Antes de mais nada, Nigel Ernest James Mansell, ou simplesmente Nigel Mansell, é um ex-piloto de automóveis britânico que atuou na Fórmula 1, sendo uma das estrelas da equipe da Williams. Sua estreia aconteceu no ano de 1980, no GP da Áustria, pela Lotus. Na ocasião, ele não terminou a prova.
O começo da carreira
A princípio, o britânico começou no automobilismo em 1976, disputando a Fórmula 3 britânica. Nesse sentido, venceu seis corridas das nove disputadas. Em 1977, conquistou 33 das 42 que participou e se tornou campeão da categoria.
No ano seguinte, ingressou na Fórmula 3. Nesta temporada, teve como resultados expressivos uma pole position e um 2º lugar com um carro não muito competitivo. Ainda assim, para 1979, assinou com a equipe Dave Price Racing.
Conquistou sua primeira vitória na categoria, em Silverstone, e terminou em 8º na classificação geral do campeonato. Como resultado, Colin Chapman contrata-o para ser piloto de testes da equipe Lotus na F1, em 1980.
A experiência na Fórmula 1
Nigel Mansell iniciou como piloto de testes da equipe desenvolvendo a versão B do Lotus 81. Fez bons testes, conseguindo voltas muito rápidas, e resultando em sua chance de estrear num GP de Fórmula 1.
Estreou em 1980 no GP da Áustria, largando em 24° e abandonando na volta 40, por problemas de motor. Ainda viria a disputar o GP da Holanda, além de falhar na qualificação no GP da Itália. Terminou a temporada com três GPs disputados e nenhum ponto marcado.
Em 1981 disputa a primeira temporada completa na ao lado do italiano Elio De Angelis. Conquista o primeiro podium da carreira – no GP da Bélgica – e marcou oito pontos terminando na 14ª colocação na classificação geral.
Na temporada de 1982 repete a posição final, desta vez com sete pontos e um 3º lugar no GP do Brasil. Nesse mesmo ano o seu contrato é estendido por Colin Chapman e, logo depois, Chapman morre. Quem assume o comando da equipe é Peter Warr, com quem Mansell não tinha o mesmo bom relacionamento.
Com um carro melhor que de outras temporadas, em 1984, a equipe volta a ser calçada pelo Goodyear, e Nigel Mansell conquista a primeira pole position – no GP dos EUA em Dallas. Mesmo conquistando dois pódios e pela 1ª vez terminando o campeonato entre os dez primeiros, esse foi o último ano do “Leão” na Lotus.
O auge da carreira
Em 1985, Nigel Mansell assina com a equipe de Frank Williams para ser companheiro de equipe do campeão de 1982, o finlandês Keke Rosberg. Foi uma parceria longa e de grande sucesso, talvez não nos primeiros anos, mas sim, em sua segunda passagem.
A primeira, por sinal, durou de 1985 até 1988. Nesse meio tempo, conquistou 13 vitórias e cinco 2ºs lugares.
Em 1989, Nigel assinou com a Ferrari, onde ficou até 1990 e obteve três vitórias, cinco 2ºs lugares e três vezes a 3ª posição. Três anos após a sua saída, o britânico estava de volta a Williams. Na sua primeira temporada de retorno à equipe, conquistou cinco vitórias e quatro 2ºs lugares. Uma temporada brilhante que perdeu somente para a seguinte.
Em 1992, Nigel Mansell se tornou campeão mundial de Fórmula 1. Venceu praticamente todas as corridas que disputou, não saindo do pódio em nenhuma delas.
Curiosidade sobre Nigel Mansell
O piloto ainda acumulou outra passagem pela Williams, pela McLaren e um último suspiro na Jordan. Após a aposentadoria, foi convidado por Paul Newman para fazer parte da equipe na CART.
Mansell aceitou e conseguiu ser campeão da categoria, logo em sua temporada de estreia, surpreendendo a muitos, ganhando o título em cima de Emerson Fittipaldi.
Por fim, Nigel Mansell ainda retornou ao automobilismo, em 1998, pelo campeonato de turismo da Inglaterra, fez sete pontos terminando em 18° lugar. Depois dessa categoria, voltou a correr em 2005, quando começou a GP Masters.
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Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.