu segredo.

Ex-companheiro revela segredo de Ayrton Senna na McLaren

Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

O segredo de Ayrton Senna na McLaren

Em material produzido para as redes sociais, a página “Além do Cockpit” elaborou uma produção na tentativa de explicar o que o brasileiro fazia de diferente. No decorrer do vídeo, Jonathan Palmer, ex-companheiro de Ayrton Senna na McLaren desvenda o segredo.

Embora eu tenha enfrentado Ayrton por 6 anos na F1, apenas ao me tornar piloto de testes da McLaren em 90, é que eu pude entender o quão rápido ele era e como ele fazia exatamente.

No vídeo, Palmer explica que boa parte da velocidade do piloto brasileira estava concentrada na forma como ele acelerava o carro.

Normalmente eu passava o primeiro dia ou dois percorrendo voltas e chegava a um tempo que me parecia bem respeitável, até que Senna chegava e em apenas 10 voltas era 1 segundo mais rápido que eu.

Como ele fazia isso? Na reaceleração em saída de curva, a técnica única de Senna era igualmente óbvia.

Enquanto aumentava progressivamente a aceleração, a Ayrton imediatamente atacava para pisar fundo mais cedo e assim sair da curva mais rápido.

De fato, o desempenho que Ayrton Senna tirava de seus carros, de forma muito diferente do que outros fizeram e fazem até hoje, o torna fora de série. O brasileiro é considerado uma lenda do automobilismo e do esporte mundial e segue ensinando cada vez mais.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: