Johnnie Parsons foi um piloto americano que deixou sua marca na Fórmula 1, destacando-se principalmente na equipe Kurtis-Kraft.
Sua estreia na Fórmula 1 aconteceu em 1950 durante a icônica corrida de Indianápolis 500, onde conquistou a vitória na competição.
O COMEÇO DA CARREIRA
A princípio, Johnnie Woodrow Parsons nasceu nos Estados Unidos. Correu pela primeira vez em carros de roda aberta, na costa oeste dos Estados Unidos, em um carro pequeno. Ganhou o campeonato da temporada de 1942, na United Midget Association.
Além disso, venceu 18 eventos de longa-metragem na temporada abreviada. Começou a competir no AAA após a Segunda Guerra Mundial. Johnnie Parsons capturou o terceiro longa-metragem, em 1948 Night, Before the 500 midget race, no 16th Street Speedway.
A EXPERIÊNCIA NA FÓRMULA 1
Durante sua carreira de piloto, dirigiu por várias temporadas, incluindo seu campeonato AAA e a vitória no Indianápolis 500, para a equipe de Ed Walsh. Este era proprietário da Kurtis Kraft, a principal construtora de carros de campeonato AAA.
Johnnie Parsons era um carregador, precisando de carros para competir, frequentemente passando do último lugar no grid para uma vitória em exibições espetaculares de habilidade de direção em pista de terra.
O piloto teve a duvidosa distinção de ser o único vencedor das 500 milhas de Indianápolis a ter seu nome escrito incorretamente noTroféu Borg-Warner. O ourives esculpiu “Johnny” em vez de “Johnnie“.
Ele tinha um filho chamado Johnny, que competiu em Indy uma dúzia de vezes. Em 1991, durante um projeto de restauração de troféus, foi proposta a correção da grafia, ainda que postumamente. No entanto, manteve-se o erro, como parte da tradição do troféu.
Johnnie Parsons terminou em 2º lugar em sua primeira Indy 500, em 1949. Ainda ganhou o campeonato naquela temporada. Também venceu as 500 milhas de Indianápolis, em 1950, e a corrida de carros anões do Grande Prêmio da Noite da Turquia, em 1955.
CURIOSIDADES DE JOHNNIE PARSONS
- Depois de se aposentar, tornou-se Comissário-Chefe da divisão Midget da USAC na Costa Oeste na década de 1970.
- Além disso, foi indicado no Motorsports Hall of Fame of America em 2004.
- Por fim, foi selecionado para o Hall da Fama do National Midget Auto Racing em 1984. Entretanto, morreu antes de saber.
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Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.