Antes de mais nada, Jochen Mass é um ex-piloto de automóveis alemão que atuou na Fórmula 1, sendo uma das estrelas da equipe da McLaren. Sua estreia aconteceu no ano de 1973, no GP da Grã Bretanha, pela Surtees-Ford. Na ocasião, não terminou a prova.
A experiência na Fórmula 1
A princípio, Jochen Richard Massnasceu em Dorfen, na Alemanha. Em resumo, participou de 105 corridas, tendo estreado em 14 de julho de 1973. Ganhou seu primeiro (e único) GP, no Grande Prêmio da Espanha de 1975, não fez nenhuma pole-position, conquistou oito pódios, duas voltas mais rápidas e marcou 71 pontos em sua carreira.
Marcos em sua carreira
O piloto é uma das figuras mais polêmicas da história na Fórmula 1. O alemão esteve envolvido na morte trágica de Gilles Villeneuve.
Nos treinos para o Grande Prêmio da Bélgica de 1982, faltando dez minutos para o término do treino classificatório, o canadense, da Ferrari, não conseguiu desviar e acertou o pneu traseiro de Jochen Mass, que estava lento naquele momento.
Com o toque, o carro número 27 do piloto canadense deu várias voltas ao ar. Como resultado, Villeneuve foi lançado contra a cerca de proteção do circuito.
O austríaco Niki Lauda disse ao jornal Blick, da Suíça, que Jochen Mass deveria se responsabilizar com parte da culpa pelo acidente que em se envolveu com o piloto canadense: “Esse não foi um acidente normal. Mass não pode ser totalmente inocentado”
No Grande Prêmio da França de 1982, na 11ª volta, um grave acidente havia agitado o autódromo, envolvendo novamente o piloto alemão. Doze feridos sem gravidade, dos quais algumas pessoas com queimaduras de segundo grau.
Mass, que se chocou com o italiano Mauro Baldi, da Arrows, ao completar a longa reta do Mistral e entrar na curva de Signes, parou com seu carro numa série de alambrados, onde havia se instalado parte do público.
Felizmente, os obstáculos encontrados conseguiram frear o impulso do carro, que saiu da pista em uma velocidade de 275 km/h, aproximadamente. Entretanto, Jochen Mass ficou muito assustado com mais esse acidente e decidiu largar a F1.
Curiosidades sobre Jochen Mass
- Após a aposentadoria, ingressou no grupo-C de esportes protótipo onde fez sucesso ao se tornar piloto da bem sucedida equipe de fábrica da Porsche.
- Além disso, subiu ao pódio no seu ano de estreia, em 1982. Participou no campeonato de resistência anual. Por fim, conseguiu sua primeira e única vitória em Le Mans com a equipe Sauber, em 1989.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- GP da Áustria de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores
- Ranking de pilotos com mais pódios na história da Fórmula 1
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.