Antes de mais nada, José Carlos Pace, ou simplesmente Carlos Pace, é um ex-piloto de automóveis brasileiro que atuou na Fórmula 1 sendo uma das estrelas da equipe da Brabham. Sua estreia aconteceu no ano de 1972, no GP da África do Sul, pela March. Na ocasião, ele terminou na 17ª colocação.
O começo da carreira
A princípio, Pace estreou no automobilismo em 1963, disputando provas de turismo pela equipe Willys. Em 1970, já na Europa, disputou o Campeonato Inglês de Fórmula 3, sagrando-se campeão.
Um ano depois, venceu o GP de Imola de Fórmula 2. Com esta vitória, conseguiu um convite para integrar a equipe de Protótipos da Ferrari a partir da temporada de 1972, tendo como melhor resultado o 2º lugar nas 24 horas de Le Mans de 1973.
A experiência na Fórmula 1
O ingresso na Fórmula 1 se deu pela equipe Williams, que na época utilizava carros March da temporada anterior. Ainda assim, Carlos pontuou duas vezes, terminando o campeonato em 16º lugar, com três pontos.
No ano seguinte, paralelamente ao Campeonato de Protótipos, disputou a Fórmula 1 pela equipe Surtees. Como resultado, terminou o campeonato em 11º lugar, com sete pontos, conseguindo como melhor resultado o 3º lugar na Áustria.
Além disso, foi escolhido o 4º melhor piloto do mundo pelo anuário Autocourse, perdendo para Jackie Stewart, Ronnie Peterson e Emerson Fittipaldi. Em 1974, começou a temporada novamente na Surtees.
Entretanto, na metade da temporada, mudou de equipe, passando a disputar o campeonato pela Brabham, onde conseguiu o 2º lugar em Watkins Glen, nos Estados Unidos. Terminou o campeonato em 12º lugar, com 11 pontos.
Em 1975, disputando a temporada pela Brabham, Pace fez sua melhor temporada no automobilismo. Além da Fórmula 1, participou do Campeonato Brasileiro de Turismo e sagrou-se campeão do Grupo 1.
Além disso, venceu também as 25 horas de Interlagos. Seu principal feito na temporada veio no segundo GP de 1975, no Brasil. O brasileiro venceu a corrida, fazendo dobradinha com Emerson Fittipaldi; a primeira na F1. Assim, terminou a temporada em 6º, com 24 pontos.
Todavia, o campeonato de 1976 não foi muito bom. Utilizando os motores Alfa Romeo, que eram pesados e gastavam muita gasolina, fez apenas 7 pontos, terminando em 14º lugar. Naquele ano, atuou como dublê de Al Pacino, no filme Bobby Deerfield, nas cenas de competição nos GPs do Brasil, África do Sul e Estados Unidos.
Em 1977, uma 2ª colocação no Grande Prêmio da Argentina foi o último pódio de José Carlos Pace. Por fim, participou de mais duas corridas, Brasil e África do Sul, sem pontuar.
Curiosidade de José Carlos Pace
Infelizmente, Pace veio a falecer em 1977, em uma queda de avião. Em 1985, o Autódromo de Interlagos foi batizado de Autódromo José Carlos Pace em sua homenagem.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Stock Car 2024: regras, calendário, campeões, equipes e pilotos
- Calendário da Fórmula 1 em 2024: as datas de todos os GPs
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.