Antes de mais nada, Piero Taruffi é um ex-piloto de automóveis italiano que atuou na Fórmula 1, sendo uma das estrelas da equipe Ferrari. Sua estreia aconteceu no ano de 1950, no GP da Itália, pela Alfa Romeo. Na ocasião, ele não terminou a prova.

O COMEÇO DA CARREIRA

A princípio, o Piero Taruffi iniciou sua carreira como piloto de motocicletas nos anos 1930 e foi contratado pela Ferrari para disputar algumas corridas na Europa.

Em 1934, sofreu um grave acidente no Grande Prêmio de Trípoli, com uma Maserati. Mesmo assim, permaneceu correndo para esta escuderia até o fim da década.

No mesmo circuito de Trípoli, obteve sua primeira vitória como piloto profissional, em 1938, com a Maserati. Além disso, conquistou resultados expressivos em 1939, quando a Segunda Guerra Mundial interrompeu as competições internacionais. Voltou a correr pela Cisitalia no final dos anos 1940.

Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

A EXPERIÊNCIA NA FÓRMULA 1

Em 1950, com um Alfa Romeo, fez sua estreia na Fórmula 1, no Grande Prêmio da Itália, em Monza, abandonando a prova com problemas mecânicos. Dois anos depois, venceu, com uma Ferrari, o Grande Prêmio da Suíça.

Em 1955, Piero Taruffi viu sua 2ª vitória escapar aos dedos no circuito de Monza, chegando em 2º lugar por apenas sete décimos de segundo de desvantagem, atrás de seu companheiro na equipe MercedesJuan Manuel Fangio. Contudo, aposentou-se da categoria no ano seguinte, em Monza.

Em resumo, participou de 18 Grandes Prêmios do Campeonato Mundial, estreando em 3 de setembro de 1950. Venceu uma corrida e marcou um total de 41 pontos no campeonato. Ainda assim, participou de várias etapas fora do campeonato de Fórmula 1.

Piero Taruffi levou uma Ferrari até a vitória no Grande Prêmio da Suíça, em maio de 1952 . Liderou desde o início, com a Ferrari de Rudolf Fischer chegando em 2º.

CURIOSIDADES SOBRE PIERO TARUFFI

  • Piero Taruffi foi o autor do livro The Technique of Motor Racing;
  • Por fim, há um museu com seu nome, que fica em Bagnoregio, uma pequena cidade entre Viterbo e Orvieto, no centro da Itália. Tem carros antigos e motos de sua época.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: