Olivier Denis Panis, conhecido no mundo das corridas como Olivier Panis, é um ex-piloto francês que marcou presença na Fórmula 1, destacando-se principalmente pela sua atuação na equipe Ligier. Sua estreia na categoria aconteceu em 1994, no GP do Brasil, onde conseguiu a 11ª posição.

A 1ª vitória de Olivier Panis

O COMEÇO DA CARREIRA

Olivier Panis, antes de chegar a Fórmula 1, foi campeão da Fórmula 3000 de 1993, correndo pela DAMS.

A EXPERIÊNCIA NA FÓRMULA 1

Com 27 anos, estreou pela Ligier. Não teve grandes desempenhos em sua primeira temporada, sendo seu melhor resultado um 2º lugar na Alemanha, ficando atrás apenas do austríaco Gerhard Berger. Ainda correu entre 1995 e 1996 pela equipe.

O único triunfo conquistada de Panis foi no Grande Prêmio de Mônaco de 1996. Apenas quatro pilotos terminaram a prova, que foi marcada pelos abandonos dos principais protagonistas. Além disso, foi a última vitória da Ligier na categoria.

Após a saída da Ligier, Olivier Panis continuou na F1. Agora, defendendo o novo time da Prost Grand Prix. Começou surpreendendo na Austrália e no Brasil, onde conseguiu um honroso 3º lugar.

Entretanto, sofreu um grave acidente no Grande Prêmio do Canadá. A Prost do francês derrapou, tocou levemente no muro e acertou em cheio a barreira de pneus.

Como resultado, Olivier Panis fraturou as pernas e ficou fora de sete corridas, voltando em Luxemburgo, conseguindo um 6º lugar. Permaneceu na equipe entre 1998 e 1999. Em 2000, foi piloto de testes da McLaren.

Entre 2001 e 2002, Olivier Panis foi piloto da BAR, e teve como melhor resultado pela equipe inglesa um 4º lugar no Brasil. Sua passagem durou até o final do ano.

Em 2003, Olivier Panis correu pela equipe Toyota, e seu companheiro foi o brasileiro Cristiano da Matta, campeão da Champ Car de 2001 e 2002. O francês ficou mais um ano na equipe nipônica, até se aposentar como piloto. Mesmo assim, permaneceu na Toyota em 2005, como piloto de testes.

CURIOSIDADES SOBRE OLIVIER PANIS

  • Por fim, além de disputar o maior automobilismo do mundo, Olivier também correu as 24 Horas de Le Mans entre 2008 à 2011, mas sem sucesso.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: