Antes de mais nada, Lorenzo Bandini é um ex-piloto de automóveis italiano que atuou na Fórmula 1 sendo uma das estrelas da equipe da Ferrari. Acima de tudo, sua estreia aconteceu no ano de 1961, no GP da Bélgica, pela Cooper-Maserati. Então, na ocasião, ele não terminou a prova.

O COMEÇO DA CARREIRA

Primeiramente, o italiano chegou ao automobilismo depois de competir em motocicletas. Começou a correr carros em 1957 em um Fiat 1100 emprestado. Goliardo Freddi, reconhecendo o talento de Bandini, decidiu apoiá-lo.

A sua primeira vitória aconteceu na classe Mille Miglia, em um Lancia Appia Zagato, no ano de 1958. Além disso, teve uma vitória mesmo ano na 500cc Berkeley na corrida de 12 horas em Monza.

A partir disso, começou a competir na Fórmula Júnior até 1961. Bandini comprou um carro Volpini Fórmula Júnior e ficou em 3º em sua primeira corrida na Sicília.

Em 1959 e 1960, dirigiu um Formula Junior Stanguellini. Em 1960, ainda ficou em 4º lugar no Campeonato Mundial de Fórmula Júnior.

A EXPERIÊNCIA NA FÓRMULA 1

Em 1961, Bandini e o companheiro italiano Giancarlo Baghetti disputavam um assento na Ferrari, que optou por Baghetti, e Bandini foi dirigir pela Scuderia Centro Sud de GuglielmoMimmoDei.

Em uma corrida fora do campeonato, terminou em 3º em Pau. Lorenzo fez sua primeira corrida pelo campeonato mundial em Spa no final de 1961.

O piloto se aposentou por causa de uma falha no motor. Durante o inverno de 1961-1962, participou das corridas da Tasmânia na Austrália e na Nova Zelândia.

Em 1962, Bandini foi contratado pela Ferrari para as temporadas de 1962 e 196 , e mudou-se para Maranello, próximo à sede da equipe. Sua estreia na equipe foi no Grande Prêmio de Mônaco, terminando em 3º.

Em 1963, foi contratado pela Ferrari apenas para corridas de carros esportivos. Junto com Ludovico Scarfiotti, venceu a corrida de 24 Horas de Le Mans e ficou em 2º lugar na Targa Florio naquele ano, correndo ocasionalmente na Fórmula 1 pela Scuderia Centro Sud.

Sua sequência de bons resultados, incluindo um 5º lugar no Grande Prêmio da Inglaterra, convenceu a Ferrari a mantê-lo como piloto de Fórmula 1 pelo resto da temporada.

Além disso, em 1964, teve sua melhor temporada de F1. Venceu o primeiro Grande Prêmio da Áustria no circuito de Zeltweg e conquistou mais dois pódios na Alemanha e na Itália.

A saber, no Grande Prêmio do México, Bandini corria em 2º lugar quando decidiu deixar seu companheiro de equipe John Surtees passar, o que lhe permitiu marcar pontos suficientes para vencer o Campeonato Mundial.

CURIOSIDADES SOBRE LORENZO BANDINI

  • Em 1965, conquistou o Targa Florio; 
  • Já em 1997, venceu as 24 Horas de Daytona e os 1000 km de Monza, ambas com Chris Amon;
  • Por fim, Bandini é retratado por Francesco Bauco em Ford v Ferrari , um filme de 2019 sobre a rivalidade entre a Ford e a Ferrari na corrida de automóveis de 1966 em Le Mans.

Foto destaque: Reprodução/ GE