Antes de mais nada, Daniel Patrick Charles Maurice Nasri Tambayou simplesmente Patrick Tambay, é um ex-piloto de automóveis francês que atuou na Fórmula 1, sendo uma das estrelas da equipe Ferrari. Sua estreia aconteceu no ano de 1977, no GP da Grã-Bretanha, pela Ensign. Na ocasião, ele não terminou a prova.

O COMEÇO DA CARREIRA

No início de sua carreira, o francês fez parte da Fórmula 5000 com a equipe comandada por Carl Haas.

A EXPERIÊNCIA NA FÓRMULA 1

Em 1977, vencendo o campeonato Can Am com Haas, Patrick Tambay estreou na Fórmula 1 em uma base única com Surtees, pilotando por apenas uma sessão no Grande Prêmio da França de 1977, antes de passar o resto da temporada com Theodore.

Posteriormente, correu pela McLaren entre 1978 e 1979. Regressou à Fórmula 1 na equipe Theodore na temporada de 1981, marcando um ponto na prova inaugural do certame GP do Oeste dos Estados Unidos, ficando lá até o GP da Espanha.

Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

A partir do GP da França, migrou para a equipe Ligier. Em 1982, foi lhe oferecido um lugar na Ferrari depois da morte do canadense Gilles Villeneuve. Na Scuderia, venceu o GP da Alemanha daquele ano depois que Didier Pironi se acidentou. A sua segunda e última vitória foi em 1983, no GP de San Marino, em Imola.

No ano de 1985, o piloto foi para a Renault. Com o dissolvimento da equipe francesa que retornaria em 2002, Patrick Tambay fechou com a equipe Haas Lola, em 1986. O francês teve um acidente espetacular no GP de Mônaco.

Na volta 67, na disputa da 8ª posição, Tambay tentou ultrapassar Martin Brundle, da Tyrrell, na descida da Curva Mirabeau, mas o piloto inglês não facilitou. O carro de Tambay tocou no de Brundle. O Lola-Ford nº 16 passou por cima do carro nº 3 do disputante fazendo um loopping completo indo bater na área de proteção da pista.

O piloto saiu do cockpit ileso, apesar do pavor da batida. Patrick Tambay marcou apenas dois pontos no campeonato com o 5º lugar no GP da Áustria. A sua última corrida na categoria foi o GP da Austrália, em Adelaide, o encerramento do mundial.

CURIOSIDADES SOBRE PATRICK TAMBAY

Em 1977, Patrick Tambay seria campeão da Can-Am com a Haas-Hall. Dez anos depois, formou sua própria companhia de promoção de esportes na Suíça, mas desistiu dela em 1989 para retornar às corridas;

Em 1989, pilotou uma Jaguar no Sports-Prototype World Championship e conseguiu o 4º lugar nas 24 Horas de Le Mans.

Por fim, também participou de corridas no deserto, terminando duas vezes entre os três melhores do Paris-Dakar. Ainda assim, participou de corridas no gelo e na corrida de jet-ski Tour de Corse.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: