Antes de mais nada, Luigi Fagioli é um ex-piloto de automóveis italiano que atuou na Fórmula 1 sendo uma das estrelas da equipe da Alfa Romeo. Acima de tudo, sua estreia aconteceu no ano de 1950, no GP da Grã-Bretanha, pela Alfa Romeo. Na ocasião, ele terminou na 2ª colocação.

O COMEÇO DA CARREIRA

O italiano iniciou sua carreira como piloto ainda na década de 20, disputando provas na Itália, França e Alemanha. Já tinha 52 anos de idade quando disputou sua primeira temporada de Fórmula 1, surpreendendo a todos com uma performance constante: terminou em 2º lugar em quatro das seis provas do ano (chegaria em 3º em uma e abandonaria outra).

A EXPERIÊNCIA NA FÓRMULA 1

Ficou famoso por sua determinação e por seu temperamento. Em 1934, correndo uma prova pela Mercedes em pleno Nurburgring, recebeu ordens de ceder a vitória a um companheiro de equipe.

Furioso, parou o carro na beira da estrada (a corrida era disputada em uma rodovia) e voltou para casa, deixando a equipe. Em 1936, durante um dia de corrida, discutiu com um dos pilotos da Mercedes, e um mecânico da equipe arremessou um martelo na direção do italiano, que evitou o golpe.

Entretanto, essas reações foram vistas em 1951. Fagioli era companheiro de equipe de Juan Manuel Fangio, e à altura do Grande Prêmio da França o argentino disputava o título com Giuseppe Farina.

Durante a prova, Luigi teve problemas com seu carro, e usando um artifício permitido pelo regulamento, a Alfa chamou Fagioli (líder da prova) para os boxes e entregou seu carro a Fangio.

O argentino venceu a prova, mas de acordo com o regulamento, a vitória e os pontos foram repartidos com Fagioli. Este foi um dos dois casos de empate na categoria.

CURIOSIDADES DE LUIGI FAGIOLI

  • A princípio, a vitória compartilhada de Fagioli também marcaria três recordes até hoje insuperáveis: o de piloto mais velho (53 anos e 22 dias) a vencer um Grande Prêmio;
  • Além disso, o mais velho a subir ao pódio;
  • E por fim, o mais velho a pontuar. Mesmo assim, o piloto ficou insatisfeito com o time e demitiu-se ao final da premiação.

Foto destaque: Reprodução/ Youse