Antes de mais nada, Pastor Rafael Maldonado Motta, ou simplesmente Pastor Maldonado, é um ex-piloto de automóveis venezuelano que atuou na Fórmula 1 sendo uma das estrelas da equipe da Williams. Acima de tudo, sua estreia aconteceu no ano de 2011, no GP da Austrália, pela Williams. Na ocasião, ele não terminou a corrida.

O COMEÇO DA CARREIRA

A princípio, em dezembro de 2010, o venezuelano foi chegou como piloto da Williams para a temporada de 2011 da Fórmula 1.Em janeiro de 2011 já fazia uma exibição nas ruas de Caracas à bordo do FW32. 

Com um carro bastante simples, Maldonado não conseguiu bons resultados durante a sua temporada de estreia, marcando seu primeiro ponto na categoria ao concluir o Grande Prêmio da Bélgica na 10ª colocação.

A EXPERIÊNCIA NA FÓRMULA 1

Em 2012, o piloto voltou a pontuar no Grande Prêmio da China, ao chegar na 8ª posição. Durante o treino classificatório para o Grande Prêmio da Espanha, Maldonado surpreendeu ao classificar-se na 2ª colocação.

Após o treino, no entanto, Lewis Hamilton, que havia feito o melhor tempo, tomou uma punição pelos comissários da prova por ter parado o carro logo depois de obter seu melhor tempo. Dessa maneira, o piloto venezuelano ficou com a pole position.

Durante a corrida, Maldonado foi ultrapassado logo após a largada, por Fernando Alonso. Apesar disso, conseguiu recuperar a posição na corrida, conquistando o primeiro pódio e a única e primeira vitória da carreira na categoria.

Transferiu-se para a equipe Lotus F1 Team em 2014. Trouxe consigo o patrocínio da PDVSA. Mesmo sem nenhum ponto até aquele momento, foi confirmada a extensão de seu contrato para 2015. Entretanto, a Renault adquiriu a Lotus e o piloto não permaneceu para a temporada 2016.

CURIOSIDADES SOBRE PASTOR MALDONADO

Por fim, além de competir na Fórmula 1, Pastor Maldonado disputou a FIA WEC na temporada 2018-2019 na classe LMP2 tendo ganho uma corrida em Spa.

Foto destaque: Reprodução/ Motorsport.com