Antes de mais nada, José Froilán González, ou simplesmente José Froilán, é um ex-piloto de automóveis argentino que atuou na Fórmula 1 sendo uma das estrelas da equipe da Ferrari. Acima de tudo, sua estreia aconteceu no ano de 1950, no GP de Mônaco, pela Maserati. Na ocasião, ele não terminou a prova.
A experiência na Fórmula 1
Apelidado de “Os Pampas Bull” pelos fãs ingleses, disputou 26 Grandes Prêmios, obtendo duas vitórias, três pole positions e seis melhores voltas, totalizando 78,64 pontos. Nesse sentido, pilotou para Maserati, Ferrari, Talbot Lago, Vanwall e Lancia.
A primeira equipe de sua carreira
Um dia, competindo pela Ferrari, disse a seguinte anedota: “Um par de dias antes do GP britânico, Juan me mandou para a pista de Silverstone com um Alfa. Ele me disse depois que ele havia estudado a trilha”.
Para esta corrida, a uma distância de 400 km, o 375 F1 foram equipados com um motor de 12 cilindros, o que permitiu a equipe para ter um pit stop a menos e aplicação da estratégia de uma parada, em contraste com os seus concorrentes.
Sua estreia de uma parada no pit-stop se deu no Grande Prêmio de Mônaco de 1950, pilotando uma Maseratti comprada pela equipe italiana Achille Varzi. Então, o argentino já era um piloto respeitado entre seus colegas, tendo como principal incentivador Juan Manuel Fangio.
Como resultado, seu prestígio lhe rendeu uma vaga como piloto oficial da Ferrari no ano seguinte.
O augi na Ferrari
Em 1951, viveu os melhores momentos de sua carreira. No terceiro Grande Prêmio da temporada, em Silverstone, obteve sua primeira vitória – e a primeira vitória da história da Ferrari na Fórmula 1.
Sua consistência (subiu ao pódio em cinco das seis provas do ano) o levou ao 3º lugar no campeonato, atrás de Juan Manuel Fangio e Giuseppe Farina, novamente em Silverstone, obtendo o 2º lugar. Em 1953 sua equipe lhe cedeu condições para correr a temporada inteira, e o argentino subiu ao pódio mais três vezes em seis corridas.
Em 1954, sul-americano voltou à Ferrari, e mais uma vez obteve bom desempenho, conquistando sua segunda e última vitória novamente em Silverstone.
A passagem por outras equipes
Ainda assim, em 1955, disputou o Grande Prêmio da Argentina pela Ferrari, chegando em 2º. No ano seguinte, Maseratti e Vanwall lhe ofereceram uma vaga para uma prova cada, nas quais o argentino teve problemas mecânicos.
Em 1957, fizera o que teria sido sua última participação no automobilismo pela Lancia, novamente na Argentina, terminando em 5º lugar. Entretanto, voltaria três anos depois, como convidados da Ferrari para o Grande Prêmio em Buenos Aires, desta vez terminando em 10º e encerrando sua carreira.
Curiosidades sobre José Froilán González
Além de competir na F1, o argentino também participou da famosa 24 Horas de Le Mans, sendo um dos vencedores;
Por fim, Froilán se tornou patrono de várias gerações de pilotos argentinos que, com sua ajuda, puderam exibir-se nos campeonatos europeus e atualmente galgar uma vaga na modalidade.
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.