Antes de mais nada, Mika Pauli Häkkinen, ou simplesmente Mika Häkkinen, é um ex-piloto de automóveis finlandês que atuou na Fórmula 1, sendo uma das estrelas da equipe da McLaren. Acima de tudo, sua estreia aconteceu no ano de 1991, no GP dos Estados Unidos, pela Lotus. Na ocasião, ele não terminou a prova.

O começo da carreira

A princípio, o finlandês começou a sua carreira aos cinco anos, pilotando kart. Nesse sentido, venceu sucessivamente os campeonatos regional e nacional antes de se transferir para os carros maiores. Além disso, venceu o campeonato de Fórmula 3 inglesa em 1990, despertando o interesse dos dirigentes da Lotus.

A experiência na Fórmula 1

Em 1991, Mika chegou a Fórmula 1, assinando com a Lotus. Trocou a Lotus pela McLaren em 1993. Após passar por uma sucessão de decepções com a McLaren, conquistou os campeonatos das temporadas de 1998 e 1999.

Häkkinen sempre foi um piloto extremamente rápido e em 1995 esteve perto da morte num acidente no Grande Prêmio da Austrália, sendo salvo por uma traqueostomia.

Depois de lutar com sua McLaren, com problemas de confiabilidade, contra a Ferrari de Michael Schumacher em 2000 e 2001, Häkkinen, desmotivado, não disputou a temporada de 2002 e anunciou sua aposentadoria permanente durante a temporada.

Curiosidades sobre Mika Häkkinen

No ano de 2000, o finlandês protagonizou uma das mais belas ultrapassagens da história da Fórmula 1, em cima de Michael Schumacher.

Com uma bela manobra pela esquerda e aproveitando a presença do retardatário Ricardo Zonta, da BAR, Häkkinen ultrapassou Schumacher com maestria. O piloto alemão, por sua vez, ficou tão abismado que Häkkinen teve de explicar-lhe como realizou tal manobra.

Por fim, em 2004, foi anunciado que Mika pilotaria pela Mercedes na categoria alemã de turismo (DTM), em 2005, permanecendo até 2007, quando de fato se aposentou do automobilismo.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: