Antes de mais nada, Luigi Fagioli é um ex-piloto de automóveis italiano que atuou na Fórmula 1, sendo uma das estrelas da equipe da Alfa Romeo. Sua estreia aconteceu no ano de 1950, no GP da Grã-Bretanha. Na ocasião, ele terminou na 2ª colocação.
O COMEÇO DA CARREIRA
O italiano iniciou sua carreira como piloto ainda na década de 20, disputando provas na Itália, França e Alemanha. Já tinha 52 anos de idade quando participou na sua primeira temporada de Fórmula 1, surpreendendo a todos com uma performance constante: terminou em 2º lugar em quatro das seis provas do ano (chegaria em 3º em uma e abandonaria outra).
Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
A EXPERIÊNCIA NA FÓRMULA 1
Luigi Fagioli ficou famoso por sua determinação e por seu temperamento. Em 1934, correndo uma prova pela Mercedes em pleno Nurburgring, recebeu ordens de ceder a vitória a um companheiro de equipe.
Furioso, parou o carro na beira da estrada (a corrida era disputada em uma rodovia) e voltou para casa, deixando a equipe. Em 1936, durante um dia de corrida, discutiu com um dos pilotos da Mercedes, e um mecânico da equipe arremessou um martelo na direção do italiano, que evitou o golpe.
Entretanto, essas reações foram vistas em 1951. Luigi Fagioli era companheiro de equipe de Juan Manuel Fangio, e, à altura do Grande Prêmio da França, o argentino disputava o título com Giuseppe Farina.
Durante a prova, Luigi teve problemas com seu carro ,e usando um artifício permitido pelo regulamento, a Alfa chamou Fagioli (líder da prova) para os boxes e entregou seu carro a Fangio.
O argentino venceu a prova, mas, de acordo com o regulamento, a vitória e os pontos foram repartidos com Luigi Fagioli. Este foi um dos dois casos de empate na categoria.
CURIOSIDADES DE LUIGI FAGIOLI
- A princípio, a vitória compartilhada de Fagioli também marcaria três recordes até hoje insuperáveis: o de piloto mais velho (53 anos e 22 dias) a vencer um Grande Prêmio e o mais velho a subir ao pódio.
- Por fim, o mais velho a pontuar. Mesmo assim, o piloto ficou insatisfeito com o time e demitiu-se ao final da premiação.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- História da Fórmula 1: onde surgiu, termos usados e circuitos
- GP do Canadá de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores
Na realidade, não fui eu quem optou pelo jornalismo, mas sim foi o jornalismo que me escolheu. Sem sombra de dúvidas, essa profissão é como um vasto oceano a ser explorado em suas profundezas; somente assim é possível compreender e apreciar toda a sua magnitude.