Joakim Bonnier é um ex-piloto de automóveis sueco que atuou na Fórmula 1, sendo uma das estrelas da equipe da BRM. Sua estreia aconteceu no ano de 1956, no GP da Itália, pela Maserati.

Dessa forma, confira os principais acontecimentos e detalhes da carreira desta grande estrela automobilística.

Começo da carreira de Joakim Bonnier

A princípio, Joakim Bonnier nasceu em Estocolmo, Suécia. Ele começou a competir na Suécia aos 17 anos, em uma velha motocicleta Harley-Davidson. Voltou para casa na Suécia em 1951, após sua viagem à Paris. Mais tarde participou de vários comícios como o orgulhoso proprietário de um Simca.

Experiência na Fórmula 1

Joakim Bonnier entrou na Fórmula 1 em 1956, pilotando um Maserati. Sua carreira de piloto quase terminou em setembro de 1958 em uma corrida em Imola, perto de Modena. Ele estreou com uma Maserati 1500cc e subiu no campo após uma má largada, passando Luigi Musso.

Estava ganhando do líder Eugenio Castellotti por cerca de dois segundos por volta quando perdeu o controle depois que outro carro entrou diretamente em seu caminho enquanto eles faziam uma curva rápida.

Seu Maserati atingiu uma grande pedra na beira da estrada e catapultou. O outro piloto passou por baixo dele enquanto ele girava e girava no ar. No momento em que ele estava de cabeça para baixo, o capacete de seu competidor contactou o dele. Seu carro foi completamente cancelado.

Apesar disso, sua maior conquista na F1 foi a vitória da BRM no Grande Prêmio da Holanda de 1959, em Zandvoort, quando o carro notoriamente não confiável funcionou bem pela primeira vez. Também venceu o Grande Prêmio da Alemanha de 1960 com um Porsche 718, em uma corrida realizada para a Fórmula 2, na preparação para a mudança de regra de 1961.

Apesar de sua vitória para a BRM, Joakim Bonnier não dirigiu para muitas equipes ao longo de sua carreira. Com apenas uma vez como piloto substituto para a Lotus, Brabham e Honda.

Depois de sua estreia em uma Maserati, ele então dirigiu para sua própria Joakim Bonnier Racing Team e para a Scuderia Centro Sud de Mimmo Dei no final dos anos 50, antes de encontrar uma vaga nas equipes BRM e Porsche.

Joakim Bonnier – História, prêmios e curiosidades
Divulgação/Wikimedia

Passagem pela Sport Car Racer

Ao lado da F1, Joakim Bonnier também participou de muitas corridas de carros esportivos. Ele ganhou o Targa Florio 1960, co-pilotando um Porsche 718 de fábrica com Hans Herrmann.

Em 1962, levou uma Ferrari 250 TRI, inscrita pelo Conde Giovanni Volpi, ao topo das honras nas 12 Horas de Sebring, dividindo o carro com Lucien Bianchi. Em 1963, foi mais uma vez vencedor no Targa Florio, com Carlo Mario Abate em outra obra Porsche 718.

O ano de 1964 foi o melhor de sua carreira. Ele dirigiu uma Ferrari P inscrita pela Maranello Concessionaires com Graham Hill, levando um 330P ao 2º lugar nas 24 Horas de Le Mans e uma vitória em Montlhéry. A corrida de uma hora em Reims também lhe deu o 1º lugar em uma 250LM.

Venceu os 1000 km de Nürburgring em um Chaparral em 1966 (com Phil Hill ), sua última vitória em um grande evento de carros esportivos. Mas ainda conseguiu obter vitórias nos 1000 km menores de Barcelona, em Montjuïc, em 1971 (com Ronnie Peterson), e as 4 Horas de Le Mans, em 1972 (com Hughes de Fierlant).

Bonnier comprou um McLaren M6B para fazer campanha na série Can-Am de 1968. Na primeira saída do GP da Suécia, de Karlskoga, conseguiu a pole, mas uma excursão na primeira volta o levou a terminar em 2º para David Piper em uma Ferrari 330P3 / 4.

Correu sua McLaren em cinco das seis corridas do Can-Am, com seu melhor resultado em um 8º lugar, em Las Vegas. Teve problemas mecânicos na maior parte da temporada. No entanto, terminou em 3º no M6B na corrida de 200 milhas do Monte Fuji.

Joakim Bonnier – História, prêmios e curiosidades

Curiosidades sobre Joakim Bonnier

  • No início dos anos 70, Joakim Bonnier começou a administrar sua equipe, participando de vários eventos do Campeonato Mundial de Carros Esportivos e tomando o assento traseiro da direção;
  • Por fim, Joakim Bonnier assumiu a liderança na luta pela segurança na pista, que começou por volta dessa época.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @joakim.bonnier

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:

Última atualização em: 09/07/2024