Antes de mais nada, Peter Kenneth Gethin, ou simplesmente Peter Gethin, é um ex-piloto de automóveis britânico que atuou na Fórmula 1, sendo uma das estrelas da equipe da BRM. Sua estreia aconteceu no ano de 1970, no GP da Holanda, pela McLaren. Na ocasião, ele não terminou a prova.
O começo da carreira
Peter Gethin apareceu no automobilismo com quase 30 anos, na Fórmula 3 Inglesa. No entanto, se destacou mesmo na antiga F-5000, onde foi campeão britânico nos anos de 1969 e 1970.
A experiência na Fórmula 1
No mesmo ano, Peter Gethin foi contratado para correr pela equipe McLaren, da Fórmula 1, após a morte de Bruce McLaren. O piloto inglês fez a sua estreia no Grande Prêmio da Holanda de 1970.
O piloto abandonou a prova após uma saída de pista com seu McLaren M14A. Conquistou o primeiro ponto no campeonato na antepenúltima etapa, ao terminar em 6º lugar no GP do Canadá.
Em 1971, após o GP da Alemanha, saiu da equipe McLaren, sendo contratado pela BRM, estreando na Áustria, onde terminou em 10º. Na corrida seguinte, venceu o GP da Itália, em Monza.
Em 1972, disputou o Mundial pela BRM, conseguindo apenas um 6º lugar, no GP da Itália, em Monza, com um BRM P-160C.
Após disputar corridas de Fórmula 5000, Gethin retornaria na F1, na antepenúltima etapa de 1973, o GP do Canadá, em Mosport Park, pela BRM, abandonando a corrida com problemas no motor do BRM P-160E.
Em 1974, faltando cinco provas para o término do Mundial, o piloto inglês participou de sua última corrida na categoria, o Grande Prêmio da Grã-Bretanha, em Brands Hatch, com uma Lola T-370 da equipe Embassy Hill. O piloto não completou a primeira volta abandonando com problemas físicos.
Curiosidades de Peter Gethin
- Por fim, na década de 1980, Peter Gethin foi chefe de equipe da Toleman no ano em que Ayrton Senna estreava.
- Além disso, mais tarde, criou uma equipe na Fórmula 3000 (Peter Gethin Racing) e uma escola de pilotagem em Goodwood.
Agora que conhece Peter Gethin, aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- GP da Áustria de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Calendário da Fórmula 1: as datas de todos os GPs
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.