Antes de mais nada, Jim Rathmann é um ex-piloto de automóveis americano que atuou nas 500 milhas de Indianápolis, sendo uma das estrelas da equipe da Watson. Acima de tudo, sua estreia aconteceu no ano de 1950. Na ocasião, terminou na 24ª posição.
O começo da carreira
Jim Rathmann nasceu em Alhambra, na Califórnia. Ele e seu irmão mais velho trocaram nomes notavelmente quando eram adolescentes. Aos 16 anos, com o nome de “Dick Rathmann”, ele queria começar a correr.
Para participar das corridas, ele pegou emprestado a identidade de seu irmão mais velho e assumiu o nome “Jim Rathmann”. A mudança permaneceu por toda a vida nos círculos públicos.
Jim Rathmann participou de três corridas NASCAR Strictly Stock / Grand National de 1949 a 1951, competindo em uma corrida em cada um desses anos. Ele estreou em 1949 em Langhorne. Assim, largou em 13º na corrida e caiu para 32º no final da prova. Em 1950, correu no prestigioso Daytona Beach Road Course.
Como resultado, largou em 17º neste evento e finalizou em 12º. Em sua corrida final, em 1951, Jim Rathmann começou com o 9º melhor lugar da carreira em Detroit e concluiu em 52º nesta corrida.
Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
A experiência em Indianápolis
Sua estreia aconteceu em 1950, pela Watson. Naquela corrida, terminou em 24º colocado. Em 1960, teve o seu primeiro êxito. Largou na primeira linha. Correu na frente durante toda corrida. A partir do meio do caminho, Rathmann e seu companheiro piloto Rodger Ward travaram um duelo ponta a ponta pela primeira vez.
O desgaste dos pneus tornou-se um problema à medida que a corrida avançava e Jim Rathmann foi capaz de manter suas rodas frescas por tempo suficiente para ultrapassar Ward até o final. A corrida apresentou as mudanças de liderança mais registradas na história da “Indy 500”.
Em resumo, Jim participou de 10 corridas do Campeonato Mundial. Dessa maneira, venceu uma, fez duas voltas mais rápidas e terminou no pódio 4 vezes. Ele acumulou um total de 29 pontos no campeonato. Este total é o maior número de pontos do Campeonato Mundial ganhos por um piloto nas 500 milhas de Indianápolis.
Curiosidades sobre Jim Rathmann
- Após deixar as pistas, Jim Rathmann foi dono de uma concessionária Chevrolet – Cadillac em Melbourne, na Flórida, onde fez amizade com os astronautas Alan Shepard , Gus Grissom e Gordon Cooper.
- A saber, o ex-piloto convenceu o presidente da GM, Ed Cole, a estabelecer um programa que fornecia a cada astronauta um par de carros novos a cada ano. Nesse sentido, a maioria escolheu um carro de família para suas esposas e um Corvette para eles.
- Alan Bean relembra Corvetas alinhadas no estacionamento do lado de fora dos escritórios dos astronautas no Centro Espacial Johnson em Houston, e corridas amigáveis entre Shepard e Grissom ao longo das estradas de praia da Flórida.
- Por fim, depois de se aposentar do negócio de automóveis, Jim Rathmann morou com sua esposa, Mary Kay, em Indialantic, onde faleceu em 2011, em decorrência de uma convulsão.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- História da Fórmula 1: onde surgiu, termos usados e circuitos
- GP do Canadá de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.