Rodger M. Ward, conhecido no mundo das corridas como Rodger Ward, foi um destacado piloto americano que se notabilizou principalmente nas 500 Milhas de Indianápolis.
Além de suas atuações nas lendárias corridas de Indy, Ward também fez algumas incursões na Fórmula 1, destacando-se como uma das estrelas da equipe Watson.
Sua estreia na Fórmula 1 ocorreu em 1951, quando competiu pela equipe Bromme e terminou a corrida na 27ª posição.
A EXPERIÊNCIA COMO PILOTO
A princípio, começou a correr carros anão em 1946, depois que foi dispensado do exército. Contudo, suas habilidades melhoraram em 1947 e, assim, em 1948, venceu o Grande Prêmio de San Diego. Além disso, competiu em um Offenhauser em 1949 e ganhou várias corridas.
Ward chocou o mundo das corridas de carros anão quando quebrou a longa série de vitórias do motor Offenhauser usando o motor “shaker” Ford 60 de Vic Edelbrock no Gilmore Stadium em 10 de agosto de 1950.
O motor foi um dos primeiros a apresentar nitrometano para combustível. Rodger e Edelbrock foram ao Orange Show Stadium na noite seguinte e venceram novamente.
Os carros anão eram normalmente competitivos para pistas ovais somente antes desse tempo. Mais tarde naquele ano, Ward entrou no GP dos Estados Unidos para carros de Fórmula 1 com o carro anão. Acabou se aposentando após vinte voltas com uma falha mecânica.
APÓS A APOSENTADORIA
Após anos competindo, no entanto, Ward se aposentou para ser comentarista do Wide World of Sports da ABC para NASCAR e Indycars. De 1980 a 1985, atuou como especialista em pilotos para a Indianapolis Motor Speedway Radio Network, antes de se aposentar em Tustin, na Califórnia.
Com a ajuda da família Mattioli, projetou o Pocono Raceway em Long Pond, na Pensilvânia. Um percurso único que, nesse sentido, resultou em uma forma de triângulo.
Ainda assim, projetou a pista depois de três curvas de circuitos em que gostava de correr, Trenton, Indianápolis e Milwaukee.
Nos últimos anos, atuou como diretor do novo ‘Ontario Motor Speedway'. Por fim, mais tarde, gerenciou a equipe de hidroaviões do ‘Circus Circus‘.
O LEGADO DE RODGER WARD
- Oficial da Ordem do Império Britânico (OBE; 1966);
- Australiano do Ano (1966);
- Cavaleiro Bacharel (1979) ;
- Inductee, Sport Austrália Hall of Fame (1985, elevado ao status de lenda em 2003);
- Medalha de Esportes Australiana (2000);
- Medalha do Centenário (2001);
- Oficial da Ordem da Austrália (AO; 2008);
- Inductee, Australian Speedway Hall of Fame (2011).
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- História da Fórmula 1: onde surgiu, termos usados e circuitos
- GP do Canadá de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.