Antes de mais nada, Philip Toll Hill Jr.ou simplesmente Phil Hill, é um ex-piloto de automóveis norte-americano que atuou na Fórmula 1 sendo uma das estrelas da equipe da Ferrari. Acima de tudo, sua estreia aconteceu no ano de 1958, no GP da França, pela Maserati. Na ocasião, ele terminou na 7ª colocação.

O COMEÇO DA CARREIRA

Começou a pilotar bem jovem, indo para a Inglaterra como piloto de Jaguar em 1949 e assinando com a equipe de Enzo Ferrari em 1956,

A EXPERIÊNCIA NA FÓRMULA 1

o norte-americano estreou no Grande Prêmio da França em Reims em 1958 dirigindo um Maserati. Naquele mesmo ano, venceu as 24 horas de Le Mans com o companheiro de equipe, o belga Olivier Gendebien, dirigindo a noite em terríveis condições, já que chovia muito. Ambos venceriam a competição mais duas vezes.

Em 1961, Phil Hill venceu as 24 Horas de Le Mans novamente e o Campeonato de Fórmula 1 dirigindo pela Ferrari, embora em parte devido a morte de seu companheiro de equipe e principal rival no campeonato Wolfgang Von Trips. Depois de deixar a Ferrari no final de 1962, o piloto continuou na Fórmula 1 por alguns anos mais até trocá-la por corridas com carros esporte.

CURIOSIDADES DE PHIL HILL

A princípio, Phil Hill é lembrado por ter vencido a primeira e a última corrida de sua carreira: a primeira em Peeble Beach, na Califórnia, e a última nos 1.000 km de Brands Hatch, na Inglaterra, em 1967.

Além disso, é o campeão do mundo com menos vitórias na F1: apenas três (Itália 60/61 e Bélgica 61);

Em 1991, o seu nome foi incluído no International Motorsports Hall of Fame;

Por fim, foi o único piloto nascido nos Estados Unidos a ser campeão mundial de Fórmula 1. O outro norte-americano a ser campeão mundial, Mario Andretti, nasceu na Itália e emigrou para a América aos 18 anos, tornando-se cidadão americano e fazendo carreira no esporte com esta nacionalidade.

Foto destaque: Reprodução/ Motor Sport Magazine