Nascido em 29 de outubro de 1998, Lance Stroll é um piloto canadense e belga que compete na Fórmula 1 sob a bandeira do Canadá. Desde 2021, Lance é piloto da Aston Martin, tendo passado pela Williams e Racing Point anteriormente. Confira a história de Lance Stroll aqui no Esportelândia.

Início de carreira de Lance Stroll no automobilismo

Lance Stroll pelo Ferrari Driver Academy
Lance Stroll pelo Ferrari Driver Academy

Sua carreira no automobilismo começou no kart aos 10 anos de idade, e desde então ele acumulou diversas vitórias em corridas e campeonatos tanto no Canadá quanto na América do Norte. Em 2010, tornou-se membro da Ferrari Driver Academy.

A estreia de Stroll no automobilismo ocorreu na Florida Winter Series de 2014, uma série organizada pela Ferrari Driver Academy fora do campeonato. Nessa competição, Lance enfrentou futuros pilotos da Fórmula 1, como Nicholas Latifi e Max Verstappen, conquistando dois pódios e a pole position no Homestead-Miami Speedway.

Sua estreia competitiva no Campeonato Italiano de F4 de 2014 foi pela Prema Powerteam. Mesmo perdendo a rodada final devido a uma lesão, Stroll sagrou-se campeão da série, acumulando sete vitórias, treze pódios e cinco pole positions.

No início de 2015, Stroll venceu a Toyota Racing Series na Nova Zelândia, obtendo 10 pódios, incluindo quatro vitórias, em 16 corridas. No mesmo ano, competiu no Campeonato Europeu de Fórmula 3 da FIA pela Prema Powerteam, alcançando uma vitória em Hockenheimring e seis pódios ao longo da temporada. Lance encerrou o ano em 5º lugar no campeonato.

Williams

Lance Stroll pela Williams
Lance Stroll pela Williams

Stroll competiu pela equipe Williams na temporada de Fórmula 1 de 2017, ao lado de Felipe Massa, tornando-se o primeiro piloto canadense na Fórmula 1 desde o campeão mundial de 1997, Jacques Villeneuve. Relatos sugerem que seu pai, Lawrence Stroll, pagou US$ 80 milhões à Williams antes de sua estreia na Fórmula 1.

Sua estreia na pista não foi fácil: nos treinos para o Grande Prêmio da Austrália, Stroll sofreu uma penalidade no grid devido a uma troca não programada de caixa de câmbio e abandonou a corrida devido a problemas nos freios.

No entanto, sua primeira corrida ocorreu no Grande Prêmio da Rússia, onde terminou em décimo primeiro, apesar de um incidente na primeira volta. Lance alcançou seu primeiro pódio no Grande Prêmio do Azerbaijão, terminando em terceiro e estabelecendo recordes de estreia na Fórmula 1.

Aston Martin

Lance Stroll pela Aston Martin
Lance Stroll pela Aston Martin

Stroll continuou sua jornada na equipe Racing Point em 2021, agora rebatizada como Aston Martin, tendo Sebastian Vettel como seu novo companheiro de equipe em vez de Pérez.

Um momento peculiar ocorreu no Grande Prêmio de Mônaco, quando um vídeo de Stroll dirigindo no meio-fio se tornou um meme popular na internet. Isso aconteceu quando a transmissão oficial interrompeu uma batalha emocionante entre Vettel, Pierre Gasly e Lewis Hamilton para mostrar o replay de Stroll.

Apesar de alguns contratempos, como uma falha no pneu no Grande Prêmio do Azerbaijão, Stroll mostrou determinação ao marcar pontos em várias corridas, incluindo um sexto lugar no Grande Prêmio do Qatar.

Em 2022, na equipe Aston Martin, Stroll enfrentou desafios, como uma queda na qualificação do Grande Prêmio do Azerbaijão e problemas mecânicos no Grande Prêmio de Miami. No entanto, Lance conquistou seus primeiros pontos do ano com um décimo lugar no Grande Prêmio da Emilia Romagna. Seu melhor resultado veio com o quarto lugar no Grande Prêmio da Austrália, apesar de um incidente na primeira volta com Charles Leclerc.

A temporada de 2023 começou com Stroll enfrentando dificuldades físicas devido a um acidente de bicicleta, mas ele retornou para conquistar um sexto lugar no Grande Prêmio do Bahrein. Lance teve altos e baixos ao longo do ano, incluindo um quinto lugar no Grande Prêmio de Cingapura e um abandono no Grande Prêmio do Catar após uma colisão. Stroll terminou a temporada em décimo lugar no Campeonato de Pilotos, sua melhor classificação até o momento na Fórmula 1.

Você ama esportes? Confira alguns que o Esportelândia cobre:

  1. Surf
  2. Fisiculturismo
  3. Automobilismo
  4. Artes marciais
  5. Atletismo
  6. Basquete
  7. Tênis
  8. Vôlei

Vida pessoal

Lance Stroll e seu pai Lawrence Stroll
Lance Stroll e seu pai Lawrence Stroll

Em sua vida pessoal, Stroll é filho do empresário bilionário canadense Lawrence Stroll, co-proprietário da equipe de Fórmula 1 Aston Martin, e da estilista belga Claire-Anne Callens. Lance tem uma irmã mais velha chamada Chloe.

Apesar do divórcio de seus pais, seu pai se casou novamente com Raquel Diniz. Stroll é descendente de judeus russos por parte de pai e possui cidadania canadense e belga. Além disso, é multilíngue, falando inglês, francês, holandês e italiano.

Números de Lance Stroll na Fórmula 1

Carreira no Campeonato Mundial de Fórmula 1
Nacionalidade Canadense
Equipe 2024 Aston Martin Aramco – Mercedes 
Número do carro 18
Entradas 150 (148 partidas)
Campeonatos 0
Vitórias 0
Pódios 3
Pontos de carreira 277
Polos 1
Voltas mais rápidas 0
Primeira entrada Grande Prêmio da Austrália de 2017
Última entrada Grande Prêmio da China de 2024
Posição 2023 10º (74 pontos)

Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além? Confira aqui no Esportelândia: