Mario Gabrielle Andretti, mais conhecido como Mario Andretti, é um ex-piloto de automóveis italiano que deixou sua marca na história da Fórmula 1, especialmente como um dos destaques da equipe Lotus. Sua estreia na categoria ocorreu em 1968, durante o GP dos Estados Unidos, porém, naquela corrida, ele não conseguiu completar a prova.
O COMEÇO DA CARREIRA
A princípio, na cidade de Ancona, Mario Andretti teve seu primeiro contato com um carro de corrida: um Fórmula Júnior. A família viajou para os Estados Unidos em 1955.
Conforme informação presente no The Official Andretti Family Website, foi quando então começou sua carreira automobilística, em 1959, aos 19 anos.
Nesse sentido, Mario Andretti e seu irmão gêmeo, Aldo, prepararam um carro de Stock Car e começaram a disputar corridas em um circuito oval amador de terra batida que ficava quase no quintal de casa, na cidade de Nazareth.
Logo nas quatro primeiras provas, cada um dos gêmeos obteve duas vitórias. Nos anos seguintes, ainda correndo em pistas de terra, pilotou sprint cars e midgets.
Em 1964, Mario Andretti se naturalizou norte-americano e, no mesmo ano, estreou no campeonato da USAC, uma categoria precursora da Fórmula Indy.
Como resultado, em 1965 obteve sua primeira vitória, no Hoosier Grand Prix, foi o 3º colocado nas 500 Milhas de Indianápolis e sagrou-se campeão da categoria. No ano seguinte foi campeão outra vez.
A primeira (e única) vitória na prova mais tradicional do automobilismo mundial veio em 1969, ano em que também conquistou o tricampeonato.
Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
A EXPERIÊNCIA NA FÓRMULA 1
O primeiro contato de Andretti com a Fórmula 1 foi em 1965, quando conheceu Colin Chapman, dono da equipe Lotus, que estava disputando as 500 Milhas de Indianápolis com o piloto escocês Jim Clark.
O ítalo-americano revelou seu interesse em disputar a maior categoria do automobilismo mundial. Entretanto, ouviu de Chapman: “quando estiver pronto, me avise“. Em 1968, considerou que estava pronto.
Assim, estreou na categoria fazendo a pole position para o Grande Prêmio dos Estados Unidos, em Watkins Glen.
Durante alguns anos, o piloto manteve sua carreira concentrada nos Estados Unidos e disputou corridas de Fórmula 1 apenas esporadicamente, com as equipes March, Lotus e Ferrari. Sua primeira vitória aconteceu na estreia com a equipe italiana, no Grande Prêmio da África do Sul de 1971.
Somente em 1975, disputou uma temporada inteira de Fórmula 1, pela equipe americana Parnelli. Ainda assim, faltou em duas corridas. Em 1976, após a desistência do time americano, Andretti assinou contrato com a Lotus.
Dessa forma, participando do desenvolvimento dos Lotus 78 e 79, os carros-asa, que lhe deram o título de 1978, com seis vitórias.
Nos anos seguintes, não teve mais vitórias na Fórmula 1. Depois de dois anos de pouco desenvolvimento na Lotus, partiu para a equipe da Alfa Romeo, em 1981, onde não obteve sucesso. Em 1982, disputou uma prova para a Williams. No GP da Itália, fez a pole-position e terminou em 3º lugar.
Por fim, sem maiores esperanças na Fórmula 1, voltou suas atenções para o campeonato de Fórmula Indy a partir de 1982 e, em 1984, foi campeão pela primeira e única vez da categoria.
CURIOSIDADES DE MARIO ANDRETTI
- É vice-diretor de uma vinícola chamada “Andretti Winery” em Napa Valley, na Califórnia.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- GP de Miami da Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores
Última atualização em: 15/08/2023
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.