Antes de mais nada, Jochen Mass é um ex-piloto de automóveis alemão que atuou na Fórmula 1 sendo uma das estrelas da equipe da McLaren. Acima de tudo, sua estreia aconteceu no ano de 1973, no GP da Grã Bretanha, pela Surtees-Ford. Na ocasião, ele não terminou a prova.

A EXPERIÊNCIA NA FÓRMULA 1

A princípio, Jochen Richard Mass nasceu Dorfen, Alemanha. Em resumo, participou de 105 corridas, tendo estreado em 14 de julho de 1973. Assim, ganhou seu primeiro (e único) GP no Grande Prêmio da Espanha de 1975, não fez nenhuma pole-position, conquistou 8 pódios 2 voltas mais rápidas e marcou 71 pontos em sua carreira.

MARCOS EM SUA CARREIRA

O piloto é uma das figuras mais polêmicas da história na Fórmula 1. O alemão esteve envolvido na morte trágica de Gilles Villeneuve. Nos treinos para o Grande Prêmio da Bélgica de 1982, faltando dez minutos para o término do treino classificatório, o canadense Gilles Villeneuve, da Ferrari, não conseguiu desviar e acertou o pneu traseiro do March número 17 do piloto alemão que estava lento naquele momento.

Com o toque, o carro número 27 do piloto canadense deu várias voltas ao ar. Como resultado, Villeneuve fosse lançado contra a cerca de proteção do circuito. O austríaco Niki Lauda disse ao jornal Blick, da Suíça, que Jochen Mass deveria se responsabilizar com parte da culpa pelo acidente que se envolveu com o piloto canadense: “Esse não foi um acidente normal. Mass não pode ser totalmente inocentado”

No Grande Prêmio da França de 1982, na 11ª volta, um grave acidente havia agitado o autódromo, envolvendo novamente o piloto alemão. Doze feridos sem gravidade, dos quais algumas pessoas com queimaduras de segundo grau.

Mass, que se chocou com o italiano Mauro Baldi da Arrows ao completar a longa reta do Mistral e entrar na curva de Signes, parou com seu carro numa série de alambrados, onde se havia instalado parte do público.

Felizmente, os obstáculos encontrados conseguiram frear o impulso do carro, que saiu da pista a uma velocidade de 275 km/h aproximadamente. Entretanto, Jochen ficou muito assustado com mais esse e decidiu largar a F1.

CURIOSIDADES SOBRE JOCHEN MASS

Após a aposentadoria, ingressou  grupo-C de esportes-protótipo onde fez sucesso ao se tornar piloto da bem sucedida equipe de fábrica da Porsche.

Além disso, subiu ao pódio no seu ano de estreia em 1982. Participou no campeonato de resistência anual. Por fim conseguiu sua primeira e única vitória em Le Mans com a equipe Sauber em 1989.

Foto destaque: Reprodução/ Autoentusiastas